2 de agosto de 2013

Goyo Guardian, Volta ou Não Volta?

goyo

Eae galerinha, como vão? Bom, como agora não vou mais postar o CDS, vou postar toda sexta e domingo. Sexta um post aleatório e Domingo sobre o Zexal, além de news durante a semana. Enfim, o post de hoje é sobre uma discussão que estão fazendo a algum tempo por aí na internet e eu resolvi falar sobre: Goyo Guardian será afetado pela banlist de Setembro?

goyo

Goyo Guardian
Level 6 / EARTH
ATK: 2800 / DEF: 2000
Warrior / Synchro / Effect
1 Tuner + 1 ou mais monstros não-Tuner
Quando esta carta destrói um monstro do oponente por batalha e o envia ao cemitério, você pode Special Summon aquele monstro para o seu lado do campo virado para cima em Posição de Defesa.



Bom, acho que aqui todo mundo sabe do que um Goyo Guardian é capaz de fazer. Roubar qualquer monstro no campo do oponente imediatamente após ele destruí-lo em batalha. Lado negativo é que o monstro é invocado em modo de defesa, mas você ainda pode utilizá-lo como material Synchro/Xyz ou seus efeitos.


229px-TDGS-BoosterENEle foi lançado logo no primeiro booster pack da era synchro, cuja artwork era o aclamado Stardust Dragon. Logo, não havia muitas maneiras distintas de invocá-lo, o que não foi tão impactante no começo, até que alguém resolveu abusar do efeito dele, gerando muita rage no oponente.

Goyo Guardian foi banido em Março de 2011, mesma lista que baniu Cold Wave e Mass Driver (Rescue Cat havia sido banido em uma lista anterior). Antes disso, ele estava limitado, pois já se tinha conhecimento da sua incrível força em pleno auge da era Synchro. Por ser um dos monstros de Level 6 com maior ataque (os outros dois são mais difíceis de invocar), ele acaba se tornando um excelente Beater e carta essencial para qualquer deck que consiga invocá-lo.

Como disse no começo do post, a um formato atrás eu particularmente nem imaginava que Goyo Guardian pudesse ter a chance de ser limitado após dois anos e meio no Forbidden Realms. Claro que, a um formato atrás não existiam Spellbook e Dragon Rulers como eles são hoje, e não se imaginava que os Synchros pudessem voltar a serem lançados nos boosters periódicos.



11Um monstro da era Xyz que está recebendo bastante destaque é Number 11: Big Eye. O seu efeito é muito parecido com o do Goyo Guardian na parte de roubar até 1 monstro do oponente por turno, mas só pode ser usado 2 vezes enquanto estiver no campo (a menos que ganhe mais unidades overlays com alguma carta), além de não poder atacar no turno que usa esse efeito.

Sinceramente acho Goyo Guardian muito mais lento do que o Big Eye, isso porque ele precisa destruir um monstro em batalha, e para isso precisa SOBREVIVER à batalha, ou seja, nada de monstros com mais pontos de ATK ou com efeitos que o tornam indestrutíveis, além de poder ser impedido por cartas como Dimensional Prison ou Mirror Force. Em compensação, Goyo tem 200 pontos de ATK a mais que Big Eye, o que nem faz muita diferença.



As condições de invocação de Goyo Guardian são bastante simples, tudo o que você precisa é de um monstro Tuner e um monstro não-Tuner. É a mesma coisa que invocar Gaia, the Force of Earth, Psychonductor Behemoth, Gravity Warrior etc… Uma jogada clássica é Marauding Captain + 1 tuner de Level 3 ou Goblindgberg + Tuningware (comprando 1 carta no processo) ou até mesmo com T.G. Warwolf + 1 monstro não-tuner de Level 3;

 

Mas e então, VOLTA OU NÃO VOLTA? Por ser o monstro Synchro de Level 6 com maior ATK, tirando o título de Gaia caso fosse limitado, e por possuir um efeito útil, ele será a melhor carta Synchro desse Level que consiga fazê-lo, o que pode ser um problema, mas por outro lado, será legal tê-lo para combater de frente com Big Eye.

Estamos notando ultimamente que a Konami esta querendo unificar Synchros e Xyz a todo custo. Como se já não bastasse archetypes focados nesses dois tipos de invocação, como Fire Fist, ela também lançou pelo menos dois novos Synchros nos últimos dois boosters (Judgment of Light e Shadow Specters), além de cartas que apoiam ou combatem a ambos como se fizessem parte de um mesmo universo, como Black and White Wave e Grisalle Gaol.

OU banem Big Eye e Dracossack OU pelo menos limitem Goyo Guardian! Claro que a segunda opção é mais simples e menos prejudicial para todos, apesar de ainda preferir que Dracossack seja limitado (assunto para outro post).

Se Black Luster Soldier – Envoy of the Beginning foi limitado ano passado, porque Goyo Guardian, que agora esta com poucos suportes de invocação, não volta também?



Bom galera, em breve faço as minhas previsões, apesar de que acho que vou preferir fazer posts desse tipo durante esse mês e postar ‘supostas banlist’ que vazarem por aí. Espero que tenham gostado do post, então comentem, e até mais!

