21 de abril de 2012

Archetype: Frogs


Eae galera, beleza?
 Dessa vez vim trazer mais um Archetype para vocês! Como muitos devem ter adivinhado, é sobre os Frogs! Lembrem-se de dar uma olhada na Carta da Semana #21: Substitoad para mais informações sobre este suporte para o Arquétipo.

D.3.S Frog, Treeborn Frog (voando) e Des Frog no chão.






Integrantes:




 Os Frogs são monstros tipo Aqua e tem como atributo a água, na maioria (na maioria não todos!) são monstros de nível 3 ou menor, com efeitos baseados em fazer Special Summons e trazer o Des Frog ao campo (ou alguns até são tratados como ele quando estão no campo). Existem 10 cartas com "Frog" no nome que são consideradas intgrantes do Arquétipo (pois Frog the Jam não faz parte deste arquétipo, mas sim dos Slimes). Para ver todas as cartas Frog, clique aqui para ver todos os suportes para Frogs, clique aqui. Deem uma olhada em algumas cartas e suportes.






Des Frog, o Frog com mais suportes especificos e Poison Draw, que tem um ótimo efeito de compra.

























Froggy Forcefield é um suporte não muito utilizado, mas o Treeborn Frog (que aparece nas duas imagens) é um dos Frogs mais conhecidos e utilizados.



















Ronintoadin, um suporte muito bom para os Frogs e Swap Frog, outro ótimo suporte que ajuda muito no estilo de jogo dos sapos.




















E, por fim, o melhor suporte de todos. Combina muito bem como o estilo de jogo dos Frogs e, por ser bom até demais, foi para a banlist.

Ao ver todos esses monstros, você pode até já estar pensando em alguns combos bem básicos comparados aos que esse arquétipo pode fazer, mas isso você verá daqui a pouco.
 Bom, vou falar sobre alguns integrantes separadamente. O primeiro é o Treeborn Frog, que tem um dos melhores efeitos entre eles. 

Treeborn Frog
Efeito: Se esta carta esta no seu cemitério durante a sua Standby Phase e você não contro-lá nenhuma carta mágica ou armadilha você pode fazer special summon dela. Esse efeito não pode ser ativado se você controla um "Treeborn Frog" com face para cima.

Esse é um dos mais famosos por ir em muitos decks, principalmente pois, por ser auto-reciclável na Standby-Phase, ele pode ser usado junto de magias rápidas ativadas da mão, como Enemy Controller.
 Outro monstro que merece destaque é o Swap Frog.



Swap Frog
Efeito: Você pode descartar 1 monstro Água da sua mão para fazer special summon desta carta da sua mão. Quando esta carta é invocada, você pode selecionar um monstro tipo Aqua Água nível 2 ou menor do seu deck ou campo e envia-lo ao cemitério. Uma vez por turno você pode retornar um monstro que você controla para a mão para invocar normalmente um monstro "Frog" exceto "Swap Frog" ou "Frog the Jam" em adição a sua invocação normal ou set deste turno.




O seu primeiro efeito vem muito a calhar nessa era de Special Summons e Synchros e Xyz, mas o que realmente chama a atenção é o seu segundo efeito, de poder enviar um monstro tipo Aqua Água do seu deck ou campo para a mão. O primeiro exemplo que eu posso dar de como esse efeito pode ser útil é junto do Treeborn Frog, enviando-o do deck para o grave para poder traze-lo de volta no próximo turno. Seu efeito também pode ser útil para enviar o Ronintoadin do deck para o grave, já que Substitoad não pode. O seu terceiro efeito não é muito utilizado, mas pode vira a calhar em algumas situações extremas, mas o único uso bom para ele é voltar o próprio Swap para a mão e ativar o seu efeito novamente.
 Acho que não preciso falar de mais nenhum monstro, então vamos aos combos.


Combos:


1) Frog FTK/OTK (formato tradicional)
Você vai precisar de:
1- Um Substitoad face-up no campo
2- Um Ronintoadin no grave
3- Um monstro outro monstro qualquer no campo e/ou um Frog no Grave para trazer Ronintoadin ao campo
4- Mass Driver no campo


Primeiro ativa o efeito do Substitoad até que acabem os Frogs do seu deck, depois ative o efeito do Ronintoadin e fique tributando ele pelo efeito de Mass Driver até que acabe os pontos de vida do oponente!
Deu, um simples e eficiente OTK!
Detalhe: se eu não me engano, se você tributar o Poison Draw Frog pelo efeito do Substitoad você não poderá ativar seu efeito pois vai perder o tempo de ativação, se eu estiver errado alguém me corrija, mas acho que é isso.  


