31 de maio de 2013

Simbolismos em Zexal: Pandora’s Box

artigo4

Algumas semanas atrás o GabrielX me mostrou um post na Neo Ark Cradle onde um dos admins falava dos simbolismos presentes no anime Yu-Gi-Oh! Zexal, então pesquisei bastante sofre o assunto em outros fóruns e sites até tirar algumas conclusões que quero passar a vocês nesta nova série de artigos que estou começando hoje.

Nesta primeira parte vamos falar sobre o que motivou a Konami a criar a base do enredo anime, que foi baseada no mito grego de Pandora;



Demonic_DoorYuma e a porta demoníaca dos seus sonhos. Imagem do episódio 1 do anime.

Logo ao assistir o primeiro episódio da série podemos ver traços do mito grego da Caixa de Pandora.

Segundo o mito, Pandora foi a primeira mulher na Terra. Zeus deu ordem à Hefesto, o deus artesão, para cria-la, e este a fez usando água e barro. Os deuses presentearam Pandora; Athena lhe vestiu, Afrodite lhe deu beleza, e Hermes lhe deu a fala.

Quanto Prometeu roubou o fogo do céu, Zeus se vingou apresentando Pandora à Epimeteu, o irmão de Prometeu. Com isso, Pandora recebeu um lindo recipiente – com instruções para não abrir custe o que custar. Movida por sua curiosidade (dada a ela pelos próprios deuses), Pandora abriu o recipiente, e todo o mal que estava contido nele se espalhou pela Terra. Ela se apressou em fechar o recipiente, mas todo o seu conteúdo havia escapado, com exceção de um que estava em seu fundo – O espírito da Esperança chamado Elpis.

Pandora, profundamente triste com o que tinha acabado de fazer, temeu enfrentar a ira de Zeus, já que havia falhado em seu dever de não abrir o recipiente, no entanto, Zeus não puniu Pandora, porque sabia que isso ia acontecer.

Fonte: Wikipédia;

Agora que estamos familiarizados com esse capítulo da mitologia Grega, podemos começar as comparações. Se você não assistiu pelo menos o primeiro episódio de Yu-Gi-Oh! Zexal, talvez não compreenda muito bem onde quero chegar.

Yuma Tsukumo recebeu a Chave do Imperador de seu pai, Kazuma Tsukumo e desde então sonha todas as noites com uma misteriosa morta demoníaca e uma voz que diz “Quem abrir esta porta vai obter um novo poder, mas em troca vai perder o que lhe é mais precioso”. Durante o duelo contra ‘Shark’, Yuma vê a porta novamente em sua frente, e usando a Chave do Imperador que ganhou de seu pai, abre a porta.

Logo Astral aparece, e uma única carta em branco aparece no Extra Deck de Yuma. Astral é o espírito que acompanha Yuma durante o anime inteiro, e o seu objetivo é coletar 100 monstros “Numbers” que são partes de sua memória para que tanto a Terra quanto o mundo de onde veio, Astral World, não corram perigo.

AstralNumber_39

Yuma ganha de Astral o seu novo monstro ás: Number 39: King of Wishes, Hope, ou em versão americana, Number 39: Utopia! A tradução do nome em japonês é “Rei dos Desejos, Esperança”.

Mais tarde, já no começo da quinta temporada, vemos uma projeção holográfica do pai do Yuma, Kazuma Tsukumo que até então estava desaparecido. Kazuma havia gravado aquela mensagem à bordo do D.D. Airship como se soubesse que Yuma usaria a Chave do Imperador para libertar Astral, e diz que eles devem encontrar as memórias de Astral, os “Numbers”, para selar um grande mal.

 

Agora podemos relacionar as coisinhas:

- Yuma recebeu a Chave do Imperador de seu pai, Kazuma, assim como Pandora recebeu a caixa contendo todos os males da humanidade de quem ordenou a sua criação, Zeus;

- Yuma foi movido pela curiosidade que dizia em sua mente que quem abrisse a porta dos sonhos ganharia um novo poder, mas perderia algo, e usou a Chave do Imperador para isso. Pandora abriu a caixa que havia ganhado de Zeus movida pela curiosidade que os próprios deuses lhe haviam concedido;

- Quando a porta se abriu, Yuma ganhou o espírito Astral e o Número 39: Rei dos Desejos, Esperança, mas junto o dever de coletar os outros 99 Números para recuperar as memórias de Astral. Pandora liberou todo o conteúdo da caixa, restando apenas um: O Espírito da Esperança, Elpis.

- Pandora pensou que Zeus ficaria bravo com o que tinha feito, mas este não fez nada pois sabia que ia acontecer. Kazuma também sabia que Yuma iria abrir a porta dos seus sonhos com a chave que ele lhe havia presenteado.