Comentários
20 Comentários

20 Comentários:

Unknown disse:
2 de agosto de 2013 às 12:15

Belo post Blu, eu já tinha ouvido falar dele sair da lista também no facebook e sinceramente nem seria tão prejudicial ao jogo já que numa era Xyz o efeito do Goyo não faria quase nada, pois quando um Xyz é enviado ao cemitério ele perde os matériais e Goyo só poderia invoca-lo no seu campo para fins que não envolvessem seu efeito.

LG disse:
2 de agosto de 2013 às 12:48

É quase certo a limitação do Big Eye ._.

Anônimo disse:
2 de agosto de 2013 às 13:10

Quem brinca com a vida, ganha a morte de presente

Labyrinth Wall disse:
2 de agosto de 2013 às 13:19

volta sim!! limitando o Big Eye, aí fica tudo beleza!!

White Knight disse:
2 de agosto de 2013 às 13:21

Goyo e Big Eye limitados: acho justo. Simples assim

Anônimo disse:
2 de agosto de 2013 às 13:55

Ainda penso que ele continua banido. 2800ATK é muita coisa e é um dos motivos que o cara continua na terra dos banidos. Se ele tivesse uns 2400, poderia ser limitado de boa. Pois qualquer deck consegue ter um monstro com esse ATK.
E no caso do Goyo, nao são todos os decks que possuem um monstro ou XYZ boss que possue 2800 ou 2900 ATK pra batê-lo.

Anônimo disse:
2 de agosto de 2013 às 14:22

só eu acho essas propagandas no meio do post muito irritantes? '-.-

Labyrinth Wall disse:
2 de agosto de 2013 às 14:44

@anônimo das 14:22

vc não é obrigado a clicar nelas!!

Cyberblu disse:
2 de agosto de 2013 às 15:15

Anônimo ali de cima, não são propagandas, são LINKS ÚTEIS. Eu citei outros posts para caso o leitor se interesse em ver conteúdo que talvez ainda não tenha visto e pode servir como um complemento para o post. Ao invés de ficar repetindo coisas a toa.
___
Enfim, acho que o Big Eye pode ficar limitado, mas também acho que o maior problema é o Dracossack mesmo. Goyo tem 2800 de ATK, mas é só usar Forbidden Lance ou destruií-lo com outras cartas que resolve.

LG disse:
2 de agosto de 2013 às 15:26

Anony é uma coisa que fazemos pelo simples fato de não podermos colocar links relacionadas no layout do blog no fim de cada post. E também sempre algumas das postagens que destacamos completam o que dizemos nos post e também ajudam a vcs relembrar ou ver um conteúdo que não viram. ;3

Anônimo disse:
2 de agosto de 2013 às 15:50

olha muitos negos nao querem q o goyo volta mas nao percebem que o big-eyes em termos e mto mais facil de summonar e ainda por cima roubar sem atacar com as inumeras traps q temos em decks hj em dia pow goyo nao seria tão útil '-' alem do mais existe mas lance la q diminui o atk e o cara toma no cu .-. gostari a q voltasse mas se vier ele e a cold wave vishi ai fodeu D;

Anônimo disse:
2 de agosto de 2013 às 16:16

Ter de encher o side deck pra derrotar 1 carta nao é muito justo, Goyo continua banido.

Labyrinth Wall disse:
2 de agosto de 2013 às 17:11

o foda que nenhum site tem o Goyo, mas mesmo assim os preços marcados são caros, então não dá para arriscar comprar enquanto está banido e torcer para ser limitado!!

Anônimo disse:
2 de agosto de 2013 às 17:57

Acho bem provável que o Goyo saia por um preço acessível na Legendary Collection 5D's, assim como muitos outros synchros daquela época que são caros

Kimer disse:
2 de agosto de 2013 às 18:29

Sinceramente duvido que Goyo Guardian saia da lista de banidas. Level 6 genérico, ATK altíssimo, efeito sem custo nenhum que em decks Synchrocentric, por exemplo, pode dar início a um swarm infernal, além de ser um excelente batedor... Acho mais fácil o Number 11 entrar na lista de banidas do que o Goyo Guardian sair dela.

Anônimo disse:
2 de agosto de 2013 às 21:03

Concordo com o Kimer, Goyo é apelão demais, mesmo pros dias de hoje, por mim, que continue lá, e de preferência, que leve o olhudo junto

Mike disse:
2 de agosto de 2013 às 21:27

Também gostaria que fosse limitado, mas acho bem difícil.. mas ñ impossível..

Anônimo disse:
2 de agosto de 2013 às 21:44

Como o Blu disse, se Black Luster Soldier foi desbanido, porque Goyo não? Acho que ele volta sim, se não for agora volta em março do ano que vem.

Anônimo disse:
2 de agosto de 2013 às 23:52

Análise muito bem-feita, antes de ler, nem cogitava a possibilidade, agora, quem sabe? Parabéns pelo post

Anônimo disse:
3 de agosto de 2013 às 09:34

BLS nao serve pra qualquer deck, por isso que ele está limitado. O Goyo serve pra qualquer um, ja que muitos decks tem um effect veiller e com um monstro de LV5, ja da pra chamar o bicho.