24 de dezembro de 2012

[Zx 84 Analysis] Shark Ficou Forte do Nada!

episode11

Eae galerinha, como vão? Estou aqui mais um domingo juntinho de vocês para dizer o que houve de mais inusitado no episódio do Zexal que foi exibido hoje no Japão. Infelizmente no próximo domingo (dia 29) não terá episódio, pois o anime só retorna dia 6. Então vamos aproveitar o duelo FANTASMÁTICO (Fantasmagórico + Fantástico) de hoje.



Como o episódio de hoje não teve muita ação e coisas que jamais acontecem em um duelo como monstros fortões e duelos emocionantes ao ponto de me incentivar a escrever uma análise completa com até spoilers demais do episódio, como aconteceu em meu último post desta categoria, vou falar apenas das cartas novas (que são muitas!)

Mas antes vou resumir um pouco o que aconteceu nesse episódio: REGINALD “SHARK” KASTLE FICOU FORTE DE UMA HORA PARA OUTRA! Digo isso pois ele deu um show de talentos no Yuma nesse episódio, invocando dois monstros Xyz em seu primeiro turno e no segundo trazendo mais um, deixando Yuma com apenas 100 pontos de vida. Ao ver detalhadamente o que houve nesse duelo eu fiquei impressionado com a habilidade do garoto.

Enfim, temos cartas novas, e vamos começar primeiro pelas do Yuma, que afinal é apenas duas:

300px-TheStrongestShield-JP-Anime-ZX

The Strongest Shield
Equip Spell Card
Equipe somente em um monstro do tipo Warrior. Enquanto o monstro equipado estiver em Posição de Ataque, ele ganha pontos de ATK igual aos seus pontos de DEF. Enquanto o monstro equipado estiver em Posição de Defesa, ele ganha pontos de DEF igual aos seus pontos de ATK.

300px-GogogoAmulet-JP-Anime-ZX

Gogogo Gufo
Continuous Spell Card
Se os únicos monstros que você controla são “Gogogo”, uma vez por turno, cada um daqueles monstros não podem ser destruídos por batalha. Se você controla 2 ou mais monstros “Gogogo”, todo dano de efeito que você recebe se torna 0. Se você não controla monstros “Gogogo”, destrua esta carta.

Gogogo Gufo é uma carta que eu agradeceria se viesse a existir, já que os Gogogo ainda não estão completos e esta carta cumpre com o propósito do archetype que é acima de tudo proteção de campo. Impede seus Gogogo se serem destruídos (E se você usar com Gogogo Golem ele tem uma vida extra pelo próprio efeito) e ainda previne dano por efeitos. O lado ruim é que o primeiro efeito não se aplica se você controla outros monstros além dos citados, o segundo exige muitos do archetype no campo e o terceiro faz com que a carta seja destruída se as suas proteções se foram, o que deixa o uso desta carta restrito demais.

The Strongest Shield é outra carta modafoca que se viesse ao jogo confundiria a mente de todos. Foi usada no último instante para tornar o ATK do Heroic Champion – Excalibur exatos 8000 pontos, já que primeiro a sua DEF foi acrescentada ao ataque e depois pelo efeito do monstro seu ATK foi dobrado.

Mas aí tem um erro, pois quando o ATK do Heroic Champion – Excalibur é dobrado pelo seu efeito, é baseado em seu ATK original e não atual. Gauche (ou Nistro) já havia mostrado isso nos episódios anteriores, o ATK correto do Excalibur deveria ser 6000 mesmo que fosse primeiro acrescentado pelo efeito da mágica de equipamento.

Enfim, tanto fazia, pois se fosse 6000 também acabaria com Shark em um golpe. Continuando e agora com os novos monstros de Shark…

300px-Starfish-JP-Anime-ZX

Starfish
Level 3 / WATER
ATK: 300 / DEF: 300
Aqua / Effect
Uma vez por turno, para cada outro “Starfish” que você controla, você pode ativar 1 desses efeitos:
* Aumente o Level desta carta em 1;
* Diminua o Level desta carta em 1;

300px-BigWhale-JP-Anime-ZX-NC

Big Whale
Level 9 / WATER
ATK: 1000 / DEF:
?
Fish / Effect
Quando esta carta é Normal Summoned: Vire para cima em Posição de Defesa todos os monstros Set no campo, então Special Summon 1 monstro WATER da sua mão.

300px-EagleShark-JP-Anime-ZX

Eagle Shark
Level 5 / WATER
ATK: 1000 / DEF: 1800
Fish / Effect
Se você controla um “Panther Shark” virado para cima, você pode Special Summon esta carta (da mão).

300px-PantherShark-JP-Anime-ZX

 Panther Shark
Level 5 / WATER
ATK: 1100 / DEF: 2000
Fish / Effect
Se você controla 2 ou mais monstros, você pode Normal Summon esta carta sem tributo.

