9 de setembro de 2013

Here Comes a New Card #15: FA - Black Ray Lancer


Eae pessoal, blzinha? Acho que é hora de compensar o tempo perdido e todo aquele atraso. Uma carta bem suave hoje, o novo Black Ray Lancer. Uma carta bem legal, um tanto criticada, mas com uma ideia por trás bem legal e criativa. Vamos ver as utilidades desse monstrengo e suas jogadas, tudo isso, neste post. Confiram.


FA - Black Ray Lancer
★★★★ 4 /WATER
ATK: 2100 / DEF: 600
Besta-Guerreira / Xyz / Efeito 
3 Monstros WATER de Nível 4.
Você pode também invocar esta carta usando um monstro Xyz WATER de Rank 3 que você controla e que não possui nenhum Material Xyz. Esta carta ganha 200 pontos de ATK pra cada Material Xyz equipado nele. Se esta carta virada pra cima no campo vai ser destruída, você pode remover todos os Materiais Xyzs equipados neste monstro no lugar. Quando esta carta destrói um monstro por batalha: selecione 1 magica/armadilha que seu oponente controla: destrua o alvo.


 A trivia deste monstro é realmente irônica. Pra começar: você não pode invocar este monstro usando o verdadeiro Black Ray Lancer como o material (ele é DARK que precisa de materiais WATER). Triste? Demais!

 Esta carta é o resultado de ações ocorridas no episódio 91 do anime Yugioh! Zexal: Black Ray Lancer foi equipado com um Submersible Carrier Aero Shark pelo efeito da carta Full-Armored Xyz, ele também foi alvo da carta magica Break Stream. Agora esclarecendo tudo: Full-Armored Xyz equipa um monstro Xyz em um outro monstro Xyz (Aero Shark no Ray Lancer, na arte isso é visível. Nota: o Aero Shark no anime não possuía Xyz Materiais), ela possui mais 2 efeitos extra: aumenta o ATK do monstro equipado pelo monstro que equipou nele (na carta oficial, foi mudado pra 200 pontos pra cada material Xyz. Continua sendo pontos ganhos em função do monstro usado como Xyz Material); Pode negar destruição do monstro equipado por mandar o monstro que equipou nele para o cemitério (na carta oficial, isso foi mudado por mandar todos materiais Xyz, se fosse apenas 1, você ainda teria escolha, caso você equipa-se outro material iria quebrar a temática). Pra terminar, a Break Stream tem o efeito de quando o monstro selecionado destrói um monstro em batalha, destróis uma magia/armadilha do oponente (ela ainda possui efeitos extras, mas que não foram passados pro FA).

 Grandinho a explicação, mas resumindo: o FA é um monstro baseado em um acontecimento do anime. Ele não é o único com isso, temos mais 2 assim: Red-Eyes Darkness Metal Dragon e Gogogo Golem - Golden Form (esses 2  não seguem o estilo do FA, tudo o que tem no efeito deles não tem explicação no episódio em que suas formas foram invocadas).



 O nosso mais novo amigo de extra deck chamou muita atenção quando foi revelado, roubou toda a atenção até mesmo do pessoal que estava ansioso pela Number 94, que foi revelada junto com o FA. Toda essa atenção devido ao efeito dele, no meio de tanta carta nova invocada por uma Rank-Up Magic, enfim voltamos a ver monstros invocados por Chaos Xyz Change. E o dele tem uma condiçãozinha a mais: o monstro não pode possuir Materiais Xyz. O prato principal dele é monstros WATER Rank 3 sem materiais Xyz, e o que isso te lembra: Bahamut Shark

 Todos os WATER de Rank 3 que temos tem menos de 2300 ATK (ATK que o FA vem pra campo por Chaos Xyz Change), com uma única exceção do Number 30: Acid Golem que impede a invocação do FA sobre ele com aquele maldito efeito de restrição! Sendo assim, o uso dele em conjunto com Bahamut Shark seria muito mais que aceitável. Mais aceitável que isso, só se ele destruí-se magias e armadilhas... oh, ele faz isso também. E pra terminar a analise, ele ainda se protege, nem que seja apenas uma vez, de destruição, garantindo que o serviço de tirar dano e, se pá, destruir uma magia ou armadilha do oponente. 

 Vendo isso pelo lado do Bahamut, é bem melhor do que simplesmente invocar um Rank 3 por invocar. Exceto se você estiver rodando um deck Acid Golem Burn. Mas gastar mais espaços no extra não é legal, então, como essa jogada é boa para uma tech alternativa, 1 só do FA no extra não mata ninguém, exceto talvez o seu oponente.

Rank 4 de 3 Materiais: Não tenho o que comentar aqui, ninguém vai invocar ele por Xyz normal. Se fizer isso é besteira, mesmo que venha com 2700 pontos de ATK, em um instante ele pode voltar pra 2100 mesmo. Se quer realmente dar ATK pra ele: Umiiruka.

Atributo WATER: um atributo legal, é, só isso mesmo... Não reconheço nenhuma carta de suporte a esse atributo que vá ser relevante com o FA, exceto, novamente, Umiiruka.

Tipo Besta-Guerreira: aqui as coisas começam a ficar divertidas, daqui pode sair tanta coisa legal e criativa. Um exemplo: rodar Number 17: Leviathan Dragon em um deck Fire Fist 3-axis e derrepente, retirar o ultimo material do Leviathan só pra chamar o FA e ele ganhar poder junto das Fire Formation. Seria bem engraçado ver isso algum dia, pode não ser a coisa mais competitiva a se fazer, mas de fato, eu não iria ligar se eu perde-se por causa disso.

2100 de ATK: pouco, mesmo com o aumento de 200 após sua Chaos Xyz Change, 2300 continua pouco. Na minha concepção, monstro forte tem 2500 ou mais de ATK, pelo menos pro jogo hoje em dia. Mas não posso negar que 2300 mata muita coisa e se pegar direto retira um dano considerável. 600 de DEF: fraco demais, se tomar Book of Moon até um Kanikabuto mata.



Hora de ver algumas jogadas com o FA, é tudo manjado, já deixo avisado.

  • Você pode combar o FA com o Bahamut Shark para, talvez, destruir um monstro e uma magica do oponente, enquanto com o alvo normal do Bahamut não poderia fazer muito.
  • Em um deck Fire Fist, você pode usar a seu favor aquele Number 17: Leviathan Dragon e usar como uma jogada secreta para invocar o FA. Graças as Fire Formation o ATK dele será maior que o comum, com as 2 Fire Formation básicas, o FA já vem com um ATK de 2500, fora que se você tiver armadilhas Fire Formation o ATK sobre ainda mais!
  • Você pode usar cartas que equipem mais Xyz Materials como Overlay Regen para dar mais ATK para o FA.
  • Você pode chamar um Number 17: Leviathan Dragon do cemitério com um Masked Chameleon e invocar o FA por cima dele.
  • Se a beira do desespero eminente você realmente quiser invocar ele usando os 3 materiais WATER, lembre que ele é a segunda melhor opção de Xyz de 3 materiais para se usar junto ao Xyz Remora. O primeiro, logicamente é o Number 32: Shark Drake que pode proporcionar um dano muito melhor. Repito: faça isso só na beira do desespero eminente. O_O
"Somente na beira do desespero eminente, Shark!"

Das criticas ao FA, das que eu me lembro, TODAS eram negativas. Vamos agora dar uma revisada legal nos defeitos dele e ver se ele é realmente "tudo isso". 

): - Proteção desprotegida de criticas: esse efeito de se proteger ficou mal vista, acredito que por todos. Por mim, é o defeito que mais dá pra deixar passar no FA. Só que tira o mérito do coitado, seja ele chamado pela forma correta ou por Chaos Xyz Change ele vai ter as mesmas qualidades, um pouco de ATK a menos. Podia ser melhor, por exemplo, protegendo o turno inteiro, devido a tamanho custo.

D: - Boost de 200 ATK: Isso sim é um defeito, a condição de como ganhar esses 200 pontos é tragica ainda mais perante ao outro efeito de se proteger. Tenha seu monstro 2300 ou 2700 pontos de ATK, em um instante ele cai pra 2100 só pra tentar proteger o monstro. Tem explicação pra isso? Tem, o episódio do anime é claro nisso, mas pro jogo isso pegou mal demais.

T^T - Quando eu vou usar isso?: O principal defeito dele, ele é extremamente irrelevante. O único verdadeiro atrativo dele é o efeito de se proteger, o efeito de destruir magia ou armadilha tem uma condição fraca também, se fosse só por atacar seria bem melhor. Possuir um Number 17 em campo desprotegido ainda vale mais a pena do que um FA com proteção, existem exceções, seria legal manter um no extra deck pra essas exceções, mas eu não acho que você vai precisar invocar ele mais de 1 vez a cada 5 duelos. Aí você teima porque teima em invocar ele por causa da bendita proteção e toma Dimensional Prison na cara.



Decklist de hoje é de um monstro que eu tiro o chapéu pelo efeito bom sem ser vulgar: Xyz Remora. Ele perdeu um pouco de moral com o coelho tomando seguidas atacadas da banlist, mas o deck dele ainda roda, dessa vez sem o coelho. Confiram:

Xyz Remora

Monstros: 

2x Xyz Remora
2x Aqua Spirit
3x Hydrogeddon
3x Double-Fin Shark
3x Silent Angler
3x Kagetokage
1x Gorz, Emissary from Darkness
1x Tragoedia

Magias:

3x Mystical Space Typhoon
2x Salvage
2x Moray of Greed
2x Pot of Duality
1x Generation Force
1x Mind Control
1x Allure of Darkness
1x Dark Hole
1x Foolish Burial

Armadilhas:

3x Threatening Roar
1x Breakthrough Skill
1x Torrential Tribute
1x Mirror Force
1x Compulsory Evacuation Device
1x Solemn Warning

Extra Deck:

1x Evolzar Laggia
1x Evolzar Dolkka
1x King of Feral Imp
1x FA - Black Ray Lancer
2x Bahamut Shark
9x A sua escolha

 Os dois novos monstros que vem junto com o FA no Duelist Pack: Kastle Siblings são as cartas que ajudam ao deck Xyz Remora se manter: Double-Fin Shark e Silent Angler são perfeitos monstros para Xyz, podem resultar num Bahamut que pode invocar um FA, pode servir também como alvo do Xyz Remora e invocar um Shark Drake, um ataque massivo pra cima do oponente. Generation Force é uma tech alternativa, ela ta ai pra buscar mais rápido o Remora.

 Hydrogeddon, o astro do deck, ele que vai permitir você segurar o jogo para bater com os demais monstros. Não exatamente ele, mas Laggia e Dolkka fazem esse ótimo serviço. Kagetokage tem search facil pelo King of Feral Imps, serve de custo pra Allure acelerar o seu deck e ainda garante um Xyz junto com aquela Remora morta em sua mão. 3 dele e do Angler para não faltar Xyz em campo.

 Como perder mão é comum nesse deck: Threatening Roar está ai para segurar o jogo pra você armar seu contra ataque. Assim como Salvage e cartas de Draw estão para te ajudar a completar seus combos invocando poderosos monstros.



Aqui um esquema de um dos possíveis combos do deck. NOTA: Se você tiver Umiiruka em campo pode rolar OTK.

Encerrando o post aqui, 3 posts seguidos matam, mas pelo menos voltei ao esquema, sábado que vem, sem falta CDS de uma cartinha um tanto nova, mas que já faz um estrago por onde passa. Então é isso, até sábado e falous!

Comentários
8 Comentários

8 Comentários:

Unknown disse:
9 de setembro de 2013 às 19:02

Eu tava achando bem legal esse FA ai mas depois de um tempo ele perdeu a graça. E alias bem interessante o deck que você mostrou no post, parabéns.

todopoderosoreiyakayakaludo disse:
9 de setembro de 2013 às 19:31

Forma avançada?

todopoderosoreiyakayakaludo disse:
9 de setembro de 2013 às 19:39

Esse Kanikabuto é o WTF? do post

subonito disse:
9 de setembro de 2013 às 20:00

FA = Full Armored (não sei traduzir isso ¬¬)
Uma pitada de humor referente ao Yugioh não vai mal nos posts, vai que alguem usa Kanikabuto e flipa teu FA pra baixo com Book of Moon. Essas coisas acontecem, principalmente usar um Kanikabuto no main...

Unknown disse:
9 de setembro de 2013 às 20:33

@subonito: Colocava "armadura completa" xD

Cyberblu disse:
9 de setembro de 2013 às 23:16

Full Armored: Completamente Blindado

Muito bom o post!

Unknown disse:
9 de setembro de 2013 às 23:49

Daora o post, mas mudaria pakas na decklist.

Labyrinth Wall disse:
10 de setembro de 2013 às 00:50

Umiiruka rulez!!

"até Kanikabuto mata"
ri demais aqui!! =D