17 de setembro de 2013

The Game of Generations #1: Prólogo


Eae pessoal, eu sou o Effy, o novo redator da Nexus, tenho 18 anos, faço curso de Agenciamento de Viagem (AKA Turismo) na Etec do Centro Paula Souza e jogo Yu-Gi-Oh há 5 anos! Então, eu venho apresentar hoje um tipo de materia mais para o pessoal "underground" do metagame...


...Mas, que principalmente gostem do anime, vai funcionar assim, no final do post eu vou deixar os arquétipos e decks que eu vou abordar referente de cada personagem do anime, isso separando por geração, porém, não vai ser um "Character Deck" como muitos pensam, porque character deck implica que precisa seguir apenas as cartas usadas pelos personagem e essas coisas mais role play, o que eu quero trazer para vocês é algo que eu apelido de "Inspired Deck"!

Que seriam decks inspirados em personagens do anime, só que voltado para uma jogatina mais competitiva, agressiva, que consiga bater de frente com o meta atual, mesmo não vencendo sempre, mas tendo seus momentos de glória e sempre um bom jogo divertido que é o que importa, bom, como eu quero mostrar para vocês um exemplo de como vai ser, eu peguei de base o meu personagem favorito, do personagem Zane Truesdale!
   

Isso mesmo, o único personagem que além de vencer o protagonista, nunca perdeu para o mesmo, famoso pela sua filosofia de respeitar o oponente acima de tudo, e mais tarde pelo desejo de vitórias, usa um deck baseado no antigo estilo passado por gerações chamado "Cyber Style". 

Este estilo consiste originalmente em OTK ou invocar facilmente Fusion Monsters com o ataque alto, mas como logo logo o arquétipo vai ganhar novos suportes, eu resolvi fazer desse post uma homenagem a tão esquecida counterpart desse deck, isso mesmo, os "Cyberdark". As máquinas do mal que não são tão populares quando as do bem, porém, podem se mostrar bem capazes e dignas de serem usadas por um Truesdale!

Eu vou dividir o post em partes, fazendo um mini tutorial de dicas e opções de combos e jogatinas para preferências pessoais, no final eu deixo a minha decklist, mas não se prendam a ela, o intuito é vocês se aventurarem! Sem mais delongas, vamos ver como transformar essas assustadoras latas sugadoras de dragões, em máquinas de matar?! Let's Go!
 


Primeiro Passo: Archetype 


A counterpart tem um estilo mais mixado de jogabilidade do que a versão de Luz por que não consiste apenas em máquinas, e sim de tirar proveito de outro tipo de monstro, membros da família Cyberdark tem a curiosa habilidade de pegar Dragon-Types no cemitério e equipar esses em si mesmos durante a Normal Summon, somando os pontos de ATK do Dragon selecionado para o seu Cyberdark. Com eles, além de aumentar os pontos de ataque, os Cyberdarks se livrarão de serem destruídos por batalha, destruindo um dragão equipado a ele. Porém, os Cyberdark normais tem restrição de apenas dragões de level 3 ou menos, o único que não tem restrição de level é o "Cyberdark Dragon", a fusão do arquetipo.

Todos os Cyberdark são do atributo Dark e tipo Machine, todos também tem 800 de ATK e 800 de DEF, a única diferença entre eles é o efeito.

 


- Cyberdark Edge pode reduzir seu ataque pela metade e atacar diretamente o oponente mesmo que ele tenha monstros




 


 

- Cyberdark Horn se atacar um monstro em posição de defesa, causa dano perfurante.




 


- Cyberdark Keel quando destrói um monstro em batalha, o oponente recebe 300 pontos de dano por efeito.

O monstro “boss” do arquétipo é a fusão dos três acima, e quando ele é invocado especialmente, você pode escolher qualquer dragão do seu graveyard para equipar nele, e ainda ganha um extra de 100 pontos para cada monstro no seu cemitério, um prato cheio para um ataque final.

