19 de julho de 2012

Archetype Duston & Nimble – Primeiras Impressões

archetype4

Com a revelação de todas as cartas do novo booster Abyss Rising, podemos começar a discutir também as cartas inéditas que serão lançadas dia 21 no OCG, e que merecem destaque.

Hoje, falarei dos dois novos archetypes do booster: Nimble e Duston.

NIMBLE: Os Nimbles já existiam a algum tempo mas só vão virar archetype a partir de agora com o lançamento do ABYR e seu primeiro suporte: Nimble Angler.

1000px-NimbleAngler-ABYR-JP-C

Nimble Angler
Level 2 / WATER
ATK: 600 / DEF: 100
Fish / Effect
Se esta carta é enviada da sua mão ou deck ao cemitério: Special Summon até 2 monstros “Nimble” de Level 3 ou menor do seu deck, exceto “Nimble Angler”.

Uma vez que você puxa esta carta em um booster, se você não possui guardado no baú os monstros antigos, ficará incapacitado de usá-lo. Além disso, esse é o único suporte aos Nimbles que aparece no booster.

É um monstro bem útil que possibilita invocações Synchro ou Xyz se usado corretamente (um tanto apelão no deck correto) e além disso você pode utilizar os monstros invocados pelo seu efeito para uma Tribute Summon de um monstro de Level 7 ou maior, o que facilita muito a vida.

Vamos agora conhecer todos os Nimbles:

300px-NimbleManta-GAOV-EN-C-1E

Nimble Manta
Level 2 / WATER
ATK: 800 / DEF: 100
Fish / Effect
Quando esta carta é enviada do campo ao cemitério por efeito de carta: Você pode Special Summon qualquer número de “Nimble Manta” do seu deck.

Eu já duelei contra um cara que jogava com esse monstro e por incrível que pareça sempre acabava invocando outros dois do deck por destruir o próprio no campo para um bem maior. Essa carta comba de maneira legal com Cannon Soldier, visto que se funcionar você inflige 1500 pontos de dano ao oponente em um mesmo turno.

300px-NimbleSunfishTSHD-EN-SR-1E

Nimble Sunfish
Level 2 / WATER
ATK: 1000 / DEF: 100
Fish / Effect
Quando esta carta é destruída por batalha e enviada ao cemitério, envie 1 monstro Fish do seu deck ao cemitério. Então, você pode Special Summon 1 “Nimble Sunfish” do seu deck.

Este monstro é o melhor na minha opinião, quando ele é destruído por batalha, você pode criar um combo para enviar o Nimble Angler do deck ao cemitério para invocar mais dois monstros Nimble do deck e por fim outro Sunfish. Então se tudo ocorrer conforme planejado, você terá três monstros de Level 2 no campo e poderá chamar um Number 96: Dark Mist.

300px-NimbleMomonga-DT05-EN-DNPR-DT

Nimble Momonga
Level 2 / EARTH
ATK: 1000 / DEF: 100
Beast / Effect
Quando esta carta é destruída por batalha e enviada ao cemitério, ganhe 1000LPs. Então, você pode Special Summon qualquer quantidade de “Nimble Momongas” do seu deck virados para baixo em Posição de Defesa.

Esse pode não ser o melhor, mas já teve seus dias de glória principalmente por ser conhecido em defender o campo do oponente e ainda aumentar a sua vida em uma quantidade absurda. O lado ruim dele é que os outros Momongas são invocados virados para baixo, então você não pode utilizá-lo em seu turno para invocar um Xyz de Rank 2.

300px-NimbleMusasabiLODT-EN-R-1E

Nimble Musasabi
Level 2 / EARTH
ATK: 800 / DEF: 100
Beast / Effect
Quando esta carta é destruída por batalha e enviada ao cemitério, inflija 500 pontos de dano ao oponente. Então, você pode Special Summon qualquer quantidade de “Nimble Musasabi” do seu deck no campo do oponente em Posição de Ataque. Esta carta não pode ser tributada para uma Tribute Summon.

Por um lado, esta carta por salvar a sua vida, principalmente quando você precisa trancar o campo do oponente de mais invocações ou infligir os últimos 500 pontos de dano nele, porém, pode se tornar um perigo já que os outros são invocados em posição de ataque e eles podem atacar diretamente e além disso podem ser utilizados como material Synchro ou Xyz no campo do oponente. Infelizmente não são os mais recomendados.

300px-Super-NimbleMegaHamsterABPF-EN-SR-1E

Super-Nimble Mega Hamster
Level 4 / EARTH
ATK: 1100 / DEF: 1800
Beast / Effect
FLIP: Você pode Special Summon 1 monstro Beast de Level 3 ou menor do deck virado para baixo em Posição de Defesa.

A maioria conhece esse monstro por buscar um Ryko, Lightsworn Hunter do deck e assim poder destruir uma carta no campo do oponente quando ele for virado para cima. O Mega Hamster não pode ser buscado pela Nimble Angler por seu nível alto, mas pode trabalhar em favor do Ryko para ter chance de enviar o Angler do deck ao cemitério no efeito Mill do mesmo.

