9 de junho de 2013

[Zx 107 Analysis] Gilag Brincalhão e #DUMAL

episode107

Eae galerinha, como vão? Sei que muitos estavam aguardando o retorno de Gilag no anime mesmo após acabar a série da Rank-Up Magic – Barian’s Force. Eu pensei que seria dessa vez que receberíamos mais cartas “Hand” (Fire e Ice, pelo menos), mas ao invés, podemos ter a confirmação de outras cartas, dessa vez de Level/RANK 2. Acompanhe!



Bom, então vamos começar do começo. Yuma, após passar por quatro ruínas around fuckin globe, decide descansar um pouco em sua casa. A vó de Yuma e a Akari-chan dão uma bronca no garoto pelo seu desaparecimento sem avisar ninguém (Akari <3). É então que na TV passa uma notícia de uma estátua (aquela da imagem acima) encontrada misteriosamente no Duel Sanctuary. Sim, naquele lugar que Yuma duelou com as estátuas dos monstros lendários e mais tarde com o carinha que usava os Ninjas, logo no começo do Zexal.

Yuma e Astral decidem ir investigar o santuário (que está muito bem conservado para ser considerado uma ruína) assim que Roku (o velho das estátuas) conta uma lenda envolvendo um lendário cavaleiro do passado. É claro que Gilag também estava atento às notícias e decide ir verificar a estátua feita em sua homenagem, e ainda consegue chegar antes dos outros até o templo.

No decorrer do episódio, Gilag descobre que aquela estátua na verdade era um Guardião do Número 64, e que está relacionado com a sua história do passado.

Gilag era conhecido como Kiraku Souhachi no passado. Ele havia salvado um guaxinim chamado Ponta e se tornado amigo desse. O tal guaxinim na verdade era um tanuki, um personagem do folclore japonês que suas histórias são sempre engraçadas, diferentes das de raposa que são sérias. Já falamos várias vezes do folclore japonês aqui no blog, como em Carta da Semana #47: Kamaitachi e WTF Konami X (Special Edition), mas sobre os tanukis, é a primeira vez.

Em Zexal, o tanuki tem o poder de possuir o corpo de qualquer pessoa com uma técnica semelhante à que ele está fazendo no banner do post (com um leque da bandeira do Japão). A pessoa possuída pelo tanuki ganha bigodes e um nariz vermelho. O espírito de Ponta que estava aprisionado na estátua de Kiraku Souhachi possui Gilag que duela com Yuma após isso. Outro poder de Ponta é de tomar a forma de qualquer pessoa. No passado ele usou esse poder para ganhar a forma de Gilag e participar de várias batalhas e guerras ao lado de seu dono.

Agora se você reparar, pelo menos três Barians até agora tinham um mascote no passado: Durbe tinha um Pégaso, Misael tinha um Dragão e Gilag tinha um Tanuki. E na hora desses três terem destaque, foram os espíritos guardiões do Numbers que duelaram, Mach e Ponta com Yuma e Jinlong com Kaito.

Okay, chega de enrolar e vamos ao duelo!

Duelo! [Yuma x Ponta]

Quando Ponta tomou o corpo de Gilag, a alma deste ficou aprisionado na estátua que Ponta estava. Assim, o verdadeiro Gilag ficou obrigado a torcer para Yuma ganhar o duelo para trazê-lo de volta. Tudo isso deixa Yuma bastante confuso durante todo o duelo. No turno de Yuma, Ponta toma o corpo dele para ver as cartas em sua mão e criar uma estratégia para destruí-la rapidamente, deixando Yuma sem opções para o próximo turno.

O duelo é bem rápido, mas contou com a presença de cartas novas bem legais.

Yuma Cards:

Dododo Witch
Level ★★★★ 4 / EARTH
ATK: 1200 / DEF: 1600
Spellcaster / Effect
Não pode ser Normal Summoned ou Set. Se você controla uma Spell/Trap Card virada para baixo, você pode Special Summon esta carta (da mão). Você não pode ativar quaisquer Spell/Trap Cards durante o turno que esta carta é Special Summoned.

Dododo Gasser
Level ★★★★★★★★ 8 / EARTH
ATK: 0 / DEF: 3000
Fiend / Effect

FLIP: Selecione e destrua 2 monstros que o oponente controla. Quando esta carta é Flip Summoned: Ela ganha ATK igual a diferença de Pontos de Vida de ambos os jogadores.

Chauchow-chan
Level ★★ 2 / EARTH
ATK: 800 / DEF: 800
Beast / Effect

Quando uma Trap Card do oponente é ativada: Você pode enviar esta carta da sua mão ao cemitério; negue aquela ativação, então você pode usar o efeito da Trap Card negada como se você tivesse ativado para si.

Três novos monstros, que legal. Que milagre o Gagaga Magician não ter aparecido nesse episódio. A aparição desses novos Dododo só pode ser explicada por um motivo, chamado Duelist Pack: Yuma 2, Gogogo e Dododo que será um pack contendo várias cartas Dododo e Gogogo do Yuma. Então não esperem que as cartas desse episódio apareçam no Shadow Specters ou Numbers Hunter.