Bom, imagino que vocês devem estar pensando “nossa mas que horrível, precisa de 3 monstros para fundir e nem é tão bom assim” Sim, realmente ele é apenas um monstro com o ataque bem alto porém a sua invocação fica muito fácil com a ultima carta do arquétipo:
 

 
A Cyberdark Impact funciona igual uma "Miracle Contact", sabe, aquela Spell Card de fusão dos Neo-Spacian? Retorna os materiais necessários para a fusão da Hand, Graveyard ou Field para o Deck, e é tratado como Fusion Summon do mesmo jeito, recomendo usar apenas uma mesmo.

 





Segundo Passo: Suportes

Bom, falamos apenas das malvadas máquinas até agora, mas a pergunta é: Qual os dragões ideais para usar com elas? Well, well, essa dupla aqui vai responder facilmente:




Sim meus jovens, simplesmente o dragão level 3 com o maior poder de ATK atualmente, Hunter Dragon, dando Normal Summon em um Cyberdark e selecionando essa belezinha, você vai ter um monstro de level 4 com 2500 de ATK, sem nenhum esforço, é ou não é de dar medo?

E sim, eu sei o que vocês estão pensando, "Ai, mas como que esses dois formam uma dupla?", então senhoras e senhores eu apresento o mais novo suporte para os Cyberdark!

 
Exato! Dragon Shrine, lançado no mais novo "Structure Deck: Saga of Blue-Eyes White Dragon" tem o seguinte efeito:

“Mande um Dragon-Type monster do seu deck para o seu Graveyard, então, se esse Dragon for um Normal Monster, mande mais um Dragon-Type do Deck para o Graveyard. Você pode usar esse efeito somente uma vez por turno.”


Sim pessoal, um prato cheio! Você usa essa carta e manda o Hunter Dragon para o grave, e deixa eles bonitinhos ali para invocar um Cyberdark, então ativa o segundo efeito da spell já que o Hunter é um Normal Monster, mandando mais um Dragão para o grave, que seria o Eclipse Wyvern, que ativa seu efeito quando é enviado para o Graveyard, ele pode remover do Deck um Dragão type de level 7 ou maior, e quando ele é removido do Graveyard você pode adicionar o dragão removido por esse efeito para sua hand. 
Nada mal, não é mesmo? Considerando que Hunter Dragon é Dark e ele é Light vocês já tem tudo pronto para uma invocação Chaos!

Eu recomendo usar apenas 2 Eclipse, e usar essas belezinhas aqui:

Isso mesmo, eu considero esses o melhor target para remover com o Eclipse, mas ai vai de gosto pessoal. Alguns dos monstros mais interessantes para você remover o Eclipse junto com outro Dark é o Black Luster Soldier, Chaos Sorcerer e Lightpulsar Dragon, e lembrando que tanto o Red-Eyes, quanto o DAD podem ser target para o Cyberdark Dragon ganhar bastante ATK.

Agora saindo um pouco da parte de dragões, vamos ajudar eles sozinhos, as máquinas do mal!


Limiter Removal dobra o ATK de todos os tipo Machine do seu lado do campo, considerando que os Cyberdark vão ter sempre 2500 de atk no mínimo, é uma ótima pedida para dar um OTK ou usar como “trap” na damage step de um ataque do oponente, mas infelizmente, como nada é perfeito, Limiter Removal destrói os monstros que receberam esse efeito no final do turno, enfim, nada que um XYZ Summon na Main Phase 2 não resolva para driblar a desvantagem não é mesmo?

Black Salvo é um tuner level 3 que quando é normal summoned pode invocar specialmente um level 4 Machine Dark monster (opa), ou seja, um free Black Rose Dragon nesse formato cheio de traps! Ou então qualquer level 7 synchro genérico que você preferir!

Outra tech alternativa é a presença dessas duas cartinhas que pode acabar com muito dos metas atuais quando estão juntas (principalmente Dragon Plants)
 
Vamos pensar um pouco agora, quantos monstros no meta atual tem 3000 pontos de ATK? É bem raro sem suportes, não é mesmo? Pois bem, Cyberdark pode fazer uma legião de beaters com 3000 ATK só de fazer uma Normal Summon de level 4, targetando o Hunter Dragon e com o Orichalcos de suporte eles ficam praticamente imbatíveis! Ainda mais sabe por que? Por que eles não precisam de Special Summon para isso, e a maioria dos decks meta atualmente é totalmente dependente disso, então não exite em abusar da Vanity’s Emptiness para acabar com a palhaçada de Invocação Especial, e deixe o jogo a seu favor! 

