26 de janeiro de 2013

Carta da Semana #48: Artorigus, King of the Noble Knights + Archetype “Noble Knight/Arms”

cartadasemana9

Eu prometi que voltaria esta semana (e pretendo não furar nenhum sábado até que as aulas comecem do ano). O post de hoje é especial, assim como os Noble Knights, e iremos falar a respeito deles, dando ênfase ao recém-lançado boss deles: Artorigus, King of the Noble Knights!

ArtorigusKingoftheNobleKnights-CBLZ-EN-OP (1)

Artorigus, King of the Noble Knights
RANK 4 / LIGHT
ATK: 2000 / DEF: 2000
Warrior / Xyz / Effect
2 Level 4 “Noble Knight” Monsters
Quando esta carta é Xyz Summoned: Você pode selecionar até 3 “Noble Arms” Equip Spell Cards com diferentes nomes em seu cemitério e equipá-las nesta carta. Uma vez por turno, você pode remover 1 material Xyz desta carta para destruir qualquer número de Spells e Trap Cards no campo até o número de “Noble Arms” Equip Spell Cards equipadas nesta carta.



300px-NobleKnightArtorigus-GAOV-EN-UR-LE

Noble Knight Artorigus
Level 4 / LIGHT
ATK: 1800 / DEF: 1800
Warrior
Ninguém jamais poderia descobrir a verdade por trás
Daquele dia fatídico. Artorigus saiu
Para onde a brilhante espada estava
”Era o primeiro de muitos feitos tão grandes
Uma lenda por completo. Nós cantamos a ele
Artorigus, o Noble e o corajogo”
- Dos contos dos Noble Cavaleiros

Para quem não sabe, o archetype Noble Knight apareceu pela primeira vez no TCG no booster Galactic Overlord. Quando uma imagem do Noble Knight Artorigus vazou na web, vários fóruns, sites e blogs começaram a dizer que era falso, que algum Card Maker havia postado a imagem para acreditarem ser verdadeira. Depois de algumt tempo a notícia: Era realmente verdadeira! Mesmo assim, Artorigus não se passava de mais um monstro Normal sem muitas utilidades…

300px-NobleKnightGawayn-REDU-EN-UR-LE

Noble Knight Gawayn
Level 4 / LIGHT
ATK: 1900 / DEF: 500
Warrior / Effect
Se você controla um LIGHT Normal Monster, você pode Special Summon esta carta (da mão) virada para cima em Posição de Defesa.

300px-NobleArmsGallatin-REDU-EN-C-UE

Noble Arms – Gallatin
Equip Spell Card
Você só pode controlar 1 “Noble Arms – Gallatin” virada para cima. Equipe somente em um monstro Warrior: Ele ganha 1000 pontos de ATK. Durante cada uma de suas Standby Phases, ele perde 200 pontos de ATK. Se esta carta virada para cima no campo é destruída e enviada ao cemitério: Você pode selecionar 1 monstro Warrior-type “Noble Knight” virado para cima que você controla; equipe esta carta nele. Este efeito de “Noble Arms – Gallatin” só pode ser usado uma vez por turno.

Com a chegada da Serie 8 e do booster Return of the Duelist, o TCG recebeu mais duas World Premieres: Noble Arms – Gallatin e Noble Knight Gawayn. A carta mágica de equipamento deixava claro algo relacionado aos Nobre Cavaleiros, um efeito sem muito sentido, e aumentava o ATK de qualquer monstro Warrior em 1000 pontos. Já o Gawayn tinha um efeito que combinava junto com qualquer deck de monstros Normal LIGHT pela sua fácil invocação quando um desses monstros estava presente em campo (Noble Knight Artorigus cumpre com esse requisito).

300px-IgnobleKnightofBlackLaundsallyn-ABYR-EN-UR-LE

Ignoble Knight of Black Laundsallyn
Level 5 / DARK
ATK: 2000 / DEF: 800
Warrior / Effect
Você pode enviar 1 LIGHT Normal Monster virado para cima que você controla ao cemitério para Special Summon esta carta (da mão ou cemitério). Você pode tributar 1 monstro “Noble Knight” para adicionar 1 carta “Noble Arms” do seu deck à mão. Você só pode usar este efeito de “Ignoble Knight of Black Laundsallyn” uma vez por turno. Você só pode controlar 1 “Ignoble Knight of Black Laundsallyn” virado para cima.

