24 de abril de 2013

Metagame I - Hidden Arsenal 7


Eai Galera o/

Finalmente eu volto a falar do Metagame aqui no blog, onde meu último post sobre ele foi a mais de um mês atrás, através do E-Dragon: Tidal. O que mudou de lá até aqui ? Muita coisa. Eu ainda to me adaptando ao novo estilo de jogo, mas ainda to bem distante já que o DN, minha principal plataforma, está com problemas. Mas, e o PRO ? Ainda estou tentando me adaptar a ele, pois mesmo com todas as vantagens e desvantagens do DN, ele é um aplicativo bem fácil de mexer pelo tempo de mercado, enquanto o PRO ainda é algo novo para mim. Não entrando no mérito dessa discussão, vamos mudar o foco para o que interessa: Hidden Arsenal 7 - Quais cartas serão interessantes para você, no TCG ?



HA07-BoosterEN

 Nesse mês de abril é a chegada de um produto que mudará rumos no TCG: O Hidden Arsenal 7. Para quem não conhece, ele é o booster que irá trazer para nós o atual Anti-Meta universal, os Evilswarm. Porém, não somente eles, já tão badalados por sua disputa chata com os E-Dragon e Prophecy no OCG, vem também outras cartas chaves e sua counterpart: Constellar.




Evilswarm tem sua build voltada para o seu boss, Ophion. Com ele vem o que eu chamo de Kit-Quick. Quick-Spell cards que o fazem ficar imbatível em campo até seu oponente preparar tudo para a chegada da fudedora de estratégias, Eradicator Epidemic Virus. As Quicks mais comuns são as Proibidas Lance ou Dress e a Infestation Pandemic (Imagens Abaixo).



Geralmente, um quadro comum de se achar é um Ophion com Pandemic e mais uma backrow, que geralmente é uma Dimensional Prison/Compulsory Evacuation Device ou as Forbiddens acima. Não se desespere, ainda tens sempre uma solução. E outra, não pense que vai resolver tudo em um turno, porque a menos que tenha uma Heavy Storm na mão, precisará de sangue frio e concentração.

A solução é mesmo correr para estratégias como Rank 4 e 3 de alto ataque, sendo a solução ideal para tal situação é o Gem-Knight Pearl e Acid Golem, com seus altos 2600 e 3000 de ataque e invulnerável a Fiendish Chain, como é o caso só do Pearl, bate Ophion. O problema é a outra defesa que o grandão pode ter, sendo fundamental Typhoon's nesse momento, por isso recomendo sempre o uso de 3 delas.

Problemas caso seu deck não possa correr aos tais Rank 3 e Rank 4, tenha sempre no main algo como um Grand-Mole ou Snowman Eater, que são cartas que pegam o adversário de surpresa e te mantém no jogo. Pode ser um absurdo o que eu falo, mas elas são cartas genéricas e que podem ser bem-vindas em qualquer momento do jogo, não só contra os Evilswarm.

Quem não tem problemas contra Evilswarm, os Constellar chegam ao TCG com status de indefinição. Alguns TOPs no OCG, a recém descoberta de uma fórmula que fez a tão buscada consistência ao deck existir, faz o deck se encontrar no meio do Tier 2 do jogo, mas suas fracas matches contra decks absolutos no TCG como Fire Fist e Mermail podem custar bastante o sucesso do deck entre os jogadores. Como um jogador absoluto do deck admito que não vejo se o deck terá espaço ou não no meta daqui, e o principal: Como armarão o deck aqui, com Bear e Gorilla, só com Bear, sem Fire Fist, se usarão Dimensional Fissure ou não no Main Deck, se a "tardia" chegada do Sombres no booster Tachyon Galaxy fará ele ser substituído pela Rebirth, que é outro fator que faça o deck ficar menos letal... Muitas possibilidades cercam esse deck que terá muito o que provar no jogo desse lado do mundo, mas digo que a forte tendência do deck para jogar sem problemas com Dimensional Fissure/Macro Cosmos pode ser um diferencial enorme para que muitos jogadores usem o deck no começo de sua vinda para cá, e depois o mesmo caia no esquecimento caso não tenha sucesso nos primeiros torneios. 