Mas, lembrem-se, para um jogo seguro todo cuidado é pouco, lembrando que Cyberdarks tem todos os requerimentos para um Master Key Beetle na manga, abuse do combo de proteger a Vanity com o efeito dele, assim você pode usar suas Spell e outros sem medo de ela se autodestruir, imagine só, um jogo totalmente travado a seu favor se conseguir chegar a Safe Zone + Beetle + Vanity, ambas protegidas, certeza que seu oponente vai passar por uma situação bem difícil hein, hahaha.

IronCall-HA07-EN-ScR-1ECalloftheHaunted-BP02-EN-R-1EReturnfromtheDifferentDimensionSDLS-EN-C-1E


Caso você não queira usar Orichalcos por causa da restrição do extra deck, abuse de coisas para acelerar o combo e a invocação do Master Key Beetle, como: Call of the Haunted, Return from the Different Dimension e a Iron Call!

Depois de tudo isso você ainda não ficou impressionado? Well, well, well, então devo lembrar que eles sendo uma via fácil de Dark Monsters com 2500 de ATK, eles se tornam um target fácil para traps que muitos decks hoje em dia temem:


Yeaaaah “modah fockah”, Dragunity? Atlantean? Spellbook? Podem vir que aqui não tem espaço para vocês não!

Quem nunca sentiu uma leve raiva de ativar uma trap para parar um monstro forte, e derrepente ele dá chain em um Vírus, além de você receber o efeito devastador delas, ficar com a hand exposta, ainda perde o target e gasta a trap, não foi a toa também que Eradicator agora está a 1 infelizmente.

Bom e o resto é aquilo, coisas staples no geral, Dark Hole, Mirror Force, MST, etc... Coisa que vão de gosto pessoal para cada um. E como minha preferencia em staple:


Techs que recomendo:

- Cardcar D (Draw)

- Allure of Darkness (Draw)
- Pot of Duality (até por que o deck não depende de special summon)
- Morphing Jar (porém é arriscado, por que pode dar para  oponente uma mão bem foda também.)
- Gear Giant X (todos os cyberdark são machine, então usar 1 ou 2 no extra deck é uma boa pedida também)
- Kagetokage (isso é bem pessoal também, eu não uso na minha build de cyberdark, mas pode ajudar se você ainda não tiver nenhum dragon no deck para fazer xyz, o combo do beetle mais rapido ou stall, enfim, vai de cada um)

Como prometido eu vou postar a minha build pessoal aqui para vocês terem uma base, mas, dizendo mais uma vez, não se prendam nela, é apenas minha preferência pessoal, se aventurem no deck e nas jogadas que ele oferece, quem sabe você não cria um novo tier 1.5?!
 
Chaos Cyberdark: 40

Hunter Dragon
Hunter Dragon
Hunter Dragon
Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning
Cardcar D
Cardcar D
Cardcar D
Chaos Sorcerer
Cyberdark Edge
Cyberdark Edge
Cyberdark Horn
Cyberdark Horn
Cyberdark Horn
Cyberdark Keel
Cyberdark Keel
Dark Armed Dragon
Eclipse Wyvern
Eclipse Wyvern
Lightpulsar Dragon
Morphing Jar
Red-Eyes Darkness Metal Dragon
Swift Scarecrow
Swift Scarecrow
Swift Scarecrow
Allure of Darkness
Dark Hole
Dragon's Mausoleum
Dragon's Mausoleum
Dragon's Mausoleum
Limiter Removal
The Seal of Orichalcos
Deck Devastation Virus
Dimensional Prison
Dimensional Prison
Eradicator Epidemic Virus
Mirror Force
Mirror Force
Return from the Different Dimension
Torrential Tribute
Vanity's Emptiness
Vanity's Emptiness 
Vanity's Emptiness

