4 de agosto de 2012

Archetypes: Heraldic



Ae galera! Continuando a série de posts relacionados ao lançamento do Abyss Rising, trago a vocês os Heraldic, monstros vindos do anime direto para o OCG (e futuramente TCG), os quais já mostram certo potencial, mesmo com poucos membros.


Tron
Os Heraldics são um Archetype utilizado pelo Tron, no Yu-Gi-Oh! ZEXAL, sendo composto dos Heraldic Beasts, alguns Numbers e tendo suporte das cartas Medallion. Chegando ao OCG no Abyss Rising, como já dito antes, trouxeram apenas 4 membros, 2 Monstros de efeito, 1 Spell e 1 Xyz, e atualmente ganharam mais um Xyz como carta promocional.

O estilo de jogo deles é bem interessante, os quais focam por enquanto na Spell Card: High Medallion Arts, a qual permite escolher 2 monstros Heraldic Beast no seu Cemitério e utilizá-los como Xyz Material para uma Xyz Summon (Nota: É realizado como uma Xyz Summon normal, ou seja, vai necessitar 2 Heraldics Level 4 pra chamar um Utopia), podendo gerar vários combos interessantes por enviar rapidamente os membros do Archetype ao Cemitério e se aproveitar da mesma.

HeraldicBeastBernardsFalcon-ABYR-JP-C.jpg

Heraldic Beast Bernard's Falcon

Level 4 - WIND - Winged Beast/Effect
1000 ATK / 1600 DEF

"When this card is Summoned: All face-up Level 5 or higher monsters you control become Level 4."

Começando a falar sobre os membros deste Archetype, citamos logo o Bernard's Falcon. O Bernard's Falcon é baseado na Águia heráldica, a qual representa a força, coragem e imortalidade. Voltando para a carta, seu efeito é bem interessante. Contando com uma base baixa de ATK e DEF, o Bernard's Falcon permite mudar o nível de todos os monstros nível 5 ou maior para 4 quando é invocado (Nota: Não importa se é Normal, Flip ou Special Summon, somente especifica que precisa ser invocado), facilitando as Xyz Summons. Bem, a primeira vista pode até ser um efeito descartável, mas se pararmos pra pensar, temos diversos monstros Level 5 que podem se aproveitar desse efeito facilmente. O primeiro deles é o Cyber Dragon, que já é muito conhecido principalmente por sua Special Summon fácil e por ser uma boa carta contra Machines (Por chamar o Chimeratech Fortress). Além dele, temos o The Tricky, que não depende do seu oponente ter um monstro, o Vice Dragon, que lembra o Cyber Dragon, porém tem menos ATK, e o Solar Windjammer, um monstro que também saiu no Abyss Rising com um efeito que também não depende do oponente, lembrando um pouco o Photon Thrasher.

HeraldicBeastAberconway-ABYR-JP-C.jpg

Heraldic Beast Aberconway

Level 4 - WIND - Dragon/Effect
1800 ATK / 900 DEF

"If this card is in your Graveyard: You can banish 1 "Heraldic Beast Aberconway" from your Graveyard, except this card, to target 1 "Heraldic Beast" monster in your Graveyard; add that target to the hand. The effect of "Heraldic Beast Aberconway" can only be activated once per turn."

O segundo monstro que temos até agora é o Aberconway. Baseado no Dragão heráldico, uma criatura muito conhecida e que faz parte de diversas culturas, abrangendo tanto o Ocidente como o Oriente. O Aberconway tem um ATK bom até, com seus 1800, porém uma DEF bem ruim, de 900, e seu efeito pode ser bem útil em certos casos. Por banir outro Aberconway do seu Cemitério, ele lhe permite adicionar um monstro "Heraldic Beast" do Cemitério a mão, incluindo ele mesmo, porém, esse efeito pode somente ser usado até 2 vezes por duelo, a menos que consiga retornar os Aberconways banidos, além de ter uma limitação de uma vez por turno. Em certos casos, seu efeito pode ser bem útil, tanto pra reciclar aquele Bernard's Falcon para fazer um Xyz Rank 4, ou até ele mesmo, caso já tenha outro Level 4 em campo, ou necessite derrotar algum monstro de seu oponente.

HighMedallionArts-ABYR-JP-R.jpg

High Medallion Arts

Normal Spell Card

"Target 2 "Heraldic Beast" monsters in your Graveyard; Special Summon those targets, then Xyz Summon 1 Xyz Monster using exactly those cards as Xyz Material."

A única Spell do Archetype tem um efeito simplesmente incrível. Ela permite você escolher 2 "Heraldic Beast" no seu Cemitério e utilizá-los como Xyz Material para um monstro que requira esses 2 monstros exatamente como materiais. Como por enquanto só temos 2 "Heraldic Beast" que são Level 4, os únicos monstros que ela pode chamar são Xyz Rank 4 que necessitem de 2 materiais, mas só isso já é grande coisa. Somente com ela e os 2 alvos no Cemitério, podemos trazer um Utopia caso necessário, o Maestroke, Lavalval Chain ou Daigusto Emeral, Steelswarm Roach, ou até o próprio Xyz do Archetype, o Number 8: Heraldic King Genome Heriter.

Number8HeraldicKingGenomeHeriter-ABYR-JP-UR.jpg

Number 8: Heraldic King Genome Heriter

Rank 4 - LIGHT - Psychic/Xyz/Effect
2400 ATK / 1800 DEF

2 Level 4 "Heraldic Beast" monsters
"Once per turn: You can target 1 face-up Xyz Monster your opponent controls; until the End Phase, this card's name and ATK become that target's name and ATK, and it gains that target's effects. Also, until the End Phase, that target's ATK becomes 0, and its effect(s) is negated."