Resumindo sobre Constellar e Evilswarm, essa será uma relação entre Luz e Trevas, onde jogadores tentarão sobrepor um ao outro. Enquanto terá uma leva usando "Ophion-Lock" com a versão Verz Rabbit que é a forma mais consistente na minha opinião enquanto o Evilswarm Kerykeion não chega, para pegar decks como Agent, Mermail, Prophecy, Elemental Dragon (Os dois últimos em um futuro mais "distante" aqui no TCG), teremos uma gama de decks indo contra a maré e usando Constellar para combatê-los por sua facilidade. Outros decks como Inzektor, que não estão tão rápidos como antigamente, mas ainda rendem no jogo, Fire Fist e Wind-Up podem aparecer como opções.


 
Falando em Wind-Up's e Fire Fist's, ambos decks podem ser os maiores exemplos que o Daigusto Emeral pode ser determinante em um duelo, principalmente os brinquedos da Konami, sendo importante no Midgame deles, se aquela Pot of Avarice marota não aparecer. Mais que isso, essa carta será importantíssima para invocar aquele Beast-Warrior Normal que tens em sua variante Fire Fist que use de Beast-Warriors Normais que equipados na Damage Step consigam abater poderosos monstros.



Beast-Warrior atualmente lembram decks FIRE e automaticamente me vem a cabeça uma carta: Rekindling. Porém, ela não resolve sozinha quando o assunto é o deck Laval. Queridos e fortes no OCG, com a chegada da Molten Conduction Field, que tem o efeito de mandar dois Laval Volcano Handmaiden Laval para o cemitério e assim montando uma esperada vantagem quando a Rekindling chegar e até finalizar o duelo com Synchros poderosos. 





Synchro lembra cemitério. E o Hidden não esqueceu dessa zona. Lavalval Chain vem chegando para ser mais uma opção genérica de Rank 4, acelerando diversos decks que precisam daquele monstro no cemitério se a limitada Foolish Burial não chegar. Hornet para Inzektor, Grapha para Dark World, Phalanx para Dragunity, Spore para Plant Synchro, muitas cartas deviam estar no cemitério para dar continuidade a jogadas em decks. Esse é só o primeiro efeito; O segundo efeito traz algo pouco usado ou pouco pensado, mas eficiente: Colocar monstros no Topo do Deck. Rescue Rabbit é o maior dos exemplos que poderia ser beneficiado desse efeito, sem contar Bosses como DAD e BLS que ficam a espera de apenas um turno para decidir aquele duelo.


Sobre as 3 cartas que destaquei, elas serão mais vistas pelas opções que trazem a várias decks jogados aqui no Brasil, sendo um meio talvez mais barato de resolver problemas de inconsistência. No caso da Molten ela será o marco para os Laval aqui, ela era a peça que faltava para que muitos jogadores tenham coragem de usar o deck nas nossas terras e até nos EUA. Mais variedade, mais trabalho na hora do Metacall, mais cartas de Side a se pensar.


Somente essas cartas interessam ? Não, claro que não.





Gem-Knight Zirconia é o Fusion que faltava para os Extra Deck dos Gem-Knight, pois esse archtype não roda sem pelo menos um deles como Beater de muitos monstros que outros Fusion com efeitos poderosos deles não podem alcançar, abrindo espaço para maior agressividade e até OTKs por parte desse deck; 

Gishki Zeal Gigas é a carta chave que falta para amantes dos Gishki se revelarem, ela poderá agora proporcionar OTKs e uma gama de jogadas maiores ao deck, tendo agressividade e velocidades esperadas do deck;  


Gem-Knight Lazuli é mais uma peça poderosa dos Gem-Knight para rodar cartas entre a mão e o cemitério, sendo o Lazuli uma peça que garante uma perda menor de mão se usada para uma posterior Fusion do Zirconia ou para ativação de algum efeito que necessite de descarte.