Dododo Witch me lembrou o Card Breaker do Yusei (5D’s), com um efeito semelhante, porém bem mais útil, já que Card Breaker tinha que enviar uma Spell/Trap virada para cima ao cemitério para ser invocado e só tinha 100 pontos de ATK. Logo, Dodod Witch, se vier com esse efeito, estará presente em vários decks Xyzcentric (inclusive no meu). O deck do Yuma realmente precisava de um monstro feminino para fazer companhia às Gagaga Girl e Clerk.

Apesar daquilo não parecer nada um monstro Fiend, Dododo Gesser tem um efeito legal. É um dos poucos monstros FLIP de Level alto, e o primeiro desse tipo a aparecer no Zexal. Com 3000 pontos de defesa e um efeito ofensivo de destruir 2 monstros que o oponente controla quando ele é virado para cima, e ganhando mais pontos de ataque quando é invocado por virar, aposto que se vier para as nossas mãos teremos alguns decks temáticos com ele, sendo que até mesmo a Dododo Witch pode ser tributada para invocar ele.

Chauchow-chan é tipo uma Rose Archer por negar efeito de cartas armadilhas por enviá-lo da mão ao cemitério, porém ele consegue ser pior, uma vez que você pode obter o efeito da carta armadilha negada para si. Ele é o menos provável de ser lançado, não estou apostando muito, mesmo que tenha ganhado um bom destaque de animação no episódio.

Guard Plus
Normal Spell Card

Tribute 1 monstro; 1 monstro que você controla ganha DEF igual ao ATK do monstro tributado.

Burst Reverse
Normal Trap Card

Pague metade dos seus Pontos de Vida: Special Summon 1 monstro do seu cemitério virado para baixo em Posição de Defesa;

A mágica e a armadilha do episódio. Guard Plus foi usada junto com Monster Reborn por Ponta no corpo de Yuma durante o seu segundo turno, revivendo Toy Knight do cemitério para aumentar o ATK do Dododo Gasser de 0 para 200. Isso foi para apenas acabar com todas as cartas de Yuma e como já dito antes, não deixar esperanças para o próximo turno, o que não foi necessário.

Quando Ponta estava para atacar com o seu exército de tokens tanuki, Yuma interrompeu com Burst Reverse que havia colocado em campo antes de ser controlado por Ponta, o que fez com que ressuscitasse o Dododo Gasser do cemitério virado para baixo e reunisse todas as peças para a sua vitória no campo de batalha.

Tanto Guard Plus quanto Burst Reverse seriam legais no jogo. Guard Plus contém dois dos monstros principais de Yuma na artwork, Ganbara Knight e Zubaba Knight, então é provável que seja lançada. A segunda já não tenho tanta certeza…

Ponta Cards:

Pon-Poko the Raccoon Rascal
Level ★★ 2 / EARTH
ATK: 800 / DEF: 0
Beast / Effect

FLIP: Você pode Special Summon 1 “Tan-tan the Raccoon Rascal” do seu deck.

Tan-Tan the Raccoon Rascal
Level ★★ 2 / EARTH
ATK: 0 / DEF: 800
Beast / Effect

FLIP: Você pode Special Summon 1 “Pon-Poko the Raccoon Rascal” do seu deck.

Eu sei que não tem nada a ver, mas essa dupla não te lembra um pouco o Zé Colméia e o Catatau? Sei que eles são ursos, mas desde que vi pela primeira vez não consigo tirar isso da cabeça. Enfim, mais um mini-archetype de dois membros, Pon-poko e Tan-Tan the Raccoon Rascal (Na versão japonesa são chamados de Tanuki mesmo).

Os efeitos são praticamente os mesmos. Esse foi o episódio dos monstros FLIP. Um invoca o outro e vice-versa. Só acho que eles são aqueles monstros que vem com raridade Common nos boosters por serem praticamente inúteis. Podem fazer Xyz Summon de RANK 2 ou auxiliar Tribute ou Synchro Summon, nada demais.

Fwoosh! Leaf Transformation
Normal Spell Card

Special Summon 1 monstro “Raccoon” da sua mão.

Senjyoujiki Flip
Normal Trap Card

Quando um monstro “Raccoon” que você controla é selecionado como alvo de ataque: Selecione o monstro atacante, destrua-o, e se fizer, inflija dano ao oponente igual ao seu ATK.

Ponta também mostrou uma mágica e uma armadilha, só que focadas em seu mini-archetype Raccoon/Tanuki. Tanto Fwoosh! Leaf Transformation e Senjyoujiki Flip não são legais, o que me leva a acreditar que não virão junto com os monstrengos guaxinim. Não tenho muito o que comentar

Number 64: Sandayu the Veteraccoon
RANK ★★ 2 / EARTH
ATK: 1000 / DEF: 1000
Beast / Xyz / Effect

2 Level 2 Beast-type monsters
Enquanto você controla um “Kagemusha Raccoon Token”, esta carta não pode ser selecionada como alvo de ataque. Uma vez por turno, você pode remover 1 material Xyz desta carta; Special Summon 1 “Kagemusha Raccoon Token” (Beast-type/EARTH/Level 1/ATK ?/DEF 0). O ATK do Token invocado é o mesmo do monstro virado para cima no campo com mais pontos de ATK.

