3 de junho de 2013

Metagame III - Transtarn Impact !?


Eai Galera o/

Vamos a mais uma matéria voltado ao Metagame, dessa vez tratando de uma carta que foi lançada no booster Judgment of the Light: A Normal Spell Card Transtarn. Essa mágica veio para iniciar jogadas, aparecer no Midgame, e até ser aquele empurrão para finalizar duelos, Special Summons Key Monsters, mas... ela é mesmo tudo isso ou apenas mais uma carta genérica ?




Para quem ainda não a conhece, como eu disse, Transtarn veio no JOTL com um efeito bem bacana, propondo algo bem simples: Trocar seu monstro no campo por um monstro do deck, um nível acima, do mesmo tipo e atributo.


Bem, olhando para a parte de cima do jogo, não vemos muita alteração com a chegada dela. Prophecy, Dragon Ruler, Mermail e nem Evilswarm tem algum avanço com essa carta em seus decks, justamente pela restrição do mesmo tipo e/ou atributo.

Porém, descendo de Tier... vemos que alguns decks podem ganhar com essa carta, visto que precisam de um empurrão em consistência ou a presença de Key Cards mais rapidamente em campos para combater o Big 4 do Meta atual...

______________________________________________________________________

Tier 2:


Fire Fist: Sim, eles ganham muito com a chegada dela. Reparem que quase todos, (todos) são Beast-Warrior e Fire, condições perfeitas para encaixar Transtarn. Porém, ela esbarra na preferência dos jogadores, que dificilmente saem da versão Dino Fist, que pouco precisa dela para algo. Enquanto isso, no OCG ela pode ser usada em uma versão Level 3 dos archtype, como vemos na decklist abaixo:



Basicamente, ela se encaixa em acelerar o deck de forma que ele possa se virar com algum Fire Fist Level 3 flutuando em campo, onde usando-o como alvo, Bear pode ser invocado para o controle do campo. Eu ainda tenho umas ideias quando a um deck chamado Swallow Control, usando uma base Level 4 dos Fire Fist, como Gorilla e Bear como alvo da Transtarn, trazer facilmente Swallow a campo, e com o boost das Spells e armadilhas ele ser o Beater do deck, e ainda fazer os monstros serem imunes a Prison, Bottomless, Compulsorys, Big Eyes, Infantrys do oponente por causa de seu efeito.


Karakuri: O deck formado totalmente por monstros Machine do atributo Earth foi um dos decks mais falados quando essa carta chegou. Usando uma Ninishi ou um Nishipachi como alvos, traga um Kuick para ativar o efeito dele quando destruir um monstro do oponente por batalha e fazer mais Synchro 7 e 8, ou traga o Saizan, único Tuner Nível 4 do Archtype para Synchros também. Outra forma legal é usar Merchant depois de invocado, adicionar um Karakuri Tuner a mão, usar Transtarn, trazer Ninishi e baixar aquele Tuner buscado anteriormente para Synchro. Recomendo 1-2 Transtarns no deck.

Infernity: Posso afirmar com toda certeza que o Judgment of the Light foi o melhor booster para os Infernitys desde sua saída do Tier 1. O Handless deck teve reforços pontuais como o Trick Archfiend, que busca seu monstro chave do deck, Infernity Archfiend e a Transtarn. Agora juntando esses duas duas cartas, uma para Search e outra para Special Summon, o deck tem tudo para crescer no formato. Transtarn pode usar como alvo o Infernity Necromancer e o próprio Trick Archfiend para trazer a campo um Infernity Archfiend ou um Stygian Street Patrol, Cartas chaves para fazer Lavalval Chain em campo, ou buscar a Infernity Cards, como Launcher ou Barrier no deck.

http://i.imgur.com/95gqwJF.png
Obs: -1 Baron; +1 Darkfire Dragon


Decklist de um amigo, Philip fez um Infernity com umas Techs bem diferentes do que estamos habituados a ver. Instant Fusion dá o material que pode faltar ao Lavalval Chain, deixando o Patrol de uma possível Open Hand menos dead, enquanto o Pinpoint Guard é uma bela carta usada na Battle Phase que pode reviver o Necromancer e recomeçar um campo vazio seu, sem contar que para a battle phase do oponente.