O Number 8 foi o primeiro Xyz do Archetype a ser revelado. No anime, o efeito dele é um pouco diferente, deixando o monstro tratado sem ter um nome, lembrando muito seu dono, o Tron, que pode roubar as memórias dos duelistas que perdem pra ele. Além disso, é o primeiro monstro Xyz Psychic e o primeiro Number a requerir membros de um Archetype específico. Seu ATK e DEF é bem razoável, podendo ser facilmente batido por um Utopia, porém seu efeito vale a pena, podendo "roubar" as características de um Xyz  que seu oponente controla durante seu turno até a End Phase. Como assim? Ele pode reduzir o ATK de um Xyz que seu oponente controla a 0 e negar os efeitos daquele monstro até a End Phase, recebendo o ATK e os efeitos daquele monstro, podendo causar um grande estrago. Falando de seu efeito, algumas vezes ele pode ser prejudicial, já que pode ficar com um ATK menor que o original, mas de qualquer maneira irá reduzir o ATK do Xyz selecionado a 0, o que faz essa perda praticamente não ter importância.


Number 69: God Medallion Coat of Arms

Rank 4 - LIGHT - Psychic/Xyz/Effect
2600 ATK / 1400 DEF

3 Level 4 monsters
"When this card is Special Summoned: Negate the effects of all other Xyz Monsters on the field. During your Main Phase: You can target 1 face-up Effect Monster affected by this effect on the field; until the End Phase, this card gains the same name and effects as that target. The effect of "Number 69: God Medallion Coat of Arms" can only be activated once per turn."

A última carta lançada do Archetype também é um Number, o Coat of Arms. "Coat of Arms" pode ser traduzido como brasão, e é a parte fundamental dos emblemas heráldicos, mostrando isso por ser o "Deus" desses monstros. Sua arte é de admirar, e seu efeito é ótimo. Com uma base de ATK de 2600 e DEF de 1400, junto ao efeito ao estilo do Number 8, o torna uma ótima carta, compensando os 3 Materiais necessários para a Xyz Summon dele. Quando ele é Special Summoned (Nota: Somente necessita ser Special Summoned, então caso ative Call of the Haunted/Monster Reborn nele, o efeito ativa) ele nega permanentemente o efeito de todos os outros Xyz no campo, e durante seu turno, ele pode copiar o efeito de um dos Xyz negados por esse efeito, assim como o Number 8. Muitas vezes ele pode ser de extrema utilidade, tanto para parar aquele Zenmaines ou Maestroke irritante, como para se aproveitar de outros Xyz, como um Laggia ou Dolkka sem materiais sobrando.

CyberDragon-BP01-EN-C-1E.pngFutureFusion-RYMP-EN-UR-1E.jpgDragonRavineSDDL-EN-C-1E.png

Acabando o Archetype, vamos a algumas techs para os mesmos. Como já dito antes, monstros Level 5 de fácil Special Summon não são má ideia a se adicionar, dando como exemplo o Cyber Dragon, Vice Dragon, Interplanetarypurplythrony Dragon, The Tricky e Solar Windjammer. No Extra Deck, Machu Mech pode ser uma boa opção, pois combina bem com o Genome Heriter, e o Five-Headed Dragon também pode ser uma boa alternativa, já que ele pode enviar 2 a 3 Aberconways para sua invocação. Future Fusion é meio óbvia caso vá usar o Five-Headed, mas caso não use, pode optar por Foolish Burial ou cartas como os Lightsworns e Card Trooper. Além disso, eles podem combinar bem com Dragunity, já que ambos são WIND e o Aberconway pode ser enviado ao cemitério facilmente pela Dragon Ravine, sem contar que o Bernard's Falcon pode servir de material para Synchro (Winged-Beast não tuner).

Acabando isso, deixo um exemplo de Decklist de Heraldicsworn:

The Light Badge of Heraldry

Monsters (19)
2x Card Trooper
3x Cyber Dragon
1x Ehren, Lightsworn Monk
3x Heraldic Beast Aberconway
3x Heraldic Beast Bernard's Falcon
3x Lyla, Lightsworn Sorceress
3x Ryko, Lightsworn Hunter
1x Solar Windjammer

Spells (14)
1x Charge of the Light Brigade
1x Dark Hole
1x Foolish Burial
1x Heavy Storm
3x High Medallion Arts
1x Monster Reborn
3x Mystical Space Typhoon
3x Solar Recharge

Traps (7)
2x Bottomless Trap Hole
1x Torrential Tribute
1x Solemn Judgment
2x Solemn Warning
1x Starlight Road

Extra Deck
1x Stardust Dragon
1x Chimeratech Fortress Dragon
13x Xyz Rank 4 e 5

Bem, está um Deck bem simples, se aproveitando dos Lightsworn e do Card Trooper para enviar os Heraldics ao Cemitério e aproveitar do efeito do Aberconway e High Medallion Arts. Cyber Dragon e Solar Windjammer entram para ajudar no efeito do Bernard's Falcon, podendo trazer diversos Xyz Rank 4 facilmente, e o Draw Power e Search fica por conta de Solar Recharge, Charge of Light Brigade e Card Trooper (Além do Deck Thinning pelos Mills)

Bem, foi isso, espero que tenham gostado e comentem ^^

Comentários
2 Comentários

2 Comentários:

Apocalipse disse:
4 de agosto de 2012 às 11:38

ainda preciso testar esse deck, parece ser bem interessante fundir seus Heraldic Beast (Medallion Beast) para trazer Xyz RANK 4, mas o que quebra as pernas desse deck é Dimensional Fissure mesmo.

post bem interessante.

Anônimo disse:
4 de agosto de 2012 às 22:44

Os Medallion Beast são bem interessantes, mas precisam de mais suportes, o que eu acho difícil se o Tron não ter mais aparições no anime.