26 de agosto de 2013

Here Comes a New Card #13: Xyz Encore


 Eae pessoal blzinha? Hora de fazer justiça, e nada melhor do que fazer um post da Xyz Encore para isso. Dragon Rulers se foram, Synchros estão de volta, agora vamos ver no que essa belezura ainda pode dar gasto pro oponente. E no final do post, mais uma enquete, depois dêem uma olhada e procurem pelo link da enquete que estará em vermelho, só clicar em cima da palavra lá e pronto. 


Xyz Encore
Carta Magica Quick-Play

Selecione um monstro Xyz que seu oponente controla e que possui Materiais Xyz: retire todos os Materiais Xyzs dele, e se você-o faz, retorne-o ao Extra Deck, então, se houver um monstro no cemitério entre os Materiais Xyz retirados, Invoque Especialmente quantos monstros forem possíveis do cemitério para o campo do seu oponente virado para cima em Posição de Defesa. Seus níveis são reduzidos por 1 enquanto permanecem no campo. Cartas e efeitos não podem ser ativados em resposta a ativação desta carta.



 Sem muitas curiosidades pra cima desta carta. Primeira coisa é o monstro representado na arte é o Maestroke, The Symphony Djinn, bem sugestivo da arte pra mostrar como usar a carta, seria mais legal se fosse  o Dracossack na arte até porque ele é bem mais bonito esteticamente. 

 Essa é uma versão Xyz das cartas De-Fusion e De-Synchro, porém nessa daqui você não pode selecionar um monstro que controle para usar seu efeito, ainda assim a semelhança é enorme. Quero saber quando a konami vai lançar uma "De-Ritual".



 Xyz Encore, lançada recentemente e acredito (fielmente) que ela foi feita pra barrar um pouco a marra dos Dragon Rulers, mesmo não resolvendo muito o trampo. Mas suponhamos que a banlist deixa-se passar os Dragões, Xyz Encore estaria em muito side, e Monstros Xyz Rank 6 estaria em muitos Extra Decks de Dragon Rulers também. Viram onde eu quis chegar? Esse é um dos pontos fracos da Encore, se ela pegar fama nesse próximo formato (acho difícil) ela vai ser tão manjada que muito nego já vai ter Extra Deck pronto pra receber o efeito dela. Não tira a moral de que ela pode salvar jogo, mas ainda assim não seria muito legal pra você. Mas se isso acontece-se montar Extra Deck seria muito mais difícil, deixar 1~2 espaços pra monstros de 1 Rank a menos só pra quando toma-se uma na cara, 15 espaços já é pouco, perdendo mais alguns, seria bem mais complicado de montar o Extra (e eu iria adorar isso, faz o pessoal pensar).

 Mas mesmo pra esse futuro formato, temos muitas expectativas de Evilswarm topando, por exemplo. Encore seria de tremenda utilidade contra eles ou qualquer outro deck cujo a base das jogadas é 1 Xyz especifico (No caso dos Evilswarm, Ophion). Meta Call de Encore pra depois de Setembro é fora de cogitação, no máximo uma ou duas de Side, isso até se estabelecer o verdadeiro Tier 1 e ver se vai ser necessário ou não rodar mais de 1 dela no Side. 

 Magica Quick-Play. Quem dera todas as Armadilhas fossem esse tipo de magicas, um sonho. Ponto mais que positivo pra Encore aqui, você pode ativar tanto no seu turno, como no turno do oponente e sempre ter acesso pra contra atacar a altura. Melhor que isso, ela não constrói corrente (ou Chain, chame como quiser), seu oponente não pode responder ela com nenhuma carta ou efeito, isso tira do pareo aqueles Xyzs que ativam efeitos Speed-Spell 2, ou como podemos chamar "ativam em qualquer turno" (basta ativar a Encore em resposta a invocação do monstro e ele não pode responder com nada).




 Agora, vamos citar um pouco o que a Xyz Encore vai poder fazer pra cima das maiores apostas pro próximo formato (OCG e TCG). Aqui é pra ter uma noção se (pra você) vale ou não a pena tentar fazer Meta Call dela no jogo competitivo pro próximo formato. Gosto é gosto, opinião é opinião, então, acompanhem.