______________________________________________________________________

Tier 3:


Inzektor: Os Insetos também ganham com a chegada dessa carta, mesmo eles já tenso a Insect Imitation como uma carta Searcher de monstros, Transtarn pode ser muito bem encaixada no deck, usando Ladybug como alvo e trazendo um Dragonfly e começando as putaria que fez todos odiarem o deck. Ou usar um Centipede como alvo para trazer um Hopper e finalizar um duelo com um ataque direto ao oponente. Aí vai uma Decklist com Transtarn encaixada no deck:




Blackwing: Os Asas Negras também ganham com a Transtarn, por serem todos Winged-Beast e do atributo Dark, eles são bons alvos para ela, que pode deixar mais viável a vinda de um Sirocco e posteriormente usá-lo com Vayu no cemitério. Trazer um Bora ou Shura a partir de um Nível 3 também, como trazer um Gale a partir de um Blizzard com Transtarn. Muitas são as possibilidades, aumentando o Swarm do deck. Recomendo 1-2 no deck.

Agent: E as esquecidas fadas ? Alguém ai ainda as usa ? É, eu comecei a usar por causa da Transtarn, e confesso que dos decks testados, esse foi o que eu mais usei e mais posso falar a respeito. Pois bem, o deck tinha um jogo baseado no Swarm da Vênus, buscada pela Earth, com as Mystical Shine Ball para fazer Gachi e segurar o jogo com um monstros que se livra da destruição duas vezes e um beater de 2000 pontos para segurar o Oponente até o momento de baixar o Boss Master Hyperion ou o Locker Archlord Kristya. O tempo passou, o deck continuou com o mesmo jogo, mas o metagame cresceu, evoluiu, ficou mais rápido. Com isso a Transtarn entra para fazer a leve alteração: Com ela, o Swarm que era Gachi e Vênus, agora é composto por Gachi e Zenmaines ou continua com Gachi e Vênus, mas de forma mais rápida e pressionando o oponente. Como ? De 3 maneiras:

  1. Tenha Mystical Shine Ball e Transtarn: Normal Summon Mystical Shine Ball e use Transtarn nele. Invoque Vênus, Pague 1000 LPs; Dois MSB e depois Gachi. No primeiro turno, o que antes era só possível com a presença da Vênus. Resultado: Gachi com 2200 DEF e Vênus de 2000 ATK; 4 Cartas na Mão.
  2. Tenha The Agent of Mystery - Earth e Transtarn: Invoque Normalmente Earth, busque Vênus para sua mão. Use Transtarn com Earth de Alvo; Traga outra Vênus. Use o efeito da Vênus, Pague 1000 LPs; Dois MSB e depois Gachi. Resultado: Gachi com 2200 DEF e Vênus de 2000 ATK; 5 Cartas na Mão.
  3. Tenha Agent of Creation - Vênus e Transtarn: Invoque Normalmente Vênus, Pague 1500 LPs; Três MSB. Use Transtarn em um dos 3 MSB; Invoque outro Vênus. Faça o Xyz Gachi e o Zenmaines. Resultado: Gachi com 2200 DEF e Zenmaines com 1900 ATK e 2500 DEF; 4 Cartas na mão e um "Agent" no cemitério.

No 3 Casos podemos ainda setar uma ou duas Armadilhas, ter uma Hand Trap na mão, com um número de cartas bom na mão (2,3 Cartas). Sem esquecer que graças a Transtarn, usando o Vênus como alvo, dá para buscar o Honest em um Midgame e usar ele para matar um monstro do oponente, e ainda encher o cemitério para a chegada de Kristya ou food para o efeito do Hyperion. Como pode perceber abaixo, outra diferença do Agent antigo para o novo é o número de traps que subiu para atrasar o jogo de decks mais rápidos, e o Fator Ophion: Break. Skill virou Staple nesse deck.

______________________________________________________________________

Outros Combos Possíveis:

Transtarn + Frogs: Abuse do Treeborn Frog para trazer quase todos os outros amigos da família aquática e até o OP Slushy. 

Transtarn + Dandylion: Invoque Dandylion e depois use Transtarn nele; Invoque Botanical Lion com poderosos 2500 pontos de ataque por causa dos dois Tokens que vão ao cemitério pelo efeito do Dandylion.

Transtarn + Ivory/Ebony: Mandando Wyburstar the Ivory Dragon para o cemitério pelo efeito da Transtarn, invoque um Dragão Light Nível 5, ou seja, Hieratics, e ainda adicione um Collapsarpent the Ebony Dragon, que por sua vez, sendo usado como alvo da Transtarn pode invocar um Dragão Dark nível 5, ou seja, Darkflare Dragon. 

