11 de agosto de 2012

Archetypes: Penguin


(Muito ocupado com o WC12, não deu tempo de fazer Banner e.e)
Ae galera! Bem, como praticamente todos os Archetypes do ABYR já foram analisados, decidi pegar um meio antigo, mas que recebeu um novo suporte no Abyss Rising: Os Penguins.


Os Penguins são um Archetype que veio em diversos boosters, separadamente, onde somente foram conseguir um suporte geral quando chegou o The Great Emperor Penguin. Utilizados no anime (Duel Monsters) pelo Crump, os Penguins tem uma estratégia de retornar os monstros do campo para a mão do dono por seus efeitos, algo que prejudica muito o metagame atual, com tantas cartas que vem do Extra Deck.

PenguinSoldier-BP01-EN-C-1E.png

Penguin Soldier

Level 2 - WATER - Aqua/Effect
750 ATK / 500 DEF

"FLIP: You can target up to 2 monsters on the field; return those targets to the hand."

Acho que todo mundo já conhece essa carta, que se mostra muito útil até no jogo atual. Com um efeito simples de retornar até 2 monstros pra mão quando é virado para cima (Não precisa ser Flip Summoned), prejudica diversos metas atuais e até Decks Fun, aparecendo em alguns Sides. Sinceramente, uma ótima carta, principalmente se você conseguir realizar a Flip Summon dele, que vai lhe permitir retorná-lo e logo após colocá-lo com a face para baixo novamente, agindo como uma espécie de Neo-Spacian Grand Mole.

NightmarePenguinDT04-EN-DNPR-DT.jpg

Nightmare Penguin

Level 4 - WATER - Aqua/Effect
900 ATK / 1800 DEF

"When this card is flipped face-up, select 1 card your opponent controls, and return it to the hand. All face-up WATER monsters you control gain 200 ATK."

O "primo" do Penguin Soldier, com efeito semelhante, porém retornando somente uma carta pra mão quando é virado para cima, ainda podendo causar muito estrago, além de ter respeitáveis 1800 pontos de DEF. Bem, o outro efeito dele dá 200 ATK pra todos os monstros WATER, algo não muito útil, porém já é alguma coisa, e ele sendo Level 4, é um ótimo alvo pro Great Emperor, fazendo um Instant-Xyz de Rank 4.

SmallPenguin-ABYR-JP-NR.jpg

Little Penguin
(Small Penguin na wikia)

Level 1 - WATER - Aqua/Effect
400 ATK / 200 DEF

"When this flipped face-up card is sent to the Graveyard: Target 1 "Penguin" monster in your Graveyard, except "Small Penguin"; Special Summon it in face-up Attack Position or face-down Defense Position."

O mais novo suporte dos Penguins é também um dos melhores. Com um efeito mandátorio, ou seja, não dá Miss Timing, ele pode reviver um Penguin que esteja em seu Cemitério em posição de ataque ou virado pra baixo em defesa quando é enviado para o Cemitério após ser virado para cima, algo não muito dificil de acontecer, tanto quando é destruído por batalha enquanto estava face-down, assim como fazer a Flip Summon dele (Caso consiga protegê-lo) e fazer Synchro Summon com o mesmo, ganhando um monstro Synchro e revivendo um Penguin.

TheGreatEmperorPenguinGENF-EN-C-1E.jpg

The Great Emperor Penguin

Level 5 - WATER - Aqua/Effect
1800 ATK / 1500 DEF

"You can Tribute this card; Special Summon up to 2 "Penguin" monsters from your deck, except "The Great Emperor Penguin.""

Além de tudo o que eles tem, ganharam um Rescue Rabbit na era Synchro. O Emperor pode trazer até 2 Penguins do Deck, exceto ele mesmo, por tributá-lo, porém, ele necessita de um tributo para ser chamado, o que piora as coisas. Nesse caso, seria necessário um Treeborn Frog ou uma Legendary Ocean pra facilitar sua invocação, mas também é possível caso consiga proteger um Penguin teu durante um turno. Por mais que seja uma boa carta, deve-se ter cuidado ao usá-lo, já que vira Dead Draw facilmente e é alvo das Veilers que anulam teu efeito.

PenguinKnightDB1-EN-C-UE.jpg

Penguin Knight

Level 3 - WATER - Aqua/Effect
900 ATK / 800 DEF

"When this card is sent directly from your Deck to the Graveyard by an effect of a card controlled by your opponent, unite your Graveyard cards and your own Deck, shuffle them and form a new Deck."

O parente distante do Penguin Soldier não tem um efeito muito útil. Seu efeito não involve bounce de cartas do oponente para a mão, mas sim agir como uma Pot of Avarice para todas as cartas do seu Cemitério. Porém a ativação é extremamente dificil, necessitando ser enviado do Deck ao Cemitério pelo seu oponente, podendo ser apenas util caso você consiga dar um Creature Swap num Vampire Lord/Lady e atacá-lo com um monstro mais fraco, e ainda assim caso seu oponente venha a escolher Monstro, ou seja, não vale a pena usar.

