26 de maio de 2012

Archetypes: Thunder Family


                Ae galera! Bem, meu segundo post aqui e trago a vocês mais um post sobre Archetypes, dessa vez vou falar sobre a Thunder Family, um archetype que é ramificação dos Thunders (Não confundir com o tipo) e que veio direto do mangá.


                Bem, a Thunder Family não tem como os outros archetypes uma página na wikia, ficando junto com os Thunders mas é chamada por esse nome pelos fãs. Esse pequeno Archetype tem somente 3 membros no OCG, os quais suportam qualquer monstro tipo Thunder, contanto que eles seja LIGHT e level 4 ou menor.
Thunder Spark                Esse archetype apareceu pela primeira vez no mangá do Yugioh ZEXAL, em um Speed Duel, um tipo de Turbo Duel com regras diferentes. O sortudo que usava esse archetype era o Thunder Spark, o qual duela com o Yuma e acaba perdendo.
                Bem, voltando ao archetype, originalmente eles eram monstros normais e tinham 5 membros, porém, com a vinda deles ao OCG, perderam 2 de seus membros: o ONiThunder e o OToNariThunder,  que não era necessariamente um membro, porém ganharam efeitos os 3 que sobraram e deram um ótimo suporte aos Thunders.
                Os Thunders tem seus nomes derivados dos membros de uma família em Japônes, exceto o OToNariThunder, que quer dizer vizinho.

OKaThunder - Okaa-san - Mãe
OToThunder - Otou-san - Pai
ONeThunder - Onee-san - Irmã mais velha
ONiThunder - Onii-san - Irmão mais velho
OToNariThunder - Otonari-san - Vizinho


OKaThunder, ONeThunder e OToThunder
OKaThunder-VE07-JP-OP.jpg


OKaThunder

Level 4 - LIGHT - Thunder
1400 ATK / 700 DEF
Once per turn: You can Normal Summon 1 Level 4 LIGHT Thunder-Type monster from your hand in face-up Attack Position, except for "OKaThunder".




OToThunder-VE07-JP-OP.jpg



OToThunder

Level 4 - LIGHT - Thunder
1300 ATK / 600 DEF
Once per turn: You can Normal Summon 1 Level 4 LIGHT Thunder-Type monster from your hand in face-up Attack Position, except for "OToThunder".




                Começando a análise dos membros, os pais da família tem o efeito bem similiar, somente mudando que eles não podem chamar a si mesmos. Mesmo parecendo fracos, seu ataque baixo os proporciona o suporte de certas cartas, como o Thunder Seahorse e Recycling Batteries, e seu efeito mesmo sendo bem simples, é muito útil, pois além de chamar outro Thunder possibilitando Xyz, também ativa o efeito de certos monstros, como o Batteryman AAA e a ONeThunder, que vamos falar agora.

ONeThunder-VE07-JP-OP.jpg 
ONeThunder
Level 4 - LIGHT - Thunder
900 ATK / 400 DEF
When this card is Normal Summoned: You can target 1 Level 4 LIGHT Thunder-Type monster with 1600 or less ATK in your Graveyard, except for "ONeThunder"; banish that target. Add it to your hand during the End Phase of this turn.



                A filha mais velha do casal tem um efeito muito bom, mesmo pecando em ATK e DEF. Esse efeito simples, além de combinar muito bem com seus pais, proporciona um ótimo recycle, podendo até repreparar o swarm deles, pegando de volta um Batteryman AAA ou um dos pais.
                Bem, esses 3 são os que fazem parte da Thunder Family, mas eles não vieram só, junto com eles 3, vieram mais algumas cartas do próprio Thunder Spark, que são bem úteis.

Spirit Converter, Number 91: Thunder Spark Dragon e Thunder Seahorse
ThunderSeahorse-VJMP-JP-UR.jpg



Thunder Seahorse

Level 4 - LIGHT - Thunder
1600 ATK / 1200 DEF
You can discard this card; add 2 Level 4 LIGHT Thunder-Type monsters with 1600 or less ATK with the same name from your Deck to your hand. The effect of "Thunder Seahorse" can only be activated once per turn, and during the turn you activate this effect, you cannot Special Summon.


