21 de agosto de 2013

Comentários Banlist (Set/2013/TCG) – O que eu achei?

reborn

Eae galerinha, como vão? Semana passada eu tinha feito um post comentando sobre a banlist do OCG, mas mal sabia que o TCG ia ter uma também dessa vez. Afim de comentar sobre as diferenças do OCG e TCG daqui pra frente, estou fazendo esse segundo post – que não seria necessário se eles resolvessem fazer uma banlist única pro mundo inteiro. Sigam-me.



OBS: Não vou falar de todas as cartas comuns do OCG/TCG que foram alteradas (como os Baby Dragon Rulers), apenas das peculiaridades do TCG, pois já fiz um post falando das outras, que você pode conferir clicando no link ali em cima nos posts relacionados (ou aqui se tiver com preguiça).

superreju stratos cardes gateway

Então vamos lá (estou fazendo o post com música romântica de fundo, então não me culpem se eu falar coisas sem sentido). Ali em cima primeiro temos Super Rejuvenation, que no OCG ficou apenas Limitada e no TCG, BANIDA de vez, junto com a Spellbook of Judgment. Super Reju é uma carta que da boost na mão e esta sendo usada muito (2/3 cópias) em cada deck de Dragon Rulers. Mereceu, para cortar as asinhas dos DRs.

Em seguida, temos o E-H mais apelão de todos, Elemental HERO Stratos, que possui dois efeitos sendo um de buscar qualquer HERO do deck à mão e o outro de destruir Spells/Traps no campo, além de ter 1800 pontos de ATK que é mais do que qualquer EH básico do anime (Avian, Burstinatrix, Clayman, Sparkman…).

Para acabar com os combos dos Dark Worlds, no TCG teremos Card Destruction banida para esse formato. É uma mágica que faz os dois jogadores descartarem as suas mãos e puxarem uma nova do deck, e com os DWs isso é muita apelação, podendo criar uma Chain de até 4 elos dependendo da mão de quem a usa. Além dela ajudar a acabar o deck mais rápido e ser parceira de Mind Crush.

Uma que ninguém esperava, mas que todo mundo queria é Gateway of the Six. Essa carta sempre foi um apelo em Six Samurai (único deck que ela funciona, por se tratar de um suporte direto), possibilitando que eles acelerem suas jogadas e apareçam um atrás do outro no campo, além de aumentar o ATK.

heavy reborn avarice

Na lista das que ninguém imaginava: Heavy Storm, Monster Reborn e Pot of Avarice. Parece que nessa lista a Konami resolveu banir todas as últimas esperanças, obrigando os jogadores a criarem novas jogadas e colocarem cartas diferentes em seus decks ao invés de sempre as mesmas. Heavy Storm a destruidora de backrows em massa, Monster Reborn a que renasce qualquer monstro até do cemitério do oponente, e Pot of Avarice no mesmo nível de Pot of Greed, porém precisa de no mínimo 5 monstros no cemitério para ser usada, e pode reciclar esses monstros.

solemn ultimateoffering rabbit rai-oh

Solemn Judgment também era inesperado ser Banida. Devemos várias viradas de jogo a essa carta, que com um custo alto no começo do jogo e mais tranquilo no final, pode negar e destruir qualquer ameaça que tente colocar os pés no campo. Depois temos Ultimate Offering, que ficou um temo como Semi, depois passou para apenas Limitada e agora estará Banida de vez. Teremos que apelar para Double Summon em decks Gadget e Madolche agora, o que é triste.