  • VS Hieratic (TCG apenas): Um deck que pode voltar a ter um pouco mais de espaço no novo formato americano são os Hieratics, tier 2 talvez, se pá tier 1, mas é um deck onde a Encore faz seu serviço. Num deck Hieratic, o principal cara que faz as jogadas é o Hieratic Dragon King of Atum (piadinhas a parte). É ele o cara que inicia os combos que enchem o campo do oponente. Com a Encore você pode se livrar dele e, esquecendo um pouco de lado caso ele use monstros com 1 Rank a menos (desconsiderem isso pra todos os exemplos que eu citar, quero mostrar o efeito dela contra o deck com uma lista natural, sem anormalidades), o oponente coloca 1 Hieratic e 1 Dragão Normal no campo, mas eles não vão poder atacar. O ponto negativo da vez é que, se ele tiver outro Hieratic em mãos, tributar o do campo e chamar o da mão não é sacrifício algum, fora que depois disso ele vai ter 2 monstros nivel 6 de novo, bom sempre ficar atento. Fora o Atum, Hieratic também joga bastante com o Gaia Charger. O Rank dele é 7, se você usar a Encore nele ele vai poder chamar o Atum pra campo, porem você pode acabar com a Fase de Batalha dele só usando uma carta e Hieratic só consegue ganhar usando força bruta, lembrando isso você pode ter um turno a mais a seu favor.
  • VS Evilswarm: O deck que mal sofreu nessas listas e que já tinha um grande poder tempos atrás esta de volta. E nada mais justo que acabar com a jogada quase que inteira do oponente com uma carta. Ophion, o alvo principal da Encore contra esse deck, é o manda chuva dos combos, é ele quem meche com o Deck, o Campo e protege os monstros do oponente, tirar ele de campo rapidamente é essencial, mesmo que depois venha algum Xyz de Rank 3 pra encher o saco. Fora esse alvo, temos o Bahamut, o monstro dos Evilswarm que vira vários jogos ao favor do oponente, barrar ele com a Encore pode acabar cedendo o jogo pra você.
  • VS Bujin: Aqui o problema é um pouquinho mais em baixo, já que eles não dependem nem um pouco do Xyz deles, sério, eles se viram até melhor separados, ainda mais se for Mikazuchi + Yamato no campo. Mas a todos os efeitos, o Xyz principal deles, o Susanowo, dá uma ótima vantagem ao oponente (tanto com os ataques múltiplos, como o efeito de adicionar cartas), tira-lo de campo vai ser de tamanha importância. Outro que pode dar trabalho é o Kagutsuchi, que protege os monstros e se protege a medida em que vai usando seu poder bruto para a destruição. Bujins podem chegar a usar Tour Guide para uma mesclada mais Chaos enquanto abusam de um Leviair pra trazer de volta os monstros  banidos.
  • VS Battlin' Boxer: Contra eles é só seguir o fluxo que você estará mais seguro que avião em terremoto. O único carrasco do deck é o Lead Yoke, e como Boxers mal usam Rank 3, você estará tranquilo pra se defender de um verdadeiro monstro que poderia solar seus pontos de vida a qualquer instante.
  • Agora um detalhe legal da Encore: você pode buscar ela com a carta Generation Force, se você estiver usando a Generation Force de Main em algum Deck, fica muito melhor pra você usar a Encore tanto de Meta Call (Se for necessário) ou Side Deck.



Qualidades a parte, hora de falar dos problemas que a Xyz Encore apresenta, o primeiro deles com certeza é de que ela vei na época errada (zoa).

): - Um tanto "situacional": Digamos que o oponente possuir um monstro Xyz seja algo "situacional", hoje em dia ninguém é obrigado a usar Xyz, muito menos chega a ser algo extremamente necessário pra se jogar, não como era antes (Época de Wind-Up e Inzektor). O próprio booster que a Encore vem contraria a existência dela: o JOLT puxa de volta os Synchros, que compete com os Xyzs nos diversos Extra Decks a fora.

D: - Alvo fácil: Pro próximo formato do TCG nem tanto, mas no OCG, quando a Encore chegar por lá vai ser alvo fácil de tudo quanta é carta ou efeito que destrua magicas ou armadilhas. Se você tem um pouco de bom senso sabe que a Encore foi feita com a intenção de ser sempre ativada no turno do oponente. Pior que isso, ser ativada quando o oponente chamar um monstro Xyz. Se ele ainda vai chamar, quer dizer que ele não tem! Nesse meio tempo, meio mundo de coisas podem acontecer com a sua carta enquanto ela estiver baixada. Pensem nisso.

T^T - Ela não muda a situação do oponente: Um Xyz ou 2 Monstros no campo, é, acho que não muda muito. Raros momentos em que você vai ativar a Encore em monstros com apenas 1 Material Xyz (Isso é raro, já que o propósito de existência dela é matar um monstro que mal chegou só pra ele não te botar em maiores encrencas). Um Rank a menos faz sim diferença, mas não muda muito, pode chegar até a piorar a situação dependendo do ecossistema que existe no Extra Deck do oponente. Encore foi feita para atrasar a jogada principal do oponente, não deixa-lo em desvantagem, isso pode ser triste, mas é a realidade e é um ponto negativo (no meu ponto de vista).



 Aqui era pra ser onde eu colocaria a Deck List e comentária sobre ela e sobre a carta do post em relação a lista também. Quem curte Deck List, peço que entendam, que não dá pra por Deck List numa carta desse tipo. Mas ao invés de Deck List, vou comentar do uso da Encore em decks no geral. Tudo pra ela é  variável, depende do deck do seu oponente, depende do espaço que sobra no seu deck, mas a principio, Meta Call de Encore, no máximo 1 dela e só se o meta for essencialmente Xyz (acho difícil). De side, no máximo 2. 1 se o Formato for meio Synchro meio Xyz e 2 se for basicamente Xyz. Ela pode ser boa, mas como eu citei, não muda a posição de jogo do oponente, 3 dela é perda de espaço de side, e muito espaço.


Enquete


 Dessa vez quero ver vocês não verem onde esta o link pra enquete. Enquete de hoje vai ter 2 cartas recém-reveladas do Duelist Pack: Yuma 2 Gogogo & Dododo e 2 cartas, também recém-reveladas, do Duelist Pack: Kastle Siblings. Confiram as candidatas:


Dododo Gasser: o novo manda chuva dos Flip Monsters e dos Dododos.
Trouble Diver: o cachorro mergulhador, um verdadeiro Guerreiro das Trevas.
Double-Fin Shark: o mais novo tubarão cujas escamas devem dar uma boa grana.
Number 73: Abyss Splash the Roaring Waterfall Deity: o único dos 4 que eu tive que copiar e colar o nome.

Link para a enquete --AQUI!--
Ao verem a enquete, vão ver uma ultima opção nomeada carinhosamente de: "Voto do Su". Se essa opção ganhar, quem decide a carta do próximo post sou eu, logicamente eu só vou escolher a carta das que estão participando da enquete. Seria tipo um "resultado surpresa". Eu faço as enquetes, mas nunca voto, gostaria de ter o gostinho de interferir alguma vez. Serve pra quem ta em duvida entre qual carta escolher também. Um detalhe é de que se o Voto do Su receber mais votos, no resultado da enquete eu não vou revelar a carta vencedora. Esses são alguns updates pra deixar tudo mais legal e disputado. Prazo final pra votar: 30/08/13.

Terminando o post aqui, espero que tenham gostado do post sobre a queridinha de muitos que odiaram a época dos Dragon Rulers. Até sábado com o Carta da Semana referente a uma mudança da banlist e falous!

Comentários
8 Comentários

8 Comentários:

Marcio disse:
26 de agosto de 2013 às 14:44

Toy Knight seria melhor que o Diver e.e

Cyberblu disse:
26 de agosto de 2013 às 15:45

Dododo Gasser!

Amulet of Water Deity também seria interessante.

Henrique Silva disse:
26 de agosto de 2013 às 16:00

Bujins podem chegar a usar Tour Guide para uma mesclada mais Chaos enquanto abusam de um Leviair pra trazer de volta os monstros banidos.

eu inventei isso e quando peçam pra ver minha deck list falam pra tirar a tour guide kkk

Cyberblu disse:
26 de agosto de 2013 às 17:42

^^ Uma sugestão pro deck: Tira Tour Guide xDD

Anônimo disse:
26 de agosto de 2013 às 17:51

ninguém quer que a opção "voto do su" ganhe kkkkkkkkkk

Kaio R. Boss disse:
26 de agosto de 2013 às 17:59

3x Encore no side do meu karakuri para evilswarm.

Ela é perfeita para se livrar de xyz's que podem lhe atrapalhar no seu turno (Gaios, OPHION, Laggia feat. Dolkka,etc...).

Eu acho lindo usar ela no Ophion, por que os elvis players esperam que o oponente ative algo que atrapalhe para "chainzar" pandemic. Com encore eles ficam literalmente com o c* na mão.

Unknown disse:
27 de agosto de 2013 às 07:25

^ Exatamente, deixa o Ophion ativar o efeito tonto dele, ai é só meter encore quando você estiver pronto que o oponente vai trocar 1 por 1 com um monstro fraqueta em campo. O simples fato dele não poder dar chain com nada mostra que foi feito para comer Evilswarm.

Unknown disse:
27 de agosto de 2013 às 08:42

Dododo Gasser + Frogs = s2