Tin Goldfish é o melhor reforço dos Machina Gadget e variantes que eles receberam desde sua chegada aqui. Graças a ele, o Swarm dos Gadget e o search é garantido, a menos que Effect Veiler apareça, onde o Goldfish ainda é buscável por Gear Gigant X. Não somente isso, agora além de facilitar Rank 4 dos poderosos Machine, ele tem a vantagem de ser WATER e poder ser material de Bahamut Shark e o leque de combos que esse monstro Rank 4 abre com seu efeito;

Uma Observação para:


Evilswarm Thunderbird: Para mim, um dos monstros mais versáteis do jogo, escapar de ser destruído e se proteger, pode aparecer em decks muito criativos em nossas terras, e nos EUA também, o maior exemplo disso, é que podemos ver decks parecidos com o Chain Beat, um deck anti-meta, que baseado no Wind-Up Rabbit e nele, repleto com média de 20 a 25 Armadilhas, destroi tudo do oponente para abrir caminho para ataques desses monstros. Outra ótima opção para Rank 4 que veremos não só em decks Evilswarm, mas também opção maravilhosa para Synchros, já que ele pode ser um não tuner perfeito.


Então, vale a pena comprar o Hidden Arsenal 7 ?

Sim, vale. Para aqueles que ainda não tem um deck competitivo ou quer sair da internet e ir para a vida real é um excelente começo para entrar de cabeça no Meta com os decks Constellar ou Evilswarm; Para aqueles que já estão, aproveitem as boas e até agora únicas opções de melhorar seus decks com os suportes descritos; Para aqueles que tem muitas cartas e não tem um deck competitivo para esse formato, e as vezes tem um Laval ou Gem-Knight, mas que faltava uma carta e outra, esse produto vem trazendo as soluções; Para aqueles que não acreditam que esse produto não irá vingar, espere o YCS New Jersey e os campeonatos feitos pelo mundo.

Então, por hoje é só. Espero que tenham gostado tanto quanto eu do post. Comentem ^^

Comentários
8 Comentários

8 Comentários:

Labyrinth Wall disse:
24 de abril de 2013 às 00:59

Lavalval Chain e Daigusto Emeral como Secret Rares, até dói meu coração!!!

hoje eu descobri uma coisa, eu odeio o meta-game!!!
deve ser porque tomei uma surra no regional desse domingo!!

dragonlord disse:
24 de abril de 2013 às 01:11

O metagame desse formato esta bem chato mesmo, desequilibrado.

Adriano disse:
24 de abril de 2013 às 10:47

Imaginem Constellar Star Chart nesse video:
http://www.youtube.com/watch?v=xYJjm_Iied0

Ah, e eu vou conseguir 3 Lavalval Chain,custe o que custar!

Porthos disse:
24 de abril de 2013 às 13:06

Sdds expectativa de Lavalval Chain sair commum, o jeito agora é rezar pra ele sair baratinho em algum extra booster e.e

Adriano disse:
24 de abril de 2013 às 15:03

Lavalval comum? Tá de sacanagem,né? :-P

Labyrinth Wall disse:
24 de abril de 2013 às 18:30

Lavaval Chain não será menos de 50 reais!!

LG disse:
24 de abril de 2013 às 19:02

Infelizmente o preço avulso dessas cartas vai ser um absurdo. Por isso, dependendo do preço desse produto (HA7), pode ser acessível esses monstros a todos.

Labyrinth Wall disse:
24 de abril de 2013 às 20:05

eu arrisco comprar uns 5 boosters!!
se não vier nada de bom, eu desisto!! xD