                Eu fiquei impressionado com essa carta, seu efeito é simplesmente perfeito para Decks Thunder, colaborando muito adicionando search viável com um custo pequeno de não poder fazer Special Summon no mesmo turno. O Seahorse tem um ATK razoável, e pode buscar ele mesmo do deck, mas somente se pode ativar 1 por turno, e se torna uma ferramenta muito útil em decks Thunder, e na Thunder Family, ele busca facilmente 1 dos membros, além de poder ser adicionado de volta a mão pelo efeito da ONeThunder, para ativar seu efeito novamente próximo turno.


Number91ThunderSparkDragon-VE07-JP-OP.jpg 
Number 91: Thunder Spark Dragon
Rank 4 - LIGHT - Thunder
2400 ATK / 2000 DEF
3 Level 4 monsters
Once per turn, you can activate either of these effects:
●Detach 3 Xyz Materials from this card; destroy all other face-up monsters.
●Detach 5 Xyz Materials from this card; destroy all cards your opponent controls. 



                O Number que possuiu o Thunder Spark no mangá, o Nº 91 veio junto com os Thunders para o OCG. Bem, seu efeito é bem interessante, sendo chamado com facilidade pela família e podendo dar uma de Dark Hole, compensando seu ataque que é menor que alguns outros monstros Rank 4 que precisam de 3 materials. Seu segundo efeito é bem interessante, pois ele somente pode ser chamado com 3 materiais, necessitando de 5 pra ativar o outro, o qual nos leva a próxima carta, um suporte praticamente feito pra ele.


SpiritConversionDevice-VE07-JP-OP.jpg
Spirit Converter

Continuous Spell Card
Once per turn: You can target 1 Xyz Monster you control; attach 1 Level 4 LIGHT monster you control to that monster as an Xyz Material. When this card is sent from the field to the Graveyard: Target 2 Level 4 LIGHT Thunder-Type monsters with the same name in your Graveyard; add those targets to your hand.





                     Uma carta bem interessante, servindo tanto para restaurar quanto para aumentar o número de materiais de monstros LIGHT Xyz, mostrando como podemos facilmente ter os 5 materiais do Nº 91, precisando apenas de 2 turnos. Mas, como é contínua, se torna alvo fácil de Mystical Space Typhoons e Heavy Storm, e com isso, seu segundo efeito vem, caso o oponente queira destruí-la. Esse efeito permite o jogador a adicionar 2 monstros Thunder LIGHT Level 4 com o mesmo nome do Cemitério para a mão, caso ela seja enviada do campo para o Cemitério, o que é muito comum, e servindo até como um blefe, a colocando face-down e caso o oponente a destrua, você recicla 2 monstros.

Batteryman AAA, Evilswarm Thunderbird e Recycling Batteries

                Além dessas cartas, temos várias cartas interessantes para se usar com eles, como o Evilswarm Thunderbird, Batteryman AAA e a Recycling Batteries. O Evilswarm Thunderbird é bem enjoado, sempre fugindo caso o oponente tente fazer qualquer coisa com ele por meio de efeitos de monstro, spells ou traps, além disso, ele volta no turno seguinte com um bonus de 300 ATK, ficando com 1950 e podendo destruir muita coisa. O Batteryman AAA combina perfeitamente com a Thunder Family, pois seu efeito ativa quando é Normal Summoned, e traz outra cópia do mesmo da mão ou Cemitério. Ele é praticamente um Xyz instantâneo, não sendo muito dificil enviá-lo para o Cemitério ou conseguir 2 cópias em sua mão com a ajuda do Thunder Seahorse. A última carta citada é a Recycling Batteries, uma carta bem útil, que adiciona 2 monstros Thunder com 1500 ou menos ATK do Cemitério para sua mão, reciclando todos os membros da família, além de outros monstros Thunder, como boa parte dos Batteryman e praticamente todos Watts.
              Além dessas cartas, temos o nosso velho amigo Honest para dar um boost de ATK nos monstros, já que a família Thunder n tem um ATK muito alto. Além dele, outra carta interessante é o Vylon Prism, que além de dar poder de Synchro Summons ao deck, ele auxilia nos Xyz e ainda dá boost de ATK para os monstros.
              Assim, após vermos o Archetype em si e as cartas que são interessantes para se usar em conjunto, vamos a algumas decklists.

We are Family!