2) Des Frog OTK
Esse é um OTK que não bombou tanto quanto o usando o Substitoad e o Mass Driver, mas não é tão ruim a ponto de não ser jpgável, pois afinal, OTK é OTK.
Você vai precisar de:
1- 2 "T.A.D.P.O.L.E.s" no seu cemitério
2- Um monstro qualquer em campo (exceto um Des Frog)
3- Um Des Frog na mão e dois no deck (depende da sua mão e do seu grave, mas o objetivo é ter 3 Des Frogs no campo e/ou na mão).
4- Des Croaking na mão ou setada


Comece invocando o Des Frog tributando o monstro que você tinha no campo, depois use seu efeito para trazer outros 2 Des Frogs do deck, já que você tem 2 "T.A.D.P.O.L.E.s" no grave, e ative Des Croaking para destruir todas as cartas no campo do oponente. Agora você tem 2 opções, primeiro ativa Solidarity e ataque com os três, total de 8100 de dano, ou invoque o D.3.S Frog depois de atacar com os 3 Des Frogs usando Super Polymerization. Outro simples OTK!


3) Zombie Frog Mill
Um bem criativo, usando o poder de mudar o tipo de um monstro usando "Zombie World" de maneira que todos os monstros no campo e no Grave sejam Zombies para abusar do efeito do Ronintoadin depois de enviar todos os Frogs do seu deck para o grave.


Esses foram os três primeiros de uma gigante lista de combos na Wiki, mas também temos versões com os Destiny Heros, Exodia, Frognarch (Frogs e Monarchs) entre muitos outros, incluindo muitos OTks.




Jogabilidade:
O estilo de jogo dos Frogs se baseia em fazer vários Special Summons para trazer ao jogo o D.3.S Frog, que na verdade nem é muito utilizado. As variações deles são as que tem mais coisas para se comentar, e a maioria envolve Tribute Summon, na maioria das builds. Primeiro temos o Frog Monarch, que usa basicamente o Treeborn Frog e o Swap, já que em geral os Monarchs não usam armadilhas, logo trazem o Treeborn rapidinho ao campo, só para servir de food para um Caius ou um Raiza. O uso do Light and Darkness Dragon também é comum, pois depois de negar um ou dois efeitos é só voltar ele para a mão com o Swap Frog (depois de forçar que ele negasse o efeito do Treeborn até o mínimo possível de seu ataque) e invocá-lo novamente. O uso da carta Enemy controller principalmente em build monarkicas é muito comum, você tributa Treeborn na standby e pega um monstro do oponente além de trazer o Treeborn novamente.
 O OTK não é muito visto mais, provavelmente pois a maioria das cartas que o compunha foi embora. Mas, tem uma carta nos decks Frogs que sempre foi importante desde que apareceu, e que foi banida recentemente: o Fishbor Blaster.
Fishborg Blaster
Efeito: Se você controla um monstro com face para cima nível 3 ou menor Água você pode descartar uma carta da sua mão; invoque esta carta especialmente do seu cemitério. Se esta carta for usada como material de uma invocação Synchro, todos os outros materias devem ser água.

Seu efeito era ótimo combinado com o Treeborn, principalmente na época em que era possível usar 3 Formula Synchros. O custo não é tão alto, principalmente num deck Frog em que quanto mais frogs no Grave melhor. 
 Atualmente o Frog OTK pode ser feito usando Magical Merchant e Cannon Soldier, mas não é a mesma coisa de antes.

Decks:




Deck: Frog OTK/FTK
Jogador: Galileo de Obaldia (campeão mundial em 2010, primeiro Panamaense a ganhar o Mundial)

Monsters: 26
3 Substitoad
2 Des Frog
1 Beelze Frog
3 Dupe Frog
2 Treeborn Frog
3 Swap Frog
3 Poison Draw Frog
2 Ronintoadin
1 Fishborg Blaster
3 Unifrog
3 Flip Flop Frog


Spells: 15


1 Heavy Storm
3 Salvage
1 Giant Trunade
3 Hand Destruction
3 Moray of Greed
2 Mass Driver
1 Card Destruction
1 One for One


Extra Deck: 15


2 Armory Arm
1 Ally of Justice Catastor
1 Goyo Guardian
1 Brionac, Dragon of the Ice Barrier
1 Black Rose Dragon
1 Stardust Dragon
1 Colossal Fighter
1 Mist Wurm
1 Junk Archer
1 Turbo Warrior
1 Nitro Warrior
1 Junk Destroyer
2 Dewloren,Tiger King of The Ice Barrier


Side Deck: 15


2 Light and Darkness Dragon
2 Cyber Dragon
2 Quickdraw Synchron
2 Hanewata
2 Royal Decree
1 Mystical Space Typhoon
1 Cold Wave
1 Fishborg Blaster
1 Brain Control
1 Treacherous Trap Hole



O deck dele é muito interessante, principalmente se você ver o Side Deck. O uso de Hanewata e do Quickdraw Synchron surpreende, mas naquela época os Frogs eram META total, e o Hanewata era para que ele se protegesse contra um OTK. O Quickdraw, de acordo com o que eu li numa entrevista feita com ele, foi uma escolha depois de muitos testes, e o deck dele é muit mais um Frog Synchro se você olhar para o Side, principalmente pois ele ganhou por causa do seu side contra um Blackwing, que era muito mais forte naquela época do que é agora. Vocês podem ver o uso de muitas cartas banidas ai, então pensem que foi graças aos jogadores do passado que pegavam TOP e ganhavam torneios com cartas apelonas que hoje nós não podemos usar Heavy Storm e Giant Trunade no mesmo deck.