O quinto Número Lendário! Nada mais lendário do que um Xyz que invoca tokens (Digo isso porque Mecha Phantom Beast Dragossack e Number 72 são lendários). Exatamente igual ao Ponta que é um tanuki que pode ter a forma de qualquer um que quiser, os tokens invocados pelo Number 64 tem o poder de se transformar no monstro mais forte do campo. Apesar desse poder todo, não acho que ele seja realmente útil com esse custo de invocação que precisa ser exatamente 2 monstros do tipo Beast.

Gostei da artwork e da proposta do monstro de invocar companheiros para a batalha. “Kagemusha” lembra Samurais, que lembram Six Samurais. Gilag no passado era um samurai (apesar de não parecer muito com um). Enfim, não vejo muitas jogadas com esse tanuki. E vocês?


Para finalizar, uma fotinha do Tanuki Yuma (ao invés de Tsukumo Yuma). O Yuma ficou muito beeurifol massa com esse bigodinho e nariz vermelho, não acham?

 

Então é isso galerinha, espero que tenham gostado. Semana que vem eu volto com mais um Zx Analysis para vocês. Enquanto isso, espalhem esse post por aí, comentem e se divirtam com as discussões que estão rolando nesse e nos posts mais recentes do Zexal. Até mais!

Comentários
11 Comentários

11 Comentários:

Anônimo disse:
9 de junho de 2013 às 19:42

Esse episodio foi uma bosta

Anônimo disse:
9 de junho de 2013 às 19:43

Nao acredito que o yuma nao usou o number 39

Anônimo disse:
9 de junho de 2013 às 19:53

Gilag parece com mais um ninja. Vide aquele protetor na testa = bandana lembrar aqueles do Naruto.

dragon_hibrid disse:
9 de junho de 2013 às 19:57

dododo witch, adorei ela, essa carta pode gerar lindos combos com blackwing zephiros e com genex ally birdman. Tbm deve ser boa em deck mesmezing maneater,fire fist, buble beat?(em buble beat + ou-) . Se vc tiver 2 ou 3 cópias dela na mão, melhor ainda. O ruim são suas 2 restricões, mas se for usada corretamente suas restrições não tiram seu brilho. Enfim, é uma carta legal que pode chegar em breve para o card game no duelist pack yuma 2 gogogo & dododo.

tbm tenho que comentar sobre a trap burst reverse, que nada mais é que um call of the hunted (ou um The Shallow Grave kk)para monstros flip, mais para isso um custo pesado que pode ser amenizado se usada no mid game e a 3 cópias no deck, um fato interessante é que foi usada pelo yuma contra o gilag, sendo que esse efeito seria perfeito se usado nos Raccoon Rascal do gilag.

e pra finalizar...Raccoon, achei eles interessantes, mas mais um Raccoon Rascal até que cairia bem, a spell Fwoosh! LeafTransformation não vale a pena e a trap Senjyoujiki Flip é realmente boa pq alem dos Raccoon Rascal
tbm tem o numero 64 e sua token que tbm são Raccoon para poder ativa-la e mandar um ring of destruction apenas para seu oponente hehehe

AnthOny disse:
9 de junho de 2013 às 20:22

Alem de ter esse efeito o Number 64 poderia ter um efeito de dar 1000 de atk extra pra cada token em campo

Unknown disse:
9 de junho de 2013 às 20:41

Sempre entendo o episódio melhor depois dessas analises xD. Acho que o Number 64 poderia ser genérico pois é bem difícil ver deck's que fazem rank 2 por ai, não tenho palavras para descrever como gostei desses Tanuki's *-* seria legal se a Konami fizesse mais uns 4 ou 5 suportes para eles e.e

Anônimo disse:
9 de junho de 2013 às 20:52

Ainda esta cedo pra confirmarmos o efeito da carta, ate pq teremos de esperar pelo shadow spectre. A Konami dificilmente mantem algo do anime.

Anônimo disse:
9 de junho de 2013 às 21:53

mais é vdd, ele seria bem mais util se ganhasse ataque por cada Token

Anônimo disse:
9 de junho de 2013 às 22:27

serio mesmo, esse episodio foi muito estranho e na minha opinião o number 64 é uma bostinha

cesarthestrange disse:
10 de junho de 2013 às 12:08

não sei se vcs notaram mas a algum tempo vem saindo monstros beast de level baixo , madolches, e agora esses racoon ... pode ser um sinal q em setembro o rescue cat sai da lista hehheheheh

Man El disse:
13 de junho de 2013 às 10:40

EU: Ativo Mirror Force >:D
Oponente: Ganchow!
EU: TOMEI NO CU!

Fala sério, a Konami não pode lançar nunca uma carta dessa!