Panther Shark e Eagle Shark são perfeitos para serem avaliados como um só, já que praticamente um precisa do outro para cumprir com o propósito do anime de invocações Xyz rápidas. Os efeitos não são muito diferentes dos que estamos acostumados a ver por aí, um pode ser invocado sem tributo sobre determinada situação e o outro pode ser invocado especialmente se o primeiro já estiver no campo. Mesmo assim, creio que não seriam muito utilizados se viesse ao jogo, assim como todos os Sharks anteriores que são híbridos com outros animais ou coisas.

Big Whale é um monstro que me lembrou um pouco Fortress Whale (aquele monstro de Ritual do Mako Tsunami), seu ATK é precário para um Level 9, mas seu efeito compensa essa debilidade com a possibilidade de invocar qualquer monstro WATER da mão após isso (como se a baleia cuspisse algum animal marinho que lhe tivesse feito mal depois do almoço) e além disso vira para cima todos os monstros Set, apesar de continuarem em defesa. Por ser de Level alto e requerer dois tributos, se esta carta viesse ao jogo poderia fazer parte de alguns decks, mas não todos.

A estrelinha do mar Starfish, apesar do nome simples, é uma carta que daria um pouco de trabalho (saiba o porque abaixo). Para quem não entendeu o que ela faz, seu Level pode ser modulado conforme outras Starfishs que você controla. Por exemplo, se você controla outras duas Starfishs além dela, pode tornar seu Level 1, 2, 4 ou 5 (5 é o máximo), podendo fazer isso você pode chamar qualquer monstro Xyz de RANK 1 a 5 se possuir 3 delas no campo. Vamos para as cartas mágicas e entenda melhor:

300px-ThreeSlice-JP-Anime-ZX 

Three Slice
Normal Spell Card
Tribute 1 monstro Fish de Level 6, Level 9 ou Level 12 e aplique um dos seguintes efeitos dependendo do Level do monstro tributado:
* Level 6: Special Summon 2 monstros WATER de Level 3 do seu Deck;
* Level 9: Special Summon 3 monstros WATER de Level 3 do seu Deck;
* Level 12: Special Summon 4 monstros WATER de Level 3 do seu Deck;

300px-Sharkize-JP-Anime-ZX

Sharkize
Equip Spell Card
O monstro equipado é tratado como um monstro “Shark” e ganha 300 pontos de ATK.

300px-FishSpawn-JP-Anime-ZX

 

Fish Spawn
Normal Spell Card
Pague 1000LPs: Special Summon 2 “Fish Spawn Tokens” (Fish-Type/WATER/Level 1/ATK 0/DEF 0).

Three Slice: (Samuel, se você estiver lendo isso, me diz se essa carta seria censurada?) Uma ótima carta para cortar em pedacinhos seus peixe grandes e esses pedacinhos serem úteis para outras cartas. Com um monstro Fish de Level 6 em campo você já obtém um Xyz de RANK 3 quase instantâneo. Shark usou no Big Whale de Level 9 para invocar 3 Starfish do seu deck, e por isso eu digo que as duas juntas seriam perigosas. Quanto ao tributar um Fish de Level 12, estou esperando a Konami lançar algum (o que é difícil, a não ser que seja um deus-tubarão).

A próxima carta faz com que qualquer monstro seja tratado como um Shark, Sharkize é um nome criativo, mas infelizmente não temos nenhuma carta que dê suporte exclusivo aos monstros Shark ainda (exceto o novo Xyz do Shark que vou falar abaixo), e mesmo assim 300 pontos de ATK é pouco, apesar de significar muito em alguns casos.

Fish Spawn eu gostaria de ver. Por um custo de 1000LPs você pode realizar uma Tribute Summon. Não é a toa que Shark usou esta carta para invocar sua Big Whale. Mas se viesse ao OCG/TCG teria que vir com uma restrição do tipo “Este Token não pode ser tributado para uma Tribute Summon, exceto para monstros WATER”, podendo ser apenas Fish também (Para evitar abusos, se é que me entendem).

Agora antes que eu me esqueça, lhes apresento:

SharkFortress-JP-ZX-NC

Shark Fortress
RANK 5 / DARK
ATK: 2400 / DEF: 1800
Fish / Xyz / Effect
Durante a sua Battle Phase, você pode remover 1 material Xyz desta carta para selecionar outro monstro “Shark” que você controla que atacou este turno: Ele pode atacar novamente durante esta Battle Phase.

Como eu conheço meus leitores, haverá mais discussões a respeito desse e de outros futuros monstros por não ser do tipo Machine. Deixe-me ver, tem aparência de um avião do exército em forma de tubarão (ou um submarino), é um avião ou submarino do exército, mas por que diabos é um Peixe!? (Tema para o futuro na categoria “WTF Konami”).

Assim como Fortress Whale é um monstro de Ritual, Shark Fortress é um monstro Xyz (qualquer semelhança é mera coincidência) – Só que Fortress Whale parece mais um peixe do que esse avião ou submarino verde da marinha ou aeronáutica. Seu efeito permite que outros monstros Shark ataquem mais. É um dos poucos monstro com efeitos desse tipo que podem ser ativados na Battle Phase. Resumindo, você ganha dois ataques adicionais na Battle Phase (e por isso Sharkize pode combinar com esta carta).

