9 de outubro de 2013

Deck: Ghostrick | Futuro do Archetype Ghostrick!

ghostrickFaz umas duas semanas que criei esse banner xD

Eae galerinha, como vão? Como prometido, essa semana vou falar do mais novo archetype que esta chegando no booster Shadow Specters, Ghostricks! É o último post da série de decks dos archetypes-capa dos boosters da Series 8, espero que se divirtam!



Bom, acho que antes devo explicar a jogabilidade dos Ghostricks para que não fiquem com dúvidas mais para frente: Os Ghostricks (Combinação das palavras “Ghost”, fantasma + “Trick”, truque) são focados em face-down Defense Position e face-up Attack Position, ou seja, permanecerem virados para baixo em posição de defesa ou virados para cima em posição de ataque, graças ao efeito padrão que todos possuem que é “Once per turn: You can change this card to face-down Defense Position.” ou “Uma vez por turno: Você pode virar esta carta para baixo em Posição de Defesa”. Todos eles possuem outra regra também, que diz “Cannot be Normal Summoned, unless you control a "Ghostrick" monster.”, ou seja, “Esta carta não pode ser Normal Summoned, exceto se você controla um monstro “Ghostrick” virado para cima.”. Sendo assim, no começo do duelo você nunca poderá Normal Summon um Ghostrick, apenas baixá-los no campo (Set). No próximo turno, então, você poderá Flip Summon ele (virá-lo para cima) para poder Normal Summon um outro Ghostrick virado para cima da mão.

Nota-se que todos os Ghostricks até agora de Level 1 são do tipo Fiend, os de Level 2 são do tipo Spellcaster e os de Level 3 são do tipo Zombie. Eles são uma mistura de deck Stall (Prevenção de Dano) com Aggro (Agressivo), graças