24 de setembro de 2013

The Game of Generations: 5Ds #1



Whats up dudes? Lembram semana passada que eu tinha falado que as matérias seriam divididas de terças a geração 5Ds e de quinta a GX? Pois bem sejam bem vindos ao primeiro episodio do TGG - 5Ds!

Eu custei muito para decidir o que escolher como piloto do 5Ds, queria algo inusitado porém querido, então eu tinha visto um dos meninos pedir nos comentários Unicorn deck, na hora eu fui pesquisar um pouco sobre e assistir os episódios para me lembrar melhor e foi esse mesmo, poxa como eu tinha esquecido de detalhes do melhor riding duel do WRGP todo? Aquela emoção de ir contra os profissionais, aquele nervosismo da Akiza por ser a primeira vez, e o fato deles perderem 2 jogadores apenas para 1 ahhhh, pra mim sem duvida foi o duelo mais emocionante da temporada XD

E para quem não conhece, o "Team Unicorn" é um time de duelistas profissionais que focam em "Riding Duels", os membros do time são Breo, Andre e Jean, mestres em táticas de equipe, cada um tem sua função principal para uma chance de vitória maior, todos usam Decks que se baseiam em invocação synchro de monstros tipo Beast, mais especificamente os ace card de cada um "Thunder Unicorn", "Voltic Bicorn" e "Lightning Tricorn".

                      


Hoje diferente do que estamos acostumados, vamos nos basear no arquetipo que existe apenas para o extra Deck, tentando fazer os 3 monstros trabalharem em sincronia, então o objetivo do Deck vai ser invocar rapidamente os unicórnios e tirar o máximo de proveito deles, sem mais delongas lets work bitch!

Primeiro Passo: Arquetipo

Vamos começar por ordem de nivel:

                                         

Thunder Unicorn é praticamente o Beater da família, tem 2200 de ATK, porém quando ele quando ativa seus efeitos, diminui o ataque de um monstro do oponente em 500 pontos para cada monstro que você controla, caso por exemplo você goste de colocar "Scapegoat" no Deck, praticamente não vai existir quem ganhe dele em batalha, ainda mais por que, ele é de atributo Light como seus irmãos, então um Honest presente no Deck pode fazer um estrago maior ainda, o único problema é que quando você usa esse efeito apenas ele pode atacar, mas já da pra aproveitar bastante, e tirar uns bichos mais chatos. Seus requerimentos para invocação é ter um Beast-type tuner e um ou mais não tuners, fácil por enquanto.

Seu irmão do meio, Voltic Bicorn, tem mais pontos de ataque, porém um efeito mais estratégico


                                          

Com 2500 pontos de ataque, Bicorn tem o efeito de que toda vez que for destruído por batalha ou efeitos do oponente, ambos os jogadores vão mandar 7 cartas do topo do Deck para o graveyard, opa eu ouvi falar que Lightsworn está voltando? É melhor eles tomarem cuidado antes de sair milando tudo ou isso pode ser fatal com nosso amiguinho aqui, sem contar que em Decks que não esperam esse "Deck Destruction" acabam perdendo cartas chave, por exemplo é capaz de no primeiro efeito, você mandar para o cemitério a maioria das spell ou trap que seria de extrema importância para Fire Fist, como Tenki, acabar com os targets free de Mermails que precisam do Deck para dar search, etc... O único deck que você precisa tomar muito cuidado ao usar essa carta é contra Dragon Rulers, afinal não queremos o graveyard deles com mais opções para spam não é mesmo?  Hmm mas falamos bastante de como isso seria incomodo para o oponente, mas até agora não falamos do impacto que causa no nosso Deck também, chegando no próximo
passo vamos mostrar o por que é interessante usar mill tech nesse Deck também.

Maaas por enquanto vamos finalmente chegar no irmão mais velho desses pôneis malditos!


                                          


Lightning Tricorn assim como o seu irmão Bicorn, ativa seus efeitos quando é destruído por batalha ou efeitos do oponente, porém dessa vez quando ele é destruído, você pode escolher um "Thunder Unicorn" ou "Voltic Bicorn" do seu graveyard e invoca-lo especialmente, cute não é mesmo? Um beater com 2800 de ATK que ainda pode trazer de volta um monstro que já deve ter tirado 7 cartas do oponente e vai estar prontinho para tirar mais 7, ou outro beater que se garante em batalha com qualquer grandão que quiser tentar a sorte.

Tendo em vista como os 3 podem trabalhar juntos, vamos agora ver como focar para trazer toda a família o mais rápido possível porém... De uma maneira consistente XD

Segundo Passo: Suportes

Temos muita coisa para falar sobre os amiguinhos dos unicórnios, um deles é o nosso odiado dragão de terra que perdeu seu filho recentemente, mas encontrou seu lugar na família unicórnio, agora ele vive protegendo a floresta com seu novo parceiro...