300px-NobleArmsArfeudutyr-ABYR-EN-R-1E

Noble Arms – Arfeudutyr
Equip Spell Card
Você só pode controlar 1 “Noble Arms – Arfeudutyr” virada para cima. Equipe somente em um monstro Warrior. Uma vez por turno, você pode selecionar 1 carta Set que o oponente controla; o monstro equipado perde permanentemente 500 pontos de ATK (A perda de ATK permanece mesmo que esta carta saia do campo ou o monstro seja afetado por efeito de cartas). Se esta carta virada para cima no campo é destruída e enviada ao cemitério: Você pode selecionar 1 monstro Warrior-type “Noble Knight” virado para cima que você controla; equipe esta carta nele. Este efeito de “Noble Arms – Arfeudutyr” só pode ser usado uma vez por turno.

No Abyss Rising, os Noble Knight receberam mais duas cartas: O primeiro Level 5 DARK do archetype, Ignoble Knight of Black Laundsallyn e Noble Arms – Arfeudutyr. Não fazia muito sentido o Ignoble Knight of Black Laundsallyn em um deck Noble Knight, apesar disso já ser mais ou menos possível em uma plataforma com Artorigus + Gawayn para chamar Xyz de RANK 4 com facilidade.

300px-NobleKnightMedraut-CBLZ-EN-ScR-1E

Noble Knight Medraut
Level 4 / LIGHT
ATK: 1700 / DEF: 1000
Warrior / Effect
Esta carta é tratada como um Normal Monster enquanto virada para cima no campo. Enquanto equipada com uma “Noble Arms” Equip Spell Card, esta carta se torna um Effect Monster e ganha o seguinte efeito:
* Esta carta se torna DARK e seu Level aumenta em 1. Uma vez por turno, se você não controla outros monstros: Você pode Special Summon 1 monstro “Noble Knight” do seu deck em Posição de Defesa, exceto “Noble Knight Medraut”, e se fizer, destrua 1 Equip Spell Card que você controla.

300px-NobleArmsCaliburn-CBLZ-EN-SR-1E

Noble Arms – Caliburn
Equip Spell Card
Você só pode controlar 1 “Noble Arms – Caliburn” virada para cima. Equipe somente em um monstro Warrior: Ele ganha 500 pontos de ATK. Uma vez por turno, você pode ganhar 500 Pontos de Vida. Se esta carta virada para cima no campo é destruída e enviada ao cemitério: Você pode selecionar 1 monstro Warrior-type “Noble Knight” virado para cima que você controla; equipe esta carta nele. Este efeito de “Noble Arms – Caliburn” só pode ser usado uma vez por turno.

O Cosmo Blazer foi o booster dos Noble Knights, com quatro lançamentos diferentes: Noble Knight Medraut, um monstro que possui vários benefícios e pode combinar tanto com o Ignoble quanto com os outros Noble Knights de Level 4, e ainda pode invoca-los diretamente do deck quando equipada com uma “Noble Arms”; Noble Arms – Calibur, com um efeito Heal muito bem feito; E Artorigus, King of the Noble Knights.

300px-NobleKnightJoan-CBLZ-EN-R-1E

Noble Knight Joan
Level 4 / LIGHT
ATK: 1900 / DEF: 1300
Warrior / Effect
Se esta carta declara um ataque, ela perde 300 pontos de ATK durante o cálculo de dano apenas. Se esta carta que você controla é destruída pelo oponente (incluindo por batalha ou efeito) e enviada ao cemitério: Você pode descartar 1 carta da mão para selecionar 1 monstro Warrior de Level 4 ou menor do seu cemitério e adicioná-lo a sua mão.

Antes de falar da Carta da Semana, vamos falar da mais recente surpresa: Noble Knight Joan, vinda também no Cosmo Blazer. Esta carta veio diretamente do OCG, provando que os Noble Knights são mais antigos do que pensávamos. Ela se chamava Holy Knight Joan no OCG, então provavelmente quando os Noble Knights exclusivos do TCG forem para lá receberão esse nome (Se forem). O efeito da Noble Knight Joan abrange todos os monstros Warrior de Level 4 ou menor, inclusive ela mesma, e ela se dá muito bem com o archetype, buscando outros membros para a mão e usar no próximo turno – Ex: Como o Gawayn.

300px-ArtorigusKingoftheNobleKnights-CBLZ-EN-UR-1E

Artorigus, King of the Noble Knights
RANK 4 / LIGHT
ATK: 2000 / DEF: 2000
Warrior / Xyz / Effect
2 Level 4 “Noble Knight” Monsters
Quando esta carta é Xyz Summoned: Você pode selecionar até 3 “Noble Arms” Equip Spell Cards com diferentes nomes em seu cemitério e equipá-las nesta carta. Uma vez por turno, você pode remover 1 material Xyz desta carta para destruir qualquer número de Spells e Trap Cards no campo até o número de “Noble Arms” Equip Spell Cards equipadas nesta carta.

