30 de dezembro de 2012

Duelo Entre As Cartas #10: Stardust x Stardust

duelo

Eae galerinha, como vão? Vocês pediram um post de Duelo Entre As Cartas e vão tê-lo. Deste modo, não há nada melhor do que comparar dois monstros que polêmicos: Stardust Dragon x Stardust Radiance Dragon (ou Flashing Carat Dragon – Stardust). Acompanhem!



 

300px-StardustDragonTU06-EN-R-UE

Stardust Dragon
Level 8 / WIND
ATK: 2500 / DEF: 2000
Dragon / Synchro / Effect
1 Tuner + 1 ou mais monstros não-Tuner
Quando uma Spell, Trap ou efeito de monstro que destrói cartas no campo é ativado: Você pode tributar esta carta; Negue a ativação e a destrua. Durante a End Phase, se esta carta por este meio negou um efeito durante este turno: Você pode Special Summon esta carta do seu cemitério.

300px-FlashingCaratDragonStardust-YF05-JP-OP

Stardust Radiance Dragon
Level 8 / LIGHT
ATK: 2500 / DEF: 2000
Dragon / Synchro / Effect
1 Tuner + 1 ou mais monstros não-Tuner
Uma vez por turno, durante o turno de qualquer jogador, você pode selecionar 1 carta virada para cima no campo: Uma vez durante este turno, a carta selecionada não pode ser destruída por batalha ou efeito de cartas.

 

Para quem não sabe, o Stardust Dragon é o monstro ás do Yusei no anime, enquanto o Flashing Carat Dragon – Stardust (Vou chamar de Stardust Radiance Dragon pois está assim no Dueling Network) é o monstro ás do Yusei no mangá.

Recentemente Power Tool Dragon e Ancient Fairy Dragon também receberam counterparts mangalescos: Power Tool Mecha Dragon e Ancient Faerie Dragon. Mas isso é assunto para outro post.

Tanto Stardust quanto Radiance possuem status quase idênticos quando a condição de invocação, ataque, defesa, tipo. Mas, poucas coisas são as que mudam e podem definir qual é o melhor. Então vamos aos tópicos:

 

1) Efeito:

Stardust Dragon é um monstro que nega a ativação de efeito de uma carta por tributá-lo, e ele retorna ao campo no final do turno. Ele só nega efeito de cartas que destroem outras cartas, tais como Dark Hole, Heavy Storm, Mirror Force e um dos monstros mais chatos da atualidade: Fire King High Avatar Garunix. A desvantagem disso é que você perde o monstro até o final do turno, impossibilitando um ataque, mas nega um efeito que poderia destruir muitas cartas de uma vez só.

Já Stardust Radiance Dragon não nega efeito de cartas, mas protege uma carta virada para cima por vez. A vantagem é que ele não sai do campo e você pode usar nele mesmo para impedir sua destruição em batalha ou efeitos. A desvantagem é que protege a carta selecionada apenas uma vez durante o turno, então se o oponente insistir em destruir ele conseguirá. Outra é por proteger apenas uma carta, então se o oponente ativa Dark Hole, apenas um monstro se sairá vivo.

Neste caso, o Stardust animalesco sai na frente, apesar de não poder prevenir destruição em batalha como o mangalesco.

 

2) Atributo:

Temos que adimitir que o atributo do Stardust Dragon não lhe dá tantas vantagens quanto ao do Radiance. WIND x LIGHT.

Wind pode ser usado em uma plataforma combinada com DARK para chamar Dark Simorgh, enquanto que Light cai como uma luva em qualquer deck Chaos que você faça, ganhando vantagens tanto no campo como no cemitério (veja no próximo tópico).

Em decks Dragunity, por exemplo, o Stardust se da bem devido ao atributo Wind, mas como esse archetype não oferece suporte

 

3) Suportes:

Stardust Dragon tem 3 suportes específicos: Stardust Phantom, Stardust Xiaolong e a mais usada Starlight Road. Phantom pode invocar o Stardust do cemitério, impedir sua destruição por batalha e ainda aumentar seu ATK em 800 pontos, mas mesmo assim nunca foi tão usada. Xialong é invocado do cemitério quando você chama o Stardust, e uma vez por turno não é destruído, podendo auxiliar em futuras invocações. Starlight Road é a clássica mini-Stardust, que nega efeito de cartas que destrói monstros no campo e ainda invoca o Stardust diretamente do Extra Deck.

Quando ao Radiance, ele permanece forever alone quanto à suportes específicos. Quem sabe futuramente, não? Mesmo assim, ele pode contar com Honest devido a seu atributo.

Uma carta bastante esquecida e que oferece suporte para ambos é Silver Wing, que protege monstros Dragon Synchro de Level 8 ou maior até duas vezes por batalha no mesmo turno e uma vez por efeito de cartas por enviá-la ao cemitério.

 

4) Outras Observações:

Se o seu objetivo é usar um deck focado em monstros Synchros, pode optar por carregar 1 Stardust Dragon, 1 Stardust Radiance Dragon e mais outro de Level 8 como Scrap Dragon. No caso de você ter um Scrap Dragon e um Radiance, pode usar o efeito do Scrap para destruir o Radiance e outra carta do oponente, mas pelo efeito protetor de seu monstro ele não será destruído.

Vale lembrar que cada um é bom para determinada situação contra determinados tipos de decks. O ideal seria você ter uma cópia de cada no campo, tendo uma enorme defesa.

Eu apoiaria a ideia do Stardust Radiance Dragon se chamar Radiance Stardust Dragon, aí ele poderia ser afetado pelos suportes específicos como Starlight Road, aumentando a utilidade. Ou então que a Konami lançasse em breve suportes para específicos para o Radiance.

