6 de julho de 2013

Carta da Semana #71: Aratama e Rakshasa


(Desculpa pelo post simples, to morrendo de sono e fiz às pressas)

Fala galera! Estou aqui com o CDS, por conta do Blu ter tido alguns problemas, falando logo de 2 cartas novas do Shadow Specters que causaram muita discussão e ajudaram muito a seu tema, Aratama e Rakshasa!


Aratama-SHSP-JP-OPAratama (荒アラ魂タマ Aratama)

Level 4 - DARK - Fiend/Spirit
800 ATK / 1800 DEF

"Cannot be Special Summoned. During the End Phase of the turn this card is Normal Summoned or flipped face-up: Return it to the hand. When this card is Normal Summoned or flipped face-up: Add 1 Spirit monster from your Deck to your hand, except "Aratama"."



Ara-mitama é o Deus da dualidade na mitologia Xintoísta, fazendo par com Nigi-mitama, o que dá pra meio que se ver por sua arte, onde tem um tipo de espírito maior a frente e um pequeno ser atrás. Além de ser um Deus, ara-mitama pode ser a representação da parte  má e violenta da alma, o que é caracterizado claramente por sua arte. Ainda nem saindo no OCG, já mostra grande potencial para os Decks Spirits, sendo um suporte direto a eles dando extrema consistência. Assim como qualquer searcher como Stratos, Aratama permite grande toolbox, e era o que o Deck necessitava, mas deve-se tomar cuidado com ela ainda assim, pois diferentemente de outros, essa vai voltar pra mão na End, podendo te forçar a descartar em certos casos.

IzanagiTDGS-EN-SR-1EKagetokage-YS13-EN-C-1ENumber66MasterKeyBeetle-JOTL-JP-RVanitysEmptinessSTBL-EN-C-1E

Além disso, essa carta se encaixa extremamente bem no Deck, podendo tanto adicionar monstros como Izanagi ou Yamato-no-Kami para mais uma Summon gratuita no mesmo turno, ou por adicionar outro Spirit de nível 4 para fazer Xyz com Double Summon/Ultimate Offering (ou obviamente, guardá-lo para algo necessário no momento), e obviamente, pode-se usar ela em conjunto com o Kagetokage em uma versão mais Xyz do Deck, o que aceleraria muito o Deck caso fizesse um King of the Feral Imps (já que adicionaria 1 carta pelo efeito do Aratama e 1 pelo efeito do KFI), ou fazer até um Number 66: Master Key Beetle, já que ambos são DARK e essa carta ajuda muito contra o meta atual em conjunto de outras Traps como Vanity's Emptiness e Imperial Iron Wall.

Rakshasa-SHSP-JP-OPRaksasha (羅刹ラセツ Rasetsu)


Level 4 - FIRE - Fairy/Spirit
1500 ATK / 1900 DEF

"Cannot be Special Summoned. During the End Phase of the turn this card is Normal Summoned or flipped face-up: Return it to the hand. When this card is Normal Summoned or flipped face-up: You can reveal 1 Spirit monster in your hand, except "Rakshasa", then target 1 face-up Attack Position monster your opponent controls; return that target to the hand. You cannot Special Summon during the turn you activate this effect."

Antes de tudo, essa carta é uma counterpart ao Yaksha, tendo o ATK e DEF do mesmo invertidos, e seu efeito oposto ao dele, onde o Yaksha retorna Spells ou Traps pra mão. De qualquer maneira, um Rakshasa é um ser humanóide ou um espírito desonrado no Hinduísmo, sendo mais tarde incorporado ao Budismo, onde esses comiam seres humanos, apesar de nem sempre fazerem isso, podendo ser bons ou maus. Outra coisa interessante é que eles são relacionados aos Asura, sendo tratados como a mesma coisa em certos casos, fazendo-o também relacionado ao Asura Priest de certo modo.

Yaksha-BP01-EN-C-1EAsuraPriest-BP01-EN-C-1E

Voltando à carta em si, o Rakshasa tem um efeito ótimo pra controle de campo, que por simplesmente revelar 1 Spirit qualquer (que pode ser facilmente adicionado pelo Aratama), ele permite retornar um monstro com face para cima em posição de Ataque que seu oponente controle à mão. Infelizmente, tem uma backdraw que impede de fazer Special Summons no mesmo turno, mas ainda assim é uma ótima carta (Nota: Você pode burlar isso por setar ele e deixar seu oponente atacar, retornando 1 monstro dele pra mão e você ficando sem SS durante o turno dele somente).