Só para não esquecerem do efeito dele ^^

Agora sim podemos ir ao que realmente interessa. A carta que deu nome a esse post, merecidamente: O rei dos Noble Cavaleiros, Artorigus.

Vocês já devem ter se perguntado porque o nome dele também é Artorigus como o primeiro monstro que apareceu na continuação do post. Bom, a resposta é simples: Noble Knight Artorigus é quando Artorigus começou a sua jornada, como dita em sua descrição: “Era o primeiro de muitos feitos tão grandes”, ou seja, após encontrar a Noble Arms – Caliburn, Artorigus se torna rei e lidera um grupo de Noble Knights.

Antes que eu me esqueça, os Noble Knights são baseados nos contos do Rei Arthur, sendo Artorigus o personagem principal – Artorigus quer dizer Arthur no inglês antigo –, Gawayn e Laundsallyn (Também conhecido como Lancelot nos contos) como seus companheiros de batalha. Gawayn usando a Noble Arms – Gallatin e Laudsallyn a Noble Arms – Arfeudutyr (repare nas artworks).

Sendo assim, a única que não faz parte desses contos é a Joan, que faz referência à Joana D’arc, uma heroína francesa que realmente existiu e é foco de estudo em vários países (Aqui no Brasil nem tanto). Então podemos imaginar que os Noble Knights continuarão a existir, vindo de contos paralelos do mundo.

Mas agora finalmente falando do Rei Artorigus:

Sua invocação é extremamente fácil e pode ser conseguida de várias formas. Antes a mais comum era usar o Recue Rabbit para invocar 2 Noble Knight Artorigus diretamente do deck para invocar um Xyz de RANK 4 qualquer e pode ser aproveitada para invocar o boss do archetype.

Combinando Noble Knight Artorigus ou Noble Knight Medraut (sem nenhuma Equip Spell) com Noble Knight Gawayn que pode ser invocado da mão sem nenhum problema quando se tem algum desses dois em campo. Rápido e prático.

Usar o efeito do Noble Knight Medraut enquanto possui uma Noble Arms é uma boa opção também, chamando um Artorigus, Gawayn ou Joan diretamente do Deck e depois destruindo a própria Equip Spell dele para tornar seu Level 4 e permitir a invocação do Artorigus King. Também você pode usar esse efeito para chamar um Ignoble Knight of Black Laundsallyn, destruir a Equip Spell, usar seu efeito para equipá-la novamente no Medraut e então efetuar uma Xyz Summon de RANK 5 com 2 materiais DARK.

Essas são as três principais estratégias, mas claro que temos as tradicionais usando cartas não específicas como Double Summon, Monster Reborn / Call of Haunted para ter facilmente os 2 Noble Knight em campo o mais rápido possível.

O efeito do Artorigus, King of the Noble Knights é extremamente ótimo, ganhando a fama de ser um Zubaba General tunado. Pode equipar até 3 Noble Arms do cemitério nele quando invocado (aumentando seu ATK para 3500 se equipado com Gallatin e Caliburn, e destruir cartas Set se equipado com Arfeudutyr), se tornando apenas com isso o melhor monstro de RANK 4 em termos de ataque e defesa. E se o oponente tentar destruir as Equip Card dele seus efeitos serão ativados e então elas retornam.

O segundo efeito é quase um Heavy Storm, podendo todo turno destruir cartas mágicas ou armadilhas no campo até o número de Noble Arms equipadas nele, incluindo as próprias Noble Arms para equipá-las em outros Noble Knight que você controla. Ou seja, além de destruir a Backrow do oponente, Artorigus King também pode presentar suas Noble Arms para outros Nobre Cavaleiros.

Ou seja, tanto o primeiro quanto o segundo efeito da nossa carta de destaque fazem dela uma excelente boss-card para o archetype!

A última parte do post, como de costume, os Decks!

1Rtyx4J

O primeiro deck é quase um Noble Knight puro, com excessão do Elemental HERO Sparkman que os ajuda por ser um monstro Normal LIGHT e ser buscável por Rescue Rabbit. No teste que eu fiz, consegui ter controle do jogo por algum tempo, só que não consegui usar o Artorigus King por falta de Equip Cards no cemitério.

Coloquei 3 Artorigus King no Extra só para demonstração, mas em alguns casos você pode substituir ele por outro Heroic Champion – Excalibur. Em alguns casos é preferível usar o Daigusto Emeral para reviver um Noble Knight Artorigus e invocar um Noble Knight Gawayn da mão para enfim chamar o Artorigus King.

Enfim, é um deck bem básico (Não é o MELHOR do mundo porque fui eu que fiz, mas gostei desse) e que mostra a jogabilidade ainda sendo desenvolvida dos Nobre Cavaleiros…

mpX8GsO

O segundo deck é a minha tentativa (frustrada?) de misturar os Noble Knights e monstros DARK para uma plataforma Chaos, aproveitando o Ignoble Knight e várias Spells. Não testei muito bem já que estava fazendo este post atrasado – sorry.