Rescue Rabbit se foi com a chegada de outro suporte para monstros normais: Box of Friends e Princess Cologne, que acredito que nem serão tão usados. O coelho ainda terá vez nos deck, mas apenas uma cópia dele. Isso é para desanimar qualquer jogador de Dino Rabbit ou Evilswarm. E um dos melhores combatentes do metagame, Thunder King Rai-Oh, também foi Limitado. 1900 de ataque e o mesmo efeito da mais nova carta armadilha Mistake, além de negar Special Summons a qualquer hora, realmente é bastante coisa para um monstro só.

spirit dragoons diva

Diferente do OCG, Brotherhood of the Fire Fist – Spirit ao invés do Rooster foi limitado, já que na minha visão Rooster não combina sem o Spirit. Agora precisamos de outro Brofist Tuner de Level 3 para substituir o Spirit, já que o outro Tuner nem é tão bom. Vamos ver qual será o futuro dos Brofist de Level 3 só com 1 Spirit…

O elemento água também sofreu bastante, limitando Atlantean Dragoons e Deep Sea Diva, duas cartas bastante roubadas em decks Atlantean Mermail ou Atlantean puro, podendo buscar monstros Sea-Serpent do deck instantaneamente quando seus efeitos são ativados, sem custo algum. Seres aquáticos vão nadar com menos velocidade agora.

16 m7 mindaugus dewloren

Enquanto isso, nos Rituais e Extra Deck… Tivemos 3 mudanças: Number 16: Shock Master foi de ilimitado para Banido de uma hora para outra. O efeito dele impede que os jogadores usem um determinado tipo de carta por uma rodada pelo custo de um material Xyz, e quando se consegue 3 deles no campo o estrago é ainda maior. Como o swarm de monstros de Level 4 tem aumentado ultimamente, decidiram banir essa belezura de uma vez.

Coitado dos Constellars e Hazy Flame que agora só poderão usar uma cópia de Constellar Ptolemy M7. Realmente esse Constellar é muito apelão, já que você pode invocá-lo por usar apenas 2 Constellars de Level 3 no começo da rodada e por sobrepor ele em outro Xyz Constellar. O efeito de retornar cartas do campo ou cemitério de qualquer jogador também é roubado nesse momento do jogo.

Mais monstros de Água: Evigishki Mind Augus, cujo possui até combo de reciclagem dos Gishkis (efeito semelhante ao de Pot of Avarice) foi limitado junto com mais um monstro Synchro dos Ice Barrier: Dewloren, Tiger King of the Ice Barrier. Concordo com essas limitações, apesar de não conhecer nenhum deck que usa e abusa do Dewloren.

dfissure macroc golds bottomless

Virou quase uma nova regra: Banished Zone nunca mais ficará cheia de monstros com esses alterações. 4 limitações, Dimensional Fissure e Macro Cosmos que removem do jogo as cartas que são enviadas ao cemitério, Gold Sarcophagus que remove do jogo diretamente do deck e retorna a carta para a mão depois de dois turnos, e Bottomless Trap Hole que remove do jogo quando um monstro forte é invocado. E, como semi-limitado, tivemos Dimensional Prison (imagem ali em baixo). Perceba que todas essas cartas removem cartas do jogo, e foram afetadas bem quando Angel of Zuera Zera foi lançado.

dprison compulsory torrential souldrain

Outras três limitações: Compulsory Evacuation Device, aquela que tira seus monstros Xyz e Synchro do campo sem custo algum e você fica revoltado da vida, Torrential Tribute, aquela que o oponente usa quando ele não tem nenhum monstro no campo e você acaba de invocar o seu quinto, e a recém-lançada Soul Drain, que até agora era mais uma carta de Side Deck. O efeito de Soul Drain é de negar o efeito das cartas no cemitério dos jogadores por um custo de 1000 pontos de vida, muito útil contra archetypes de usam o cemitério (Como Dragon Rulers).

royaltribute virus mezuki plaguespreader

Eu disse que Royal Tribute não ia mais estar na lista a partir de 1º de Setembro, mas depois dessa mudança algo me diz que ficará por muito mais tempo: Agora ela esta Limitada, ao invés de Semi. A Konami realmente não quer decks anti-meta rodando, com exceção dos Mecha Phantom Beasts. Ao contrário do que penso da Royal Tribute, concordo com a limitação de Eradicator Epidemic Virus, mais uma carta para cortar a cabeça dos DWs que geralmente usam ela com Grapha (que revive depois disso). Não queremos mais que nossas Spell/Trap sejam inutilizadas.