 

5) Conclusão:

É um pouco delicado. Se eu falasse que o Stardust animalesco é melhor que o mangalesco, com certeza muitos iriam discordar, e vice-versa. Portanto, ficarei calado.

Com base em todos os dados desta postagem, eu deixo a pergunta final: Qual o melhor? Você pode dizer nos comentários ali em baixo. Digam também o que acharam deste novo modelo de Duelo Entre As Cartas, separados por tópicos. Sugestões também são sempre bem-vindas.

 

Então é isso galerinha, espero que tenham gostado e até mais!

Comentários
13 Comentários

13 Comentários:

Unknown disse:
30 de dezembro de 2012 às 10:08

depende da situacao

Greed disse:
30 de dezembro de 2012 às 10:36

Alterar o nome do novo dragão para Radiance Stardust Dragon não faria a menor diferença. Primeiro, porque Starlight Road não invoca "um monstro "Stardust Dragon"", e sim um "Stardust Dragon", que é o nome de UMA carta. Colocar esse nome no novo dragão não faria de "Stardust Dragon" um arquétipo e de Starlight Road um suporte para esse arquétipo. Ou seja, nem Phantom, nem Xiaolong, nem nenhuma carta que se refira ao Stardust Dragon funcionaria no possível Radiance Stardust Dragon.

Segundo: se isso fosse possível, e essas cartas suportassem o Stardust Dragon como um arquétipo, ao invés de como uma carta espécifica, então ele NÃO seria chamado de Radiance Stardust Dragon no TCG. Isso faria com que Starlight Road funcionasse nele no TCG e não no OCG, onde ele não tem Stardust Dragon no nome, e isso não pode acontecer. É o mesmo de querer passar Nin-Ken Dog pra Ninja Dog no TCG. Inviável.

Anônimo disse:
30 de dezembro de 2012 às 11:28

Greed, tú é o cara....

É por isso q eu nao gosto da mudança de nomes dos arquetypes, da muita confusao.

Cyberblu disse:
30 de dezembro de 2012 às 12:12

@Greed, tem razão, não faria diferença, mas eu disse que apoiava a ideia de funcionar (mesmo isso não sendo mais possível ;().

Nesse vídeo, o cara não soube o efeito do Radiance e se deu mal:

http://www.youtube.com/watch?v=2QRJA5lFv4E

E me deu a ideia do que fazer quando o oponente da Rage Quit por não saber as regras (ensiná-lo na marra xD).

Labyrinth Wall disse:
30 de dezembro de 2012 às 13:45

tem cara que não sabe nem usar o Stardust ainda!! xD

lembro do cara no DN que mandava o Stardust para o grave na Main Phase 1 e quando eu ativava uma carta de destruição, ele trazia o Stardust de volta e falava que a carta estava anulada!! xD

Cyberblu disse:
30 de dezembro de 2012 às 13:52

É capaz que tenha pessoas que não saibam nem usar Pot of Greed direito. Mas enfim, todos já passamos por essa fase, mas tem uns que gostam de ser cabeção.

Labyrinth Wall disse:
30 de dezembro de 2012 às 13:53

ainda vou de Stardust, mas o Radiance é plausível, dá para encaixar ele num extra deck que faz muito Synchros...

o Faraó Atem consegue invocar o Radiance com Starlight Road...
ele conseguiu invocar Dark Magician Girl com a Dark Magic Curtain do oponente e ainda invocou o Red-Eyes B. com a Flute of Summoning Dragon do Kaiba!! xD

Anônimo disse:
30 de dezembro de 2012 às 15:24

blu vlw cara, ja tinha ateh esquecido do pedido ushauhsauh
post legal pacas

como ele eh protagonista no manga, espero ver futuros suportes, ai entao ele pode estar ganhando do stardust, por enquanto vai depender msm da situaçao

ass:t

Anônimo disse:
30 de dezembro de 2012 às 16:47

E sobre a carta syncros Quezacotl? Ela existirá mesmo ou será fake?

Digo isso, pois achei o efeito super interessante e um bom motivo para dar UP nos syncros ja que XYZ está dominando o meta....

Enzzo disse:
30 de dezembro de 2012 às 18:06

Www. Ficou muito bom o post, concordo em todas as afirmações, entretanto, na minha opinião o único Synchro indispensável para qualquer deck é Stardust, mas só por causa do Road
Trauma danado a última vez que joguei com Synchro:
Summon Stardust e ataco ---- DIMENSION PRISON!!!
Summon Ruler Archfiend e ataco ----- MIRROR FORCE!!!!!
De novo, parabéns deplo post!

Labyrinth Wall disse:
31 de dezembro de 2012 às 01:28

o dia que eu destruí um Stardust Dragon com um Stardust Dragon, rios de lágrimas de emoção foram derramados

Greed disse:
31 de dezembro de 2012 às 17:50

Stardust... Eu duelava com um amigo meio noob, e ele tinha invocado Uria. Se ele atacasse meu Stardust eu teria perdido, mas tinha um blefe virado pra baixo. Eu acabei fazendo o cara ativar o efeito do Uria, dizendo que eu não podia ativar Mágicas e Armadilhas pra negar (ele sabia que eu tinha uma Divine Wrath), e ele ativou e eu neguei com Stardust. \o/

Yagami Lime disse:
31 de dezembro de 2012 às 18:28

Eles sempre mudam os nomes do OCG pro TCG, e isso confunde MUITOS archetypes... Tem vários archetypes que tem cartas com nome um pouco diferente no TCG, porém no OCG tem o nome do archetype consigo. Mas enfim, muitos nomes ficam bons, como o desse Stardust.