______________________________________________________________________

Transtarn Rulings:

  1. Monstros que tenham seus níveis alterados não funcionam com Transtarn, exemplo: Tens um Gagaga Magician em campo, ativa seu efeito e muda seu nível para 6, por exemplo. Usando a Transtarn nele, ele vai ao cemitério não como nível 6 e sim nível 4, ou seja, só irá poder invocar um nível 5 Spellcaster DARK e não um nível 7, como o Dark Magician.
  2. Tokens não funcionam com a Transtarn, pois seu custo só se completa com um monstro no cemitério.
  3. Você pode enviar um monstro do oponente em seu lado do campo (Roubado pelo Big Eye ou Mind Control) para o cemitério dele para ativar o efeito de Transtarn e invocar um monstro com 1 nível maior que o monstro usado, com mesmo tipo e atributo.
______________________________________________________________________

Considerações Finais:

Transtarn a princípio é uma carta que assusta pelo efeito genérico e simples, porém não temos muitos decks que usem e abusem dela, que façam combos apelativos com ela, pelo menos não ainda, pois existem certas cartas que são criadas para um propósito futuro e não para o momento em que foi criada, normal em todo Card Game, mas é inegável que ela já faz uma grande diferença nas mãos certas e no deck certo, como os decks que falei acima, em alguns parecem ser desnecessários ou que não compensam, mas o Meta muda, o modo de jogar e de lidar com Tier Decks muda e ela pode voltar destruindo decks em um movimento. Se o Impacto não é momentâneo, vai ser ainda, pois potêncial essa carta tem.


Espero que tenham curtido da postagem sobre essa carta que eu gostei bastante. Quero saber se vocês usam-a como eu uso, se usam para outros fins, sei lá, comentem amigos e até a próxima. ^^

Obs: Nexus chegou a 1200 Postagens \o/

Comentários
13 Comentários

13 Comentários:

GabrielX disse:
3 de junho de 2013 às 20:08

Gostei do post LG, apesar de já ter visto usarem isso ae tudo, mas tudo bem

De qualquer maneira, discordo dos tiers como tu botou, Tier 3 é muito diferente dissae xD

Ah, de qualquer maneira, eu não lembro quando vi, mas tinha um report de Regional com Transtarn Agents na pojo um dia desses, bem interessante até

Anônimo disse:
3 de junho de 2013 às 20:11

A carta é boa, mas deveria ser quick spell XDDDDD

DanielNostalgiaFM disse:
3 de junho de 2013 às 20:13

Transtarn poderá ser a carta mais cara do mercado superando Dragossack.

Dragossack me enche o saco.

LG disse:
3 de junho de 2013 às 20:19

@Gx: Eu sempre posto as paradas atrasado, sempre. ;/
Tipo, eu até considero Agent e Zektor tier 2.5, até 2, mas não queria especificar muito e precisava dividir o post, generalizando é tier 3 p mim. E p mim é Big 4, mermail e variante tidal tá no meta ainda bro.

Cyberblu disse:
3 de junho de 2013 às 20:47

Gosto dessa carta desde que achei que ela fosse Trap e montei um deck Amazoness zuado com ela. Acho ela boa, apesar das fraquezas que fazem dela não ser tão útil em qualquer deck como deveria (mesmo sendo genérica).

Labyrinth Wall disse:
4 de junho de 2013 às 00:56

"Monstros que tenham seus níveis alterados não funcionam com Transtarn, exemplo: Tens um Gagaga Magician em campo, ativa seu efeito e muda seu nível para 6, por exemplo. Usando a Transtarn nele, ele vai ao cemitério não como nível 6 e sim nível 4, ou seja, só irá poder invocar um nível 5 Spellcaster DARK e não um nível 7, como o Dark Magician."

vai tomate cru rulings =(

Unknown disse:
4 de junho de 2013 às 01:05

Blaster vira Tyrant Dragon, adorava fazer isso e dar lock nas traps da BP do ponente asuhasuhasuhsahu

LG disse:
4 de junho de 2013 às 10:42

@Potter: Essa ruling foi atualizada a pouco tempo, n sabia DDDDDDDDDD:

@Guilherme: Boooa cara, SHUHAUHUHUASHUAHS'

Labyrinth Wall disse:
4 de junho de 2013 às 12:26

pois é LG, nós estávamos até conversando sobre essa carta com Gagaga Magician, eu tb tinha visto, queria ter comentado com vc depois, mas esqueci. D=

Marcio disse:
4 de junho de 2013 às 17:29

@Potter

Mechquipped Angineer e sua evolução

Minha indicação pro wtf e.e

LG disse:
4 de junho de 2013 às 18:24

@Marcio: ACHO que vc tá Topico errado amigo SHAUSHAUSHAUSHAUSHUAHAUHSUAHS' -qqqq

Potter, segura essa. ^^

LG disse:
4 de junho de 2013 às 18:25

Post*

Marcio disse:
5 de junho de 2013 às 18:38

UAHSUHSAUSAHHUSA Deu preguiça de procurar o outro ._. AUSHUAHHUASSA