Esses dois tem uma sinergia muito legal, Baboon quando está na sua Hand ou Graveyard e um Beast-Type for destruído e enviado para o Graveyard, você pode pagar 1000 LP e invocar ele especialmente, eu acho isso legal por que como ele é inútil na mão, então já é custo free para o efeito "monster reborn" do Redox, que ativa descartando ele e mais um EARTH, outras coisas legais também é que o Baboon é Beast, então mais para frente você vai ver que ele também é um ótimo synchro material para esse Deck. Fora essa parte de synchro, também notamos que os dois são level 7, o que nos deixa muito feliz e livres para colocar 1 Big Eye e 1 Dragosak no extra! Nunca se sabe quando se vai precisar de um não é mesmo? rs

A consistência desse deck não para por ai, por que temos dois carregadores de Hand com varias utilidades!



Isso mesmo queridos, Cardcar D, o lindão que te da +1 na Hand com o custo de não fazer especial summon nesse turno e encerrar o mesmo depois das draw, mas nesse formato cheio de traps, isso não é tão desvantagem, pelo contrario! Nosso camarada Maxx "c" também ajuda no controle e consistência da Hand, mas ao mesmo tempo deixa o oponente inseguro de continuar a jogada dele por conta dessa futura vantagem, muitos acabam até mesmo encerrando o turno por conta desse medo, um prato cheio contra Dragon Rulers ou decks que dependem muito de special summon.

Só que o mais legal ainda gente, é que que os dois são EARTH, então se você não tiver oportunidade de usar seus efeitos, servem também de custo para o efeito reborn do Redox OU se ainda conseguir ativar os efeitos é melhor ainda, que faz um uso duplo, o primeiro pelo próprio efeito e o segundo de EARTH morto no graveyard, o que também serve de custo para invocação do Redox futuramente, é ou não é vantagem?

Agora entrando na parte mais animal do deck, vamos ver algumas tech's para invocação dos unicórnios de uma maneira pratica e rápida, primeira:



Isso mesmo, a dupla Nordica mais famosa do jogo, Tanngnjostr e Guldfaxe, apelidados carinhosamente de ovelha preta e cavalo (até por que ninguém merece ficar falando "TANNGNJOSTR" não é mesmo?), o combo dessa dupla é bem fácil, quando um monstro é destruído por batalha e enviada para o cemitério, a ovelha preta ativa e pode ser invocada especialmente da sua Hand, o legal é fazer isso quando o oponente atacar e não tiver mais monstros para um ultimo ataque na ovelha, ou caso você se garanta com traps não tem problema, é apenas um risco né, mas voltando... A ovelha preta pode ser invocada especialmente, e quando ela muda de modo de defesa para modo de ataque você pode invocar especialmente do seu Deck um monstro com "Nordic Beast" no nome, é ai que entra o Guldfaxe, por que além de ele ser level 4 e nordic beast, ele ainda é Tuner, ou seja, varias possibilidades, Voltic Bicorn praticamente sem esforço, ou dependendo da situação um Black Rose Dragon pra acabar com a palhaçada de um field cheio, afinal você ainda não usou normal summon então além de nukar tudo, ainda vai poder dar um grande dano, muito bom não é mesmo?

Você vai notar que nesse deck a maioria dos monstros trabalha em equipe ou dupla, vou apresentar para vocês mais uma delas, mas dessa vez são um pouco mais fofinhos



Já ouviram falar dessas gracinhas? Lock cat e Key Mouse foram literalmente feitos um para o outro, Key Mouse é um level 1, Tuner Beast-type que quando é destruido em batalha, deixa você adicionar um level 3 ou menor Beast-Type do seu deck para sua mão, incrivel não é? Fica mais incrivel ainda com seu caçador natural, Lock Cat além de vir com o efeito do key mouse, ainda tem algo que os conecta mais uma vez, sua habilidade é ativada na normal summon, você pode selecionar um level 1 beast type no seu cemitério e invocar o mesmo especialmente em modo de defesa... Agora o por que eu escolhi esses lindos? Vamos analisar o potencial:

Sózinhos: O legal deles é que mesmo sem outras cartas eles podem fazer coisas legais, tanto synchros level 4 como Armory Arm para um plano futuro ou algo mais agressivo como o beater "Underworld Fighter Balmung" e seus decentes 2100 pontos de atk com o efeito de que quando ele é destruído por um efeito, você pode dar special summon em um monstro no cemitério, legal né? Mas para jogadas mais calculadas e sem necessidade de desespero, da apenas para deixar o ratinho quietinho ali em defesa para caso o oponente o destrua você ativa o efeito dele e adicionar um beast para sua mão... Claro que pensando nisso logo lembramos de Creature Swap como uma opção viável não é mesmo?