Então digamos que o objetivo de Yuma e Astral é “encaixotar” todos os “Numbers”, que representam o mal da humanidade, de volta na “Caixa de Pandora”.


No próximo dessa possível série, vamos falar um pouco mais sobre Yuma, Astral e o Number 39: King of Wishes, Hope, revelando então mais simbolismos escondidos na produção do Zexal. Deixe o seu comentário do que achou, se quer que esses posts continuem e se tornem uma série ou se é inútil. Até mais!

(Obs: Tinha escrito esse post faz algum tempo, só ontem lembrei que tinha ele no meu computador).

Comentários
18 Comentários

18 Comentários:

Anônimo disse:
31 de maio de 2013 às 10:13

nossa, quanta coisa que eu nunca imaginei que seria possível, que extraordinário bom post

Anônimo disse:
31 de maio de 2013 às 11:28

Por falar em Pandora, uma trivia legal...

No Yugioh, tbm temos a nossa Pandora Aqui ela:
http://yugioh.wikia.com/wiki/Forbidden_Chalice
http://yugioh.wikia.com/wiki/Forbidden_Dress
http://yugioh.wikia.com/wiki/Forbidden_Lance

Labyrinth Wall disse:
31 de maio de 2013 às 12:16

cara, que foda!!
tudo faz sentido, sempre soube que o Utopia significava esperança, mas nunca associei a esse mito da caixa de Pandora!

ótimo post Blusson =D

Anônimo disse:
31 de maio de 2013 às 13:20

pow legal, parabéns

Unknown disse:
31 de maio de 2013 às 13:25

Post bem bacana, a única coisa que eu sabia sobre o número 39 é que ele é o guerreiro que transforma o caos em esperança, não sei como não associei isso a história da caixa de pandora(sendo que adoro mitólogia grega). Espero que continue(se não quiser morrer), parabéns pelo post.

Cyberblu disse:
31 de maio de 2013 às 14:44

Por um segundo esqueci de mencionar as Forbidden no post, valeu lá anônimo em cima.

Emerson, eu também nunca tinha associado a história de Pandora com Zexal, só por causa da Neo Ark Cradle mesmo xD

Anônimo disse:
31 de maio de 2013 às 15:34

então é por isso que o yuma é bixa no anime e no manga

Anônimo disse:
31 de maio de 2013 às 15:44

aff quem falou que o yuma é bixa?

Anônimo disse:
31 de maio de 2013 às 15:44

se você diz isso então prove

Anônimo disse:
31 de maio de 2013 às 16:13

calma

Unknown disse:
31 de maio de 2013 às 16:37

Daora, continua.

Anônimo disse:
31 de maio de 2013 às 17:14

essa imagem diz o contrário https://pbs.twimg.com/media/BKKOCJ4CUAIUT4u.jpg

Anônimo disse:
31 de maio de 2013 às 18:39

O interessante também é que por conta dessa história de Elphis que tem a frase "a esperanã é a última que morre" (Que sai da caixa, no caso) - O hope também "é o último que morre", já que ele tem um efeito de se proteger duas vezes

Dahora, continua senão o Emerson cangaceiro vai te mostrar como é po mundo à dois palmos debaixo do chão XD -q

Unknown disse:
31 de maio de 2013 às 19:26

@Enzzo Sato: Como adivinhou que eu sou nordestino? E pu fala nisso a coisa que eu menor gosto é de um cabra ameaçando outo pelu nomi de outa pessoa sabia? :#

Cyberblu disse:
31 de maio de 2013 às 20:53

Trollado por um anônimo lá em cima (#xatiado)

@Enzzo, sério que a história de Elphis que tem essa frase? Puxa, ta bem informado hein

Anônimo disse:
31 de maio de 2013 às 22:55

@Emerson: Acho que você falou um diA. Mas vish agora eu to ferrado, se eu não acordar amanhã...

@Blu: Isso mesmo. Mas você explicou tudo direitinho lá. Tá de parabéns, entretanto nossos amigos HUES explicam melhor ainda: http://4.bp.blogspot.com/-TJ1VPL2CGHs/UalTyVigdMI/AAAAAAAAFrQ/oOB2uQeavJ4/s1600/Untitled.png

Cyberblu disse:
1 de junho de 2013 às 14:01

Muito melhor, Enzzo, só que essa imagem diz o contrário: https://pbs.twimg.com/media/BKKOCJ4CUAIUT4u.jpg (kkkk

Anônimo disse:
1 de junho de 2013 às 15:13

yugioh e god of war