300px-FishborgPlanter-ABYR-JP-C

Fishborg Planter
Level 2 / WATER
ATK: 200 / DEF: 200
Fish / Effect
Uma vez enquanto esta carta estiver em seu cemitério, você pode enviar a carta do topo do seu deck ao cemitério, e se a carta enviada for um monstro WATER: Special Summon esta carta. Você somente pode ativar o efeito de “Fishborg Planter” uma vez por turno.

Outro suporte do ABYR que acredito que esteja relacionado com os Nimble por ser um Level 2, se você ter sorte pode enviar o Angler do topo do deck ao cemitério para Special Summon ele e mais dois Nimble, ou então simplesmente por ter um tributo para monstros de level alto (Bom suporte para Frog Monarch também).

Outras cartas para se aproveitarem do efeito do Nimble Angler são Foolish Burial, Fishborg Blaster (formato tradicionar somente) e várias outras cartas que exijam que você descarte cartas da mão ou deck como Genex Undine.

300px-GachiGachiGantetsu-BP01-EN-R-1E300px-ShiningElf-GAOV-EN-SR-1E300px-Number96DarkMist-ORCS-EN-UR-1E

Além disso, os Nimbles são experts em chamar monstros Xyz de RANK 2 como Gachi Gachi Gantetsu e Number 96: Dark Mist, não esquecendo do Shining Elf que pode ser bastante útil em certos casos.

O novo campo mágico Forgotten Capital Lemuria também pode ser bem-vindo nos decks Nimble, se você controla dois monstros Water de Level 2 no campo, você pode ativar o efeito do campo para ter dois monstros Water de Level 4 e então chamar um Xyz mais forte.

Uma curiosidade é que todos os Nimble (exceto o Super-Nimble Mega Hamster) tem 100 pontos de defesa. O primeiro Nimble foi lançado no booster Dark Beginning 1 (Momonga) e o primeiro Fish do archetype veio no The Shining Darkness (Sunfish).

Enfim, os Nimbles são bem interessantes agora com o mega suporte do Abyss Rising, mal posso esperar para duelar com eles no Dueling Network ;).

 

DUSTON: Se o nome do archetype ser derivado de “Dust” (poeira) como estou desconfiando que é, o archetype de apenas um membro esta perfeito (mas precisam lançar mais membros please).

Houseduston-ABYR-JP-C

Houseduston (Poeira de Casa)
Level 1 / LIGHT
ATK: 0 / DEF: 1000
Fiend / Effect
Quando esta carta é destruída pelo oponente e enviada ao cemitério (batalha/efeito): Special Summon qualquer número de “Duston” do seu deck ao campo, mas você deve Special Summon a mesma quantidade em cada lado do campo.

Quando lançarem o Apartmentduston, eu vou ficar feliz por algum motivo, enquanto isso não chega, esse Houseduston sozinho não cairá muito bem nos decks, já que seu efeito apenas pode dar alvo a si próprio no deck e se você tiver um na mão ou cemitério não pode ativar.

Se o archetype ter futuro, imagino você enchendo o campo de ambos os jogadores com eles e então utilizar os no seu campo para chamar algum deus egípcio ou Beast King Barbaros para destruir tudo no campo do oponente.

O que também me agrada é que eles podem cair muito bem em decks Lightray (caso todos sejam Light) por serem enviados ao cemitério muito rapidamente.

Sonic-Colors-New-Trailer-Old-School


O GabrielX disse que os Duston se parecem muito com as criaturas presentes em Sonic Colors chamadas de Wisps. São aliens “dorgados” que estão sob controle do chefão do jogo. Parece bem divertido por sinal e realmente esses Wisps lembram os Duston.

 

Então é isso galerinha, espero que tenham gostado e não esqueçam de comentar dizendo o que acharam dos novos archetypes.

Comentários
6 Comentários

6 Comentários:

Anônimo disse:
19 de julho de 2012 às 22:31

Tem um erro no post, o Angler ativa o eff quando enviado da mão ao cemitério, mas não do deck. Então não funciona com Sunfish.

Cyberblu disse:
19 de julho de 2012 às 22:45

Ativa sim: http://yugioh.wikia.com/wiki/Card_Tips:Nimble_Angler

If this card is sent from your hand or Deck to the Graveyard: Special Summon up to 2 Level 3 or lower "Nimble" monsters from your Deck, except "Nimble Angler".

Labyrinth Wall disse:
19 de julho de 2012 às 22:45

Nimble Momonga, seu maldito!!!

Anônimo disse:
19 de julho de 2012 às 22:55

Oh, desculpe. Troquei o efeito. @.@

Cassiano-150 disse:
19 de julho de 2012 às 23:28

Bom post cyberblu, realmente acho legal os nimbles e esse houseduston passou despercebido por min quando vi o booster, se sair outro monstro duston sera realmente interessante

Cyberblu disse:
20 de julho de 2012 às 11:06

Vlw cassiano. Com certeza passaram despercebidos por muitos, no meio de 80 cartas são apenas 2.