GALpROz

O terceiro do dia eu encontrei no canal TheRuneCrusader23, um bem interessante por usar o Photon Thrasher e não ser 100% focado no Artorigus King, mas ser útil de mesma forma. Também tem o Honest que combina com o atributo dos Nobre Cavaleiros (esqueci de colocar ele no primeiro deck por falta de espaço).

Também é uma versão mais control de campo, contendo várias cartas armadilhas poderosas e mágicas eficientes (as de sempre, portanto, eficientes). O extra deck esta bem equilibrado com Xyz de RANK 4 e 5 (só senti falta de um Shock Master ou Ouroboros).

2uhLKnF

O quarto e último deck foi colaboração do Lucas Gaspar, que ele descreveu assim: “Foco no Swarm dos Normal LIGHT com Gawayn; Neos Alius combando com Gemini Spark; Para controlar o campo do oponente junto MST; As equips estão ai para ajudar no Xyz Warrior e também para reforçar o ataque de monstros como Stratos que vem sozinho em campo; Miracle Fusion faz shining ser o beater do deck, podendo reciclar Neos Alius para um rank 4 com Gawayn; Threatening Roar é a trap menos vulnerável para MST e para o oponente por uns turnos, com Starlight Road para combater o backrow que vier a destruir as equips ou monstros; e Trap Stun para dar uma segurança na hora de controlar o jogo.”

 

Pronto, tirei o blog da miséria quanto aos decks nos CDS (Carta da Semana). Qualquer dúvida a respeito de qualquer deck acima deixe nos comentários!

 

Enfim, os Noble Knights ainda estão em desenvolvimento. Podem ter certeza que no booster Lord of Tachyon Galaxy do TCG teremos mais membros ou suportes para eles. Por estarem presentes em pequenas quantidades em boosters diferentes, os Noble Knights realmente se tornam nobres e difíceis de colecionar. A solução é a Konami lançar um booster ou deck baseado neles mais para a frente, de modo fácil de encontrá-los. Eu estava pensando em um Structure Deck, mas acho difícil por enquanto.

 

Então é isso galerinha, semana que vem tem mais. Não esqueçam de enviar seus comentários (feedback) dizendo o que acharam do post, dando sugestões e etc. Finalmente terminei o post, depois de mais de quatro horas! Então vou lá tomar meu café. Até mais!

Comentários
9 Comentários

9 Comentários:

Anônimo disse:
26 de janeiro de 2013 às 13:55

parabens Cyberblue, ótimo post, deve ter dado muito trabalho escrever tudo isso e ainda fazer quatro decks diferentes, continue assim

LG disse:
26 de janeiro de 2013 às 14:17

Belo Post Blu! Eu sou fã dos Noble já, sei que eles vão ter muitos suportes ainda, pois equip spells merecem um destaque! Além da arte deles serem foda *-*

E valeu por postar meu deck, ele tá rodando bem, mas é um 4fun ainda, pretendo melhorar ele com o tempo o/

Unknown disse:
26 de janeiro de 2013 às 14:43

Medraut equivale a Mordred o traidor que feriu mortalmente o Rei Arthur em sua ultima batalha, o que explica a transformação dele em Dark quando se equipa com alguma das espadas.

Cyberblu disse:
26 de janeiro de 2013 às 15:30

Boa observação @Gulherme, e tem razão (Pesquisei na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mordred), valeu por compartilhar conosco!

dragonlord disse:
26 de janeiro de 2013 às 18:45

desde a primeira vez que eu vi o Artorigus King me apaixonei por ele, e agora acredito que também lancem uma Noble Arms daquela armadura neon dele

Labyrinth Wall disse:
26 de janeiro de 2013 às 20:19

arquetipes assim que são foda!!
tendo o própriio Rei!! =D

bom post Blusoviski

Anônimo disse:
28 de janeiro de 2013 às 16:36

Eu quero o Merlin eheheheehehehe

Lancelot, Constantino, Merlin, Percival, Tristão......

Anônimo disse:
28 de janeiro de 2013 às 16:36

Távola Redonda = field dos Noble Knights.

Unknown disse:
30 de janeiro de 2013 às 21:54

Távola Redonda seria um Spell de invocação. O field mesmo seria a ultima batalha "Batalha de Camlann" que teria na artwork um soldado matando uma cobra. Legal que "Fairy of the Spring" http://yugioh.wikia.com/wiki/Fairy_of_the_Spring combina com o Archtype por ser baseada na Fada que entrega a nova espada do Rei Arthur quando a Excalibur original é destruída.