Parece que agora decks Zombies (em especial Zombie-Xyz e Zombie-Synchro) têm chances de ganharem destaque, com a semi-limitação de Mezuki e Plaguespreader Zombie. Todo mundo já esperava que Mezuki ficasse a 2, para ser usados com os Vampiros e Onis a fim de revivê-los mais rápido. E Plaguespreader é mais um zumbi que se revive de graça e que pegou carona com o meu Yokai favorito.

tgstriker earth malicious

A última semi-limitação da lista é T.G. Striker. Acho que ele podia ficar direto a 3, já que algumas cartas com efeitos semelhantes surgiram enquanto ele estava limitado (Como Cockledoodledoo). E para quem lembra da época dos T.G. Agent, a boa notícia é que The Agent of Mystery – Earth finalmente ficou a 3, o que aumenta o Search dos Agents e possibilita mais Synchros Summons.

Depois temos Destiny HERO – Malicious. Já que os HEROes não tem mais o buscador favorito (Stratos), Malicious pode ser usado em qualquer deck que consiga fazer Xyz de RANK 6 ou Synchro. Sempre gostei do Malicious, e ele longe da lista é como um presente.

whirlwind convocation aherolives

Marcando a volta dos Blackwings com Black Whirlwind a 3, já vi algumas pessoas arrumando seus BWs para Setembro, o que é legal. Black Whirlwind é uma boa carta buscadora, mas quando usada em excesso (ter 2 ou mais no campo) pode ser um problema para o oponente, então acho melhor prepararmos nossos decks para combater BWs daqui para frente (ou não, vamos ver).

Buscadores como E – Emergency Call, Hieratic Seal of Convocation e A Hero Lives também saíram da lista. Ficaram lá por pouco tempo, já que tais buscadores nunca foram utilizados mais de 2 vezes em cada deck. Vamos ver se agora com a Convocation aparecem mais decks Hieratics (que é um dos meus archetypes favoritos). E no caso de A Hero Lives, era geralmente usada para invocar o Stratos e usar o efeito dele para colocar um Bubbleman ou Neos Alius na mão, então sem problemas.

Bom, acho que essas foram todas as mudanças do TCG.


  • Para consultar as diferenças das banlists do OCG/TCG, veja a página na Wikia clicando aqui;


Então é isso galerinha, espero que tenham gostado do post. Digam nos comentários o que acharam dessa banlist e vamos iniciar uma discussão legal. Sexta-feira eu volto com mais um post, então até lá!

Comentários
38 Comentários

38 Comentários:

Labyrinth Wall disse:
21 de agosto de 2013 às 15:43

por enquanto eu vou dizer que foi legal a semi-limitação do Mezuki e do Plague, mas isso só até eu tomar uma surra de Zombies, já que tem cara aqui na cidade tirando o deck da caixa para jogar novamente!! xD

Anônimo disse:
21 de agosto de 2013 às 15:45

gostei de quase tudo da banlist, menos Heavy Storm banida que deixa traps muito fortes. e sobre o post tenho uma sugestão: tente colocar uma opinião mais profunda e menos relato, pq me deu a sensacao que vc estava apenas contando o que a banlist fez e nao dizendo o que vc achou e as consequencias.

Apocalipse(lobo não solitário lul) disse:
21 de agosto de 2013 às 16:07

Melhor banlist da historia, pena que não jogo mais ...

Cyberblu disse:
21 de agosto de 2013 às 16:10

@Anônimo, eu tava tão empolgado em postar logo que nem fiz muitos comentários, mas sexta-feira vou trazer um deck envolvendo a banlist aí comento mais um pouco.