Com amiguinhos: Aqui entra muitos combos, tem por exemplo dar normal summon no lock cat, trazer o rato e ativar o efeito do Redox no cemiterio para invocar ele especialmente, como o rato é um tuner de level 1, você pode fazer a maioria dos synchros level 8 genéricos de uma forma relativamente fácil. E o mais legal é que ainda comba com alguns deles, por exemplo se você fizer um Scrap Dragon, o lock cat ainda vai ficar no campo, por que só o rato e o redox foram usados, o que deixa ele como um alvo quase inútil, se não fosse pelo efeito do Scrap que destroi uma carta no campo do oponente com a condição de destruir uma sua também, não é uma mão na roda? Outra coisa que também usaria todos os materiais dessa vez, é fazer 1 + 3 + 7 resultando em um... Star Eater! nada mão para essa duplinha fofa, mas é legal lembrar também que o rato + o Voltic Bicorn vira Lightning Tricorn, o que pode ser uma mudança inteligente dependendo da situação (por exemplo, prever uma mirror force) o mesmo com baboon também vira o Tricorn para uma segurança maior e usar os outros irmãos de novo, bom para quando você quiser reutilizar o efeito do Voltic varias vezes pois o deck do oponente já está no fim.

Partindo para nossa ultima dupla, porém eu ouvi boatos que um deles costuma trair o parceiro com varios outros...



Ahhh esse Hamster, podem considera-lo a Slut do deck, meio tímido precisa de Flip para ativar seus efeitos, porém quando o ativa pode chamar quase todos os monstros do deck e abusar dos efeitos deles, como por exemplo, ele chama uma ovelha preta já em modo de defesa, então no próximo turno é só abusar de usa habilidade, caso não queira e o Hamster sobreviver da para chamar um Key Mouse para ser destruído e você adicionar algum beast para a mão ou simplesmente deixa-lo la e fazer um Thunder Unicorn próximo turno.

Mas caros duelistas, nossos amigos unicórnios como toda geração 5Ds sofre muito na mão de um rival natural muito forte... Um bicho feio e todo infectado apelidado de Ophionum monstro terrível que muita das vezes acaba imune de nossas traps e spells por causa do vírus e não conseguimos destruí-lo em batalha também por causa da sua segunda habilidade que bloqueia a invocação special de level 5 ou maior, é ai que entra o papel do nosso pequeno e poderoso Ryko, parceiro principal do Hamster, o Ophion só tem proteção natural contra Spell ou traps, porém contra efeitos de monstro ele é tão frágil quanto um Kuriboh, então em caso dessa match up ruim, aposte tudo no ryko e em um bom side para salvar o dia como Penguin SoldierFossil Dyna Pachycephalo (o meu favorito por que além de flipar e destruir tudo, da para segurar o jogo com a normal summon e um bom backrow, fora que ele é earth para combar com o Redox), mas se você não for fã de flip, XYZ Encore está ai para tirar esse incomodo, porém você ainda vai ter que lidar com os monstros que são invocados. E voltando ao Ryko o bom também que ele pode ajudar com o mill de 3 cartas, caso venha baboon ou redox e sempre bom ter um ás na manga, mas cuidado para você não dar Deckout em você mesmo, já que o Bicorn já reduz bastante né.

Acabando nossa monster line, só tem uma spell de diferente no deck, o resto é pura stapple, e essa diferença seria a recente sobrevivente da banlist:


Isso mesmo, Scapegoat é ótimo por vários motivos, além de ser free synchro material para fazer qualquer um dos unicórnios, também pode ser usado como proteção, food para Scrap Dragon e volume para o Thunder Unicorn ativar seu efeito ao máximo.

Como eu sempre digo, sejam aventureiros, criem e pirem no deck, tem muitas outras tech's com beast que eu deixei de citar aqui, por que eu não gosto, por exemplo "Horn of The Phantom Beast" mas vocês poderiam gostar e quem sabe não acaba ficando bom ou até melhor que essa? É tudo questão de treinar duramente com o deck, e bom gente, vou ficando aqui com a primeira edição do TGG - 5Ds, espero que tenham gostado, como sempre vou deixar aqui a minha build para vocês terem uma base e depois a lista para votação do deck que irá aparecer na próxima terça-feira:

Team Unicorn


3x Tanngnjostr of the Nordic Beasts
3x Redox, Dragon Ruler of Boulders
3x Guldfaxe of the Nordic Beasts
3x Super-Nimble Mega Hamster
3x Key Mouse
3x Lock Cat
3x Cardcar D
2x Ryko, Lightsworn Hunter
2x Maxx "C"
1x Green Baboon, Defender of the Forest
1x Honest

2x Mystical Space Typhoon
2x Scapegoat
1x Dark Hole

3x Call of the Haunted
2x Dimensional Prison
2x Mirror Force
1x Return from the Different Dimension
1x Bottomless Trap Hole
1x Torrential Tribute

Extra Deck:

Armades, Keeper of Boundaries
Armory Arm
Black Rose Dragon
Crimson Blader
Flashing Carat Dragon - Stardust
Jeweled Demon Dragon - Red Archfiend
Lightning Tricorn
Lightning Tricorn
Naturia Beast
Scrap Dragon
Thunder Unicorn
Voltic Bicorn
Voltic Bicorn
Mecha Phantom Beast Dracossack
Number 11: Big Eye


Lista de decks para a próxima terça:

Earthbound Immortal
Fortune Lady
Morphtronic
Nordic
Plant
Psychic
Reactor
Spider
Synchron
Tech Genus
Unicorn





x.o.x.o -Effy

Comentários
18 Comentários

18 Comentários:

Unknown disse:
24 de setembro de 2013 às 00:22

Plant

Alexandre disse:
24 de setembro de 2013 às 09:00

Lembrei de quando comecei a jogar Tag Force 5 para PSP, o Starter Deck era focado em monstros Beast e eu ficava comprando Packs do time Unicorn para conseguir essa "Poneis Malditos". Bateu uma nostalgia...

Unknown disse:
24 de setembro de 2013 às 09:04

Bons tempos com o Yusei como protagonista. Para mim o duelo mais foda no WRGP foi contra o Team Ragnarock, o Yusei finalmente tinha encontrado um oponente tão inteligente quanto ele. Belo post Effy, me deu uma certa nostalgia ^-^

Anônimo disse:
24 de setembro de 2013 às 09:20

Nordic

Cyberblu disse:
24 de setembro de 2013 às 09:48

Earthbound Immortal

Recebi um e-mail esses dias pedindo um deck deles, então acho que seria interessante.

dragon_hibrid disse:
24 de setembro de 2013 às 11:02
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse:
24 de setembro de 2013 às 11:07

Nordic

Unknown disse:
24 de setembro de 2013 às 11:56

Morphtronic

Anônimo disse:
24 de setembro de 2013 às 12:38

Earthbound Immortal

Anônimo disse:
24 de setembro de 2013 às 12:39

só lembrando que os votos dos anônimos não contam

Porthos disse:
24 de setembro de 2013 às 12:49

Praticamente todo arquétipo do 5D's é usável... Então foda-se, vou colocar por preferência pessoal.

Desejo que faça um de Iron Chain, minha vadia.

Quanto ao artigo, curti bastante ele, depois da ETEC eu testo e talz... Mas não valeria usar uma engine scrap aí?

Porthos disse:
24 de setembro de 2013 às 12:54

Bacana não ter Chain na lista, então voto em Reactan...

Effy disse:
24 de setembro de 2013 às 13:06

@Alexandre ahh eu nunca joguei esse mas tenho mo vontade, a era 5Ds foi tão boa né kkkkk

@Emerson contra o ragnarok? Jura? Eu achei o melhor riding o contra o team unicorn, mas o melhor duel pra mim foi Jack, Luca e lua vs Aporia, muito emocionante ;o (e todo mundo falando de nostalgia, espero que seja uma das boas XD)

@Cyberblu hmm verdade, eu já tinha visto outros pedidos, vou ver o que faço aqui

@titio eu não sei, nunca testei os scraps com eles hmm, e testa eles sim, ai você conta aqui como foi sua experiencia o/

@anonimo bem lembrado, votos de anonimos não contam XD

Anônimo disse:
24 de setembro de 2013 às 15:42

earthbound

Revenge disse:
24 de setembro de 2013 às 19:11

Earthbound Immortal

LG disse:
24 de setembro de 2013 às 19:13

@MANO ALEXANDRE: CARA, EU TMB TIVE UMA PUTA NOSTALGIA DO TF5 DDDDDD;

Effy disse:
24 de setembro de 2013 às 23:26

HAUHAUHAHU, que bom que pelo menos ta servindo para dar nostalgia ao pessoal, pq esse post em especifico ficou meio flop, acho que o pessoal não gosta dos poneis ;'o

Unknown disse:
25 de setembro de 2013 às 07:24

Passando aqui para votar em Earthbound Immortal, sempre gostei do tema deles.