 

Acho que este episódio foi o suficiente para eu gostar mais do Shark (sinceramente nunca gostei ou odiei ele antes disso). Quero mais episódios como esse. E vocês? (Sim, post já acabou). Digam o que acharam nos comentários, façam suas apostas e dê sugestões que sempre são bem-vindas!

Até mais galerinha!

Comentários
17 Comentários

17 Comentários:

Hiruma disse:
24 de dezembro de 2012 às 02:25

Qualquer episodio que o Shark ou o Kaito duelam merece ser lembrado.

AnthOny disse:
24 de dezembro de 2012 às 02:42

Shark é foda.

Anônimo disse:
24 de dezembro de 2012 às 03:21

o shark fortress presisa de 2 materiais neh??

naum tinha visto q o fatiador de peixe era um fatiador de peixe uashusahauhsuaa carta interesante,

sobre a maquinizaçao, os shark sao meio maquinas msm (como mostra a shrk(er)ize entao ta aceitavel, o problema sao cartas aleatorias assim....(a strela ea baleia sao um exemplo)(primeira vez q comento sobre isso ta)

a carta q eu vejo com mais chance de vir pro jogo eh a gogogo gofu, embora naum me adimiiraria ver estrelas do mar por ai(com uma certa restriçao)entre outras, eh q achei ela meio apeloninha

no mais, legual o post, e feliz natal blu e leitores e otros redatores suhauasshuashua


T

BuBa disse:
24 de dezembro de 2012 às 10:01

Legal o post, o Shark é foda!

Vale lembrar que daria para ativar o fatiador em um monstro de nível 12 com a ajuda da Field Lemuria.
Dat jogada:
- Ative o efeito do Coelacanth (aquele peixão) e invoque 4 monstros de nível 4. Ative Lemuria para assim ter 4 monstros de nível 9 e 1 de nível 12. Use 3 monstros de nível 9 para chamar o Number 92 e use a fatiadora no outro monstro para invocar 3 Star-Fishes para chamar um Dborak.

Apenas ideias XD



Anônimo disse:
24 de dezembro de 2012 às 10:27

Massa! O Shark é foda mesmo!

Cyberblu disse:
24 de dezembro de 2012 às 12:17

Eu não tinha pensado no combo com Lemuria para tornar um Coelacant Level 12, mas tinha pensado para tornar as Starfishs Level 8. E eu não achei elas muito apelonas, visto que se você ter apenas uma no campo ela se torna inútil.

Cyberblu disse:
24 de dezembro de 2012 às 12:18

E depois desse episódio gosto mais do Shark do que do Kaito.

Anônimo disse:
24 de dezembro de 2012 às 13:58

sempre achei o shark mais foda mais nesse episodio ele se superou pena que ele perdeu no final, mais bem que podia ter outro duelo do shark contra o Kaito

Anônimo disse:
24 de dezembro de 2012 às 14:14

Shark Fortress... Mais uma criação doentia do fetiche da Konami por máquinas. Não basta PARECER um tipo sem SER esse tipo... Uma das coisas que eu mais queria era socar a cara do infeliz que fica criando esses robôzinhos com tipos aleatórios... Parece que agora o pré-requisito para ser um monstro boss, é ser um fucking robot -.-

Cyberblu disse:
24 de dezembro de 2012 às 16:01

Hahaha, eu não me enganei quando disse que conhecia meus leitores mesmo...

dragon_hibrid disse:
24 de dezembro de 2012 às 17:57

o gogogo gofu é bom se combinado com uma carta que não lembro o nome mas é uma que de turno em turno vai dando efect damage (em cada turno dobra o dano), já que se vc tiver a gofu em campo com mais 2 gogogo monsters vc não leva effect damage. Dessa forma seu oponente iria se fuder sozinho kkkkkkkkkkk

e também que episódio produtivo esse, hein?

Cyberblu disse:
24 de dezembro de 2012 às 18:12

Tem razao dragon, acho que o nome da carta que vc falou e venom alguma coisa, vou checar melhor depois...

Cyberblu disse:
24 de dezembro de 2012 às 18:20

O nome da carta e Dark Snake Syndrome, uma carta que ate possui um deck proprio. Se Gogogo Gofu for lancado serei o primeiro a montar um deck desses :-)

BuBa disse:
24 de dezembro de 2012 às 18:51

Já pode montar Blu, só trocar os Gogogo por um Des Wombato ;)

Cyberblu disse:
24 de dezembro de 2012 às 19:19

Mas com os Gogogo vai ser melhor eu acho.

dragon_hibrid disse:
25 de dezembro de 2012 às 11:49

assim que essas cartas sairem no dmg vou testar todas XD

Anônimo disse:
26 de dezembro de 2012 às 21:04

será que daqui uns tempos vai dá pra fazer um deck shark competitivo ?