BoltPenguin-B1-JP-C.jpg

Bolt Penguin

Level 3 - WATER - Thunder
1100 ATK / 800 DEF

"With both arms forming an electric whip, this monster paralyzes its enemies with electric shocks."
FlyingPenguin-MP1-NA-C-UE.jpg

Flying Penguin

Level 4 - WATER - Aqua/Effect
1200 ATK / 1000 DEF

"A very rare penguin that takes to the air with ears shaped like wings."

Os vanillas do Archetype são bem simples. Um deles é o único monstro do Archetype a ser tanto OCG-Only, como ser o único não Aqua. Bolt Penguin proporciona Xyz Rank 3 facilmente, vindo tanto por Rabbit como por Great Emperor Penguin, sendo até um possível alvo de Enchanting Fitting Room. O outro vanilla é o Flying Penguin, que tem um ATK bem baixo pra um Level 4, mas pode ser bem aproveitado em conjunto com um Rabbit.

RescueRabbit-PHSW-EN-ScR-1E.jpgLavaGolemSDMA-EN-UR-1E.jpgSnowmanEater-BP01-EN-C-1E.pngWindUpZenmaister-BP01-EN-R-1E.png

Bem, como são um Archetype composto apenas por monstros, além de não terem muito suporte entre si, precisam de outras cartas para ajudá-los. Lava Golem e Volcanic Queen podem ser boas ideias a se usar, já que os Penguins tem um efeito de Bounce, conseguindo se livrar de monstros irritantes que seu oponente controla e os reciclando com os efeitos dos Penguins. Snowman Eater também pode ser útil, uma carta bem conhecida por muitos e que possui grande sinergia com o Archetype. Além disso, como já dito antes, Rescue Rabbit não é má ideia, caso queira uma plataforma mais Vanilla, usando o Bolt/Flying Penguin. Um Xyz interessante a se usar seria Wind-Up Zenmaister, pelo seu efeito de colocar monstros que você controle face-down, reaproveitando o efeito dos Penguins.

File:MorayofGreedSOVR-EN-C-UE.jpgSalvage-DL12-EN-R-UE-Purple.jpgCompulsoryEvacuationDevice-BP01-EN-C-1E.pngSpiritualWaterArt-AoiDR04-EN-C-UE.png

Além de monstros, certas Spells podem se aproveitar do Archetype, como Salvage, que recicla teus monstros, e Moray of Greed, que pode servir como Draw Power. Além disso, Compulsory Evacuation Device, mesmo sendo uma carta bem conhecida, consegue ter um destaque nesse Deck, podendo retornar praticamente o campo todo do oponente em conjunto aos Penguins, sem contar a Spiritual Water Art - Aoi, que junto com Mind Crush, pode fazer uma plataforma de descarte em praticamente qualquer Deck WATER.

Bem, após isso tudo, deixo um Deck simples para vocês:

Artic Soldiers

Monstros (18)
3x Effect Veiler
3x Nightmare Penguin
3x Penguin Soldier
1x Sangan
3x The Great Emperor Penguin
3x Little Penguin
3x Tour Guide from the Underworld

Spells (11)
1x Book of Moon
1x Dark Hole
1x Heavy Storm
1x Monster Reborn
3x Mystical Space Typhoon
1x Pot of Avarice
3x Pot of Duality

Traps (11)
2x Bottomless Trap Hole
2x Compulsory Evacuation Device
2x Dimensional Prison
1x MIrror Force
1x Solemn Judgment
2x Solemn Warning
1x Starlight Road

Extra Deck
1x Stardust Dragon
14x Staples Xyz

Bem, o Deck é bem simples, focado basicamente em ter controle do campo por retornar diversas vezes os monstros do oponente da mão, ou até baní-los/destruí-los por meio das Traps, para depois se aproveitar e fazer Xyz facilmente com ajuda da TGU e Great Emperor.

Foi isso, espero que tenham gostado, comentem e dêem sugestões para temas se possível ^^

Comentários
4 Comentários

4 Comentários:

Anônimo disse:
11 de agosto de 2012 às 11:24

Cara, a primeira vez que você postou eu pensei "Melhor não fica" e me enganei XD
Não está o maior em tamanho, mas possui uma enorme quantia de informação de qualidade, coisa difícil para um Archetype tão pequeno e quase esquecido!
Continue Melhorando!
OBS: Tem como você fazer uma análise dos Chronomaly (Aka OOPArt's)?

GabrielX disse:
11 de agosto de 2012 às 16:21

Valeu Enzzo o/

E claro, posso muito bem fazer uma análise dos Out Of Place Artifacts xD

Cyberblu disse:
11 de agosto de 2012 às 19:12

Post daora mesmo, penguins estão entre os meus preferidos, espero mais suportes futuramente...

Unknown disse:
12 de agosto de 2012 às 06:39

Por Favor avaliem o archetype "Generation FiSH"