3x Batteryman AAA
3x Effect Veiler
2x Evilswarm Thunderbird
1x Honest
3x OKaThunder
3x ONeThunder
3x OToThunder
3x Thunder Seahorse

1x Book of Moon
1x Dark Hole
1x Heavy Storm
1x Mind Control
1x Monster Reborn
2x Mystical Space Typhoon
1x Pot of Avarice
3x Pot of Duality
3x Recycling Batteries

1x Mirror Force
2x Threatening Roar
2x Torrential Tribute

Extra Deck:

1x Ally of Justice - Catastor
1x T.G. Hyper Librarian
1x Mist Wurm
1x Constellar Omega
1x Daigusto Emeral
1x Evilswarm Ourorobos
1x Gem-Knight Pearl
1x Lavalval Chain
1x Maestroke, the Symphony Djinn
1x Number 16: Shock Master
1x Number 30: Utopia
1x Number 50: Black Corn
1x Photon Papilloperative
1x Constellar Messier 7
1x Gaia Dragon, the Thunder Charger

                Bem, o deck é o básico dos Thunders, contando com um swarm rápido possibilitando a Special Summon de vários Xyz em um turno só. Para ter uma mão boa, não fica muito difícil, já que temos 3 cópias do Thunder Seahorse e do Pot of Duality, que formam um belo search juntos, conseguindo já peças necessárias para encher o campo. O deck não precisa de muitas traps, mas caso o oponente tente partir para ofensiva, entra em ação a Threatening Roar, uma carta pouco usada, mas muito útil nesse deck, já que os monstros do archetype não tem um ATK muito alto.

Overcharged Batteries

3x Batteryman AAA
2x Batteryman D
1x Batteryman Fuel Cell
1x Batteryman Industrial Strength
3x Batteryman Micro-Cell
1x Evilswarm Thunderbird
3x OKaThunder
1x ONeThunder
3x OToThunder
1x Thunder King Rai-Oh
3x Thunder Seahorse

1x Book of Moon
1x Dark Hole
1x Heavy Storm
1x Monster Reborn
2x Mystical Space Typhoon
1x Pot of Avarice
2x Pot of Duality
3x Recycling Batteries

1x Mirror Force
1x Solemn Judgment
1x Starlight Road
2x Threatening Roar
1x Torrential Tribute

Extra Deck:

1x Constellar Omega
1x Daigusto Emeral
1x Evilswarm Ourorobos
1x Gem-Knight Pearl
1x Lavalval Chain
1x Maestroke, the Syphony Djinn
1x Number 16: Shock Master
1x Number 39: Utopia
1x Number 50: Black Corn
1x Number 91: Thunder Spark Dragon
1x Photon Papilloperative
1x Steelswarm Roach
1x Vylon Disigma
1x Constellar Messier 7

                Esse deck mistura um dos mais conhecidos Archetypes Thunder com os novos Thunders, os Batterymans. O deck roda bem, conseguindo bloquear alguns ataques com a DEF alta do Batteryman D, com draw e search power do Batteryman Micro-Cell, Thunder Seahorse e Duality, além de poder negar certas jogadas do oponente com o Thunder King Rai-Oh. O Fuel Cell é facilmente chamado pelos Batterymans AAA, que já conseguem 2 facilmente, e como não é dificil ter 2 Batterymans no Cemitério, o Industrial Strength chega com alto poder de destruição, podendo por simplesmente banir 1 Thunder-type destruir 1 Spell ou Trap e 1 Monstro que seu oponente controle, além de ter um ATK de 2600, podendo derrotar muita coisa.
                Obrigado por terem lido e deixem seus comentários, críticas e sugestões abaixo, e até mais tarde ^^



Comentários
3 Comentários

3 Comentários:

Cyberblu disse:
26 de maio de 2012 às 10:53

Excelente análise!

"Esse archetype apareceu pela primeira vez no mangá do Yugioh ZEXAL, em um Speed Duel, um tipo de Turbo Duel com regras diferentes".

Ainda bem, por que ninguém mais aguentava os "Turbo Duel, Accelerate!"

Anthony disse:
26 de maio de 2012 às 15:36

O legal seria colocar a deck lista e um video do deck rodando.

Cannon disse:
26 de maio de 2012 às 21:02

deu uma vontade de aprender japonês agora