Campeonato de times dia 25 de Fevereiro (já com a nova lista) no Media Club NISHKI
Primeiro lugar:


Deck: Frog Inzektor
Jogador: you


Monstros: 22
2x Ronintoadin
3x Swap Frog
3x Dupe Frog
3x Inzektor Centipede
3x Inzektor Dragonfly
3x Inzektor Hornet
1x Obelisk the Tormentor
2x Krebons
1x Plaguespreader Zombie
1x T.G. Striker


Magias: 12
1x Heavy Storm
1x Foolish Burial
2x Creature Swap
1x Monster Reborn
3x Insect Imitation
2x Emergency Teleport
1x Book of Moon
1x United We Stand


Armadilhas: 6
2x Torrential Tribute
2x Fiendish Chain
2x Solemn Warning


Side: 15
2x D.D Crow
2x Maxx "C"
1x Metaion, the Timelord
2x Effect Veiler
1x Mind Control
1x Dark Hole
2x Enemy Controller
2x Trap Stun
2x Safe Zone


Extra: 15
1x Armory Arm
1x AOJ Catastor
1x Magical Android
1x Brionac, Dragon of the Ice Barrier
1x Scrap Dragon
2x Gachi Gachi Gantetsu
2x Daigusto Phoenix
1x Number 96: Black Mist
1x Leviair the Sea Dragon
1x Wind-Up Zenmaines
1x Number 17: Leaviathan Dragon
1x Number 20: Giga-brilliant
1x Number 30: Acid Golem of Destruction


Foi uma ótima idéia combinar o poder dos Inzektors com os Frogs, e o que me agradou foi ver muitas cartas afetadas pela banlis, e também aquele Obelisk ali no meio deu um ar mais Fuck Yeah ao deck. É claro que tinham outros dois decks, um Hero Beat e outro Karakuri, mas resolvi não traze-los.


Frog Monarch


Monstros: 20
3x Treeborn Frog
3x Swap Frog
3x Caius, the Shadow Monarch
2x Raiza, the Storm Monarch
1x Light and Darkness Dragon
1x Jinzo
2x Effect Veiler
2x Maxx "C"
2x Cardcar D
1x Thunder King Rai-Oh


Spells: 20
3x Enemy Controller
1x Mind Control
1x Heavy Storm
3x MST
1x Moster Reborn
1x Book of Moon
3x PoD
2x Night Shot
1x One for One
1x Foolish Burial
1x Creature Swap
1x Scapegoat
1x Shrink


Uma build que eu não testei e acabei de tirar da minha cabeça, não acho que esteja muito boa, mas vale a pena testar.




É isso pessoal, flw!

Comentários
5 Comentários

5 Comentários:

Anônimo disse:
21 de abril de 2012 às 07:17

O Froggy Forcefield realmente não é muito utilizado, mas funciona quase como um Mirror Force exclusivo dos Frog

Cyberblu disse:
21 de abril de 2012 às 18:09

Porém, entre um Mirror Force e um Froggy Forcefield em decks Frogs, é preferível usar 1 Mirror Force + 2 Bottomless, pois são genéricos.

Cannon disse:
21 de abril de 2012 às 23:01

parabens por mais um post que ficara arquivado em minha mente rsrs

Fairchild disse:
26 de abril de 2012 às 14:59

Poxa, parabéns, Perseu, ficou realmente boa a sua análise! As decklists foram bem escolhidas também.
Mesmo com os Frogs não tão em alta como quanto na era Substitoad, ainda uso com frequência, acho ótimo os combos com esses pequenos!

Um extrazinho que acho interessante.
01. Combo ótimo que funcionava há alguns (muitos) formatos atrás - hoje, apenas no Tag Force 5: Usar o Substitoad e o Ronintoadin (depois do Grave preparado, com Dupe Frogs, Swap, Treeborns, etc. e um Fishborg) pra ficar invocando um Des Frog, um Beelze e o Fishborg do Grave pra fazer Trishulas! No Tag Force 5 dá pra invocar 3 Trishulas em um turno e terminar num OTK bonito, pra quem não curte muito o do Mass. ^^

02. Os Frogs se dão muito bem com a Sea Lancer. Combos ótimos são formados facilmente, dá pra se divertir MUITO - e eh um deck extremamente barato de se fazer.

03. Frogs não morreram, e parece que não vão tão cedo... Olha só:
http://shriek.twoday.net/stories/77168517/
3x Obelisk FTW, e The wicked eraser eh simplesmente pró demais... Hahah.

Cyberblu disse:
26 de abril de 2012 às 15:07

Pois é Willian, a facilidade em que são Summon ajuda na hora de invocar o Obelisk. Muito bom o deck.