Como já disse antes, é uma ótima carta para o Deck que ajuda muito na consistência, porém é meio ruim em certos casos pois não irá fazer muito a não ser atrasar um pouco as jogadas, por isso tenha em mente priorizar o uso de seu efeito em monstros do Extra Deck ou com condições de invocações especificas ou com algum custo.

Honest-DT07-EN-DRPR-DTDarkArmedDragon-SDDC-EN-C-1EKingoftheFeralImps-LTGY-EN-C-1E

Então, ambas as cartas realmente ajudam, e muito, os Spirits, ainda tendo como sempre a relação com as mitologias orientais, característica marcante dos mesmos, o que os torna tão especiais. Com esses 2, abrem diversas possibilidades para Decks utilizando tanto eles como foco, como utilizando-os como tech, por exemplo Fairy Spirits, DAD Spirits, Xyz Spirits (o que era praticamente impossível antes) e muitos outros.

Obrigado por terem lido, espero que tenham gostado, e deixo um vídeo de um exemplo de jogo deles junto com um Deck Xyz dos mesmos. Cya! (Yey, dormir =.=)


Vídeo por theAtomoss


Monsters [18]
[3] Aratama
[3] Rakshasa
[3] Yamato-no-Kami
[3] Kagetokage
[2] Izanagi
[2] Yaksha
[1] Asura Priest
[1] Dark Dust Spirit
Spells [13]
[3] Creature Swap
[1] Dark Hole
[1] Monster Reborn
[2] Pot of Duality
[2] Mystical Space Typhoon
[2] Forbidden Lance
[2] Double Summon
Traps [9]
[2] Vanity's Emptiness
[2] Torrential Tribute
[2] Legacy of Yata-Garasu
[2] Compulsory Evacuation Device
[1] Safe Zone
Extra Deck varia de acordo com o jogador (Recomendado 2 N66 e 1 KFI)

Comentários
8 Comentários

8 Comentários:

Anônimo disse:
6 de julho de 2013 às 01:47

foda

dragon_hibrid disse:
6 de julho de 2013 às 09:25

meu deck 4fun predileto já é o spirit, mas minha build é muito diferente dessa, eu uso 2 tragoedia, 3 batle fader, gorz, 3 swords reaveling light e 3 metal reflect slime, tudo isso para proteger os lp,pq dificilmente eu deixo monstros no meu campo no turno do oponente, só quando eu faço um rank 6 com izanagi e Yamato no kami, metal reflect slime e batle fader são ótimas techs defensivas nesse deck, pq quase sempre vc vai ter um dark dust spirit para invocar por tributo e limpar o campo do oponente, a mão sempre cheia é ótimo por que vc discarta e manda food no grave para o Yamato no kami, e a mão cheia sempre vai te dar a melhor opção para o controle do jogo, seja com raksha, seja com dark dust sprit, enfim é um deck muito bom e da para fazer um belo controle de jogo.

Cyberblu disse:
6 de julho de 2013 às 12:39

Quando fui testar um deck Spirit com esses novos eu também coloquei Metal Reflect Slime, é uma carta que protege bastante os pontos de vida já que quase nenhum monstro fica com mais de 3000 de ATK hoje em dia (tirando Spellbook).

Muito bom o post Gexis, valeu por me substituir hoje

GabrielX disse:
6 de julho de 2013 às 12:44

@Hibrid: Sim cara, eles são um ótimo 4fun, realmente, e a build Xyz consegue chegar a competir com outros Decks meta facilmente por conta de suas Tech anti-meta, por isso a escolhi. Também tenho um deck do tipo que você citou, é realmente bem legal e talz, mas prefiro uma variante Frog mesmo, que se aproveite tanto dos Monarch, como dos Spirits de lv5+ (Yamata, Dark Dust e Ho-Oh principalmente)

@Blu: Metal Reflect realmente é uma boa carta, mas IMO, Memory of an Adversary ou The Golden Apples seriam escolhas melhores para o Deck xD

Anônimo disse:
6 de julho de 2013 às 13:05

nossa nunca tinha visto um deck spirit assim

Cyberblu disse:
6 de julho de 2013 às 16:14

Anônimo, é um deck focado em Xyz Summon enquanto aproveita dos efeitos dos monstros Xyz que são ativados quando invocados normalmente. É bem diferente mesmo, já que se você fizer Xyz Summon protege o campo e não precisa de outras cartas para isso.

Labyrinth Wall disse:
6 de julho de 2013 às 17:13

nem me fale em Spirits que eu me flagelo por ter dado Tsukuyomis de graça, praticamente!! D,=

Harley Alisson disse:
8 de julho de 2013 às 11:02

Number 666 + Vanity = Chupa hu3hu3hu3