Anônimo disse:
21 de agosto de 2013 às 16:11

gostei que você colocou nas imagens quanto que vai poder usar em setembro como marca da água, e ficou muito bom o post

LG disse:
21 de agosto de 2013 às 16:15

CARA, POSSO RIR DE QUEM USAVA BANISHED DECK? HAUAHUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUAUAHUAHAUHAUAHUAHAUUAHAUAH

BuBa disse:
21 de agosto de 2013 às 16:17

LG, Rafael Kaiba não curtiu ASHUSHAUSHUAHSUAHSUASHUA

Cyberblu disse:
21 de agosto de 2013 às 16:19

Vamos rir dessas criaturas que apelavam com a Banished Zone :D :D :D :D :D

AnthOny disse:
21 de agosto de 2013 às 16:22

LG, ta muito zueiro hoje.

Anônimo disse:
21 de agosto de 2013 às 17:22

Sei lá,to meio que explodiondo de raiva por fora pelo banimento do Pot of Avarice, Monster Reborn e Heavy Storm, mas por dentro,me sinto até mais feliz pela oportunidade dos jogadores terem que fazer novas jogadas e jogadas originais. Muito boa a banlist.

José Aldo.

Anônimo disse:
21 de agosto de 2013 às 17:37

synchros de volta... digo, junk synchros!

cesarthestrange disse:
21 de agosto de 2013 às 17:59

mermão da pra arriscar muita coisa Bujins,Firefirst,Blackwings,Constellars,Mermails,Zombies,Agents ,Dragunity ,Hieratics ,Gravekeepers, Evilswarms,Karakuri ,Lavals ,Mecha Phantom Beasts,Prophecy, Malefics se bobear da pra arriscar ate um deck Dustom kkkkkkkk se nesse formato a galera só ficar repetindo 2 decks vai ser uma decepção ¬¬



















Cyberblu disse:
21 de agosto de 2013 às 18:18

^^ qual a necessidade de tantos espaços?

Unknown disse:
21 de agosto de 2013 às 18:40

Depois dessa sua análise a banlist TCG ficou 90% melhor para mim '-'

Cyberblu disse:
21 de agosto de 2013 às 19:12

Emerson, ela vai mudar o jogo a partir de agora, no começo achei estranha mas agora to gostando.

Unknown disse:
21 de agosto de 2013 às 19:22

@CyberBlu: Eu também comecei a gostar muito dela, principalmente pelo fato de fazer o netdeckers pensarem mais um pouco, mas infelizmente as páginas que eu curto são muito inocentes para perceber isso.

Anônimo disse:
21 de agosto de 2013 às 19:40

Yugioh virou jogo de sorte. Quem invocar um BOSS primeiro, vence.

Cyberblu disse:
21 de agosto de 2013 às 19:43

Exatamente, assim como previa o Battle Pack. Mas, tem umas pestinhas aí que conseguem derrubar qualquer boss de boa (Grand Mole, por ex)

Unknown disse:
21 de agosto de 2013 às 20:08

@Anônimo: Nem tanto cara, ainda existem cartas de destruição muito boas, mas estavam desvalorizadas, Smashing Ground e Fissure são exemplos.

Anônimo disse:
21 de agosto de 2013 às 20:18

Sim, entendo. Mas tem que ter a sorte de sair aquela staple pra te salvar.
Nao estou desmerecendo. Mas sim ressaltando uma coisa, quem tiver o deck mais consistente, vence.

Unknown disse:
21 de agosto de 2013 às 20:33

@Anônimo: E o que isso tem demais cara? Sempre foi assim e não foi agora que isso vai mudar, vai dizer que aquelas cartas que foram banidas não vinham com sorte também? Nada mudou, o deck mais consistente vence como sempre foi.

Paradox disse:
21 de agosto de 2013 às 20:57

digamos que a banlist foi boa. exeto pelo fato de terem banido heavy storm,monster reborn,pot of avarice,solemn judgent e terrm limitado dimencional fissuree macro cosmos.
tirando isso foi exelente

Mike disse:
21 de agosto de 2013 às 21:59

Resumo muito Percival..
Tinha que ter opinado mais e comentado sobre a necessidade de tal card ter ou não recebido X limitação..

BRZEXAL disse:
21 de agosto de 2013 às 22:25

Trishula não veio para o TCG, graças ao bom Deus Rá!

Gustavo Pez (Ayreon) disse:
21 de agosto de 2013 às 23:22

Gogogo Zombie agradece mais um mezuki mas fica puto com o banimento do shock master >.> adorava baixar 2 Shock master no mesmo turno =/

Anônimo disse:
22 de agosto de 2013 às 07:36

O que será que os joponeses estao pensando da gente? Estao chorando por nósv ou rindo da nossa desgraça?

Unknown disse:
22 de agosto de 2013 às 07:37

@Paradox: Essas cartas já foram tarde cara, essas staples eram muito nojentas em todos os sentidos, podiam decidir duelos e faziam que até um idiota consegui-se montar um deck pois todos usam elas. Como eu disse antes só os mais experientes vão sobreviver a isso.

dragon_hibrid disse:
22 de agosto de 2013 às 08:31

tem tanta carta no yugioh desvalorizada que agora com as stample fora vão receber mais atenção, isso é ótimo e muitos players já pediam o banimento do monster reborn, tem 3 call of the unted e varias outras de reborn mais fracas que nem eram pensadas em serem usadas, pq tinha sempre a velha stample fuleira. Heavy storm, as cartas top de backrom foram na list então nem tem tanto problema, já que a maioria dos sets vão ser blefes, e tem tbm algumas cartas parecidas como malevolente catástrofe, mas que nunca é usada, pq sempre tem a velha stample fuleira, finalmente teremos um formato que vai valorizar cartas esquecidas, que vai privilegiar a habilidade do jogador para construir decks e o mais legal é que teremos muitos decks rodando, esse novo formato de longe já é melhor que esse atual de rulers e spellbook.

Anônimo disse:
22 de agosto de 2013 às 09:21

Book of life limitada no proximo formato!!! Aguardem.

Unknown disse:
22 de agosto de 2013 às 10:29

Muito radical konami
Heavy
Reborn
Solemn

Saaaaaaudades :/

Unknown disse:
22 de agosto de 2013 às 10:36

Já foram tarde :/

Paradox disse:
22 de agosto de 2013 às 12:19

@Emerson:eu até endendo monster reborn, pot of avarice e heavy storm.mas solen judgment me doeu no coração, eu adorava aquela carta :/
e outra coisa não prescisava fazer aquilo com os pobres D.D nçao tem mais como usar eles agr

Anônimo disse:
22 de agosto de 2013 às 13:24

To quase vendendo meu DR pra poder montar um BW overpower.

Kimer disse:
22 de agosto de 2013 às 13:43

Só um detalhe: Já que baniram as melhores cartas que tinham, novas staples vão surgir. E o que a Konami vai fazer com elas? Mandá-las para o limbo. Não duvido que na próxima lista TCG vão botar Dust Tornado e MST na lista. As opções de cartas boas ficarão mais limitadas.

Labyrinth Wall disse:
22 de agosto de 2013 às 14:04

só acho que com esse tanto de traps quebradas, BLS e DAD darão mais trabalho!!

Unknown disse:
22 de agosto de 2013 às 16:10

Não acho que MST e Dust vão sair Kimer. Eu tava jogando pelo DN com a galera adiantada que já montou deck de Setembro, e não há MST e Dust que aguenta a enxurrada de traps, é um sofrimento, mas se você colocar 6+ backrow hate, você corre o risco de pegar um deck Synchro e cair do cavalo com varias cartas mortas na mão. Acabou que eu não vi utilidade em MST ou Dust fora do Side Deck, no maximo três no deck, mais que isso é dead draw contra varios decks de combos que estão surgindo e ressurgindo.

Unknown disse:
22 de agosto de 2013 às 18:25

@Guilherme: É só mecher no fundo do bau que tu acha umas cartinhas boas xD

P.s: Sem brinks '-'

Labyrinth Wall disse:
22 de agosto de 2013 às 19:51

tem a Twister '-'

mas é muito ruim!! xD