Extra Deck: 15

Abyss Dweller
Daigusto Emeral
Diamond Dire Wolf
Gagaga Cowboy
Gear Gigant X
Kachi Kochi Dragon
Lavalval Chain
Maestroke the Symphony Djinn
Number 39: Utopia
Number 47: Nightmare Shark
Number 50: Blackship of Corn
Number 66: Master Key Beetle
Number C39: Utopia Ray
Photon Papilloperative
Wind-Up Zenmaines

É isso ai pessoal, espero que tenham gostado da minha primeira matéria aqui no blog, e espero que se divirtam muito também com as que virão, e para garantir isso eu vou fazer uma enquete para saber o que vocês, o meu querido público prefere ver, vou passar as gerações e os devidos decks correspondentes, mas, detalhe, decks que estão no metagame eu não vou falar sobre, porque já tem decks demais por ai de fácil acesso e de boa qualidade (por exemplo, Crow/Blackwing), vamos priorizar os esquecidos nessa sessão, sem mais, as gerações e seus devidos decks vão ser:

GX:

Armed Dragon
Cloudian
Crystal Beast
Cyber Dragon
Cyberdark
Destiny HERO
Horus
Neos
Ojama
Roid
Vennominaga
Volcanic
VWXYZ Yubel

5DS:

Earthbound Immortal
Fortune Lady
Morphtronic
Nordic
Plant
Psychic
Reactor
Spider
Synchron
Tech Genus (T.G)

Unicorn (Bicorn, tricorn)

Zexal:Battlin Boxer

Butterspy
Chronomaly
Gagaga
Gimmick Puppet
Heraldic Beast
Heroic Challenger
Zerofyne
Number 96: Dark Mist
Photon
Shark
Star Seraph
Umbral Horror
ZW


Então é essa a lista gente, votem no favorito de vocês, onde faremos por etapa, mas, todos esses Decks vão aparecer aqui eventualmente, detalhe que a ordem dos Decks é meramente ilustrativa, eu vou escolher eles com critérios de força maior! Bom galera, belo fim de tarde, e até a próxima!
x.o.x.o -Effy
 

Comentários
22 Comentários

22 Comentários:

Anônimo disse:
17 de setembro de 2013 às 17:48

bem vindo e otimo post.

eu sempre quis saber mais do Chronomaly em nivel alto.

Gustavo Pez (Ayreon) disse:
17 de setembro de 2013 às 17:49

Parabens ai gay kkkkkkkk
um dia eu baixo o DMG denovo aqui pra te dar uma surra com meus avião do osama e fazer um 11 de setembro no seu Chameleon Puppet kkkkk

Effy disse:
17 de setembro de 2013 às 17:51

@Viridius HAUHAUAHUHA podi vim rekalke, meus puppet logo, logo vai ganha chaos form, ta achando que é bagoonça?

@Anonimo eu tenho bastante material para falar sobre os chronomaly, caso Zexal ganhe a enquete, pode deixar que vou caprichar viu *0*

Cyberblu disse:
17 de setembro de 2013 às 17:59

Bem-vindo ao Nécsus.

Voto em Gimmick Puppet ou Chronomaly para a próxima.

Anônimo disse:
17 de setembro de 2013 às 18:17

queria que o próximo fosse Destiny Hero

Anônimo disse:
17 de setembro de 2013 às 18:22

muito bom mano

Anônimo disse:
17 de setembro de 2013 às 18:32

Gimmick puppet pra comemorar o chaos number 40! Otimo post e bem vindo.

Porthos disse:
17 de setembro de 2013 às 18:37

Caralho Effy, que cara de viadão que você tem. -q

Curti o post, mas e CyDra, nesse deck (ou ao menos side) não rola?

Meu voto vai pra Roid, já que nunca vi esses treco rodando.

Unknown disse:
17 de setembro de 2013 às 18:39

LOL! Agora todo mundo virou redator, parabéns pelo post cara, desejo muito sucesso a você. É legal ter um matéria que fale de decks que não tiveram muita chance no metagame, geralmente eles são os mais divertidos de se usar.

Obs: Voto em Nordic, eles são muito foda rsrs

Mathias disse:
17 de setembro de 2013 às 18:58

Roid hj, Roid Amanhã, Roid PRA SEMPRE(sqñ)
Fala dos Roid cara, eles são muito ruins, duvido vc conseguir fazer uma build boa deles 3:)

Gabryan disse:
17 de setembro de 2013 às 20:08

Sinto o cheiro do LG aqui huehueuehue

Anônimo disse:
17 de setembro de 2013 às 20:32

gostei do banner, parabéns para quem o fez

LG disse:
17 de setembro de 2013 às 20:32

Cheater é foda. HAUAHAUHUAHUAHUHAUHAUAHUHAUAH

dragon_hibrid disse:
17 de setembro de 2013 às 20:42
Este comentário foi removido pelo autor.
Effy disse:
17 de setembro de 2013 às 22:52

Anonimo > Chronomaly > ZX
Blu > Chronomaly/Puppet > ZX
Anonimo > Destiny HERO > GX
Anonimo > Gimmick Puppet > ZX
Popo > Roid > GX
Emerson > Nordic > 5Ds
Kymer > Roid > GX
Hibrid > T.G > 5Ds

Então gente, esse é o resultado parcial por enquanto, as gerações GX e Zexal estão empatadas, então vou deixar em aberto até a 00:00 de hoje, caso ninguém desempate eu vou escolher randomicamente a geração, obrigado a todos que votaram, e uma hora ou outra todos os decks vão ser comentados, então tenham paciencia se perderem pfvr :p

Effy disse:
17 de setembro de 2013 às 22:58

@Titio popo não é só a cara não kiridinha HUAHAUHAUH e não, eu pelo menos não consigo imaginar como Cydra iria encaixar no deck, só se fosse para usar 1x de overload fusion e Chimeratech Fortress, mas mesmo assim, é um slot meio random :/ enfim, não custa tentar né.

@Emerson obrigado pelos bons desejos ^^ e então, a maioria desses decks, eu já usei bastante em torneios online e teve boa resposta em numeros de TOP, tipo, eu pelo menos considero uma vitoria pegar top 16/8 em um torneio com 70 pessoas usando Roid, ainda mais no formato passado XD então eu espero que com o passar das matérias vocês tenham inspiração para tentar com a cara e a coragem enfrentar os meta OP com um deck que quase ninguém usa porém pode ser mortal se usado corretamente hehe, acreditem, é uma aventura e tanto pegar um deck e ir tentando evoluir ele desde quando ele não consegue tirar nem 1 lp do oponente até o ponto que empata match contra e-drags! Enfim, vocês vão ver com o passar do tempo.

@LG obrigado viu HUAHAUHUa

Effy disse:
17 de setembro de 2013 às 23:11

Votos pelo facebook:

Michael Douglas > Yubel > GX
ナカオ カワン > Earthbound/Unicorn > 5ds
Carlos Henrique > Earthbound > 5Ds
Matheus Skiwalker > Roid > GX
Fabio Henrique > Morphtronic > 5ds

Então totalizando tudo vai ser:

5 votos para 5Ds
5 votos para GX
3 votos para Zexal.

Vamos la gente, peçam para algum amigo votar até a meia noite para desempatar o/

Anônimo disse:
17 de setembro de 2013 às 23:16

faz dos Destiny Heros, por favor mano

Revenge disse:
17 de setembro de 2013 às 23:17

Curtir mtu a ideia de fazer posts sobre decks antigos que nao fizeram parte do meta...escolho 5ds e os decks sobre Earthbound e Reactor

Effy disse:
17 de setembro de 2013 às 23:22

Gente, acabamos de concordar com uma nova regra no chat de que voto anonimo não vai contar por que pode ser cheat, então contabilizando apenas votos com perfil:

Zexal - 1
GX - 4
5ds - 6

Paradox disse:
17 de setembro de 2013 às 23:42

V-W-X-Y-Z seria loko!!!!!
eu adoro eles mas os acho meio lentos adoraria ver uma bild atual pra eles.

Andrew Enki disse:
18 de setembro de 2013 às 01:16

seja bem vindo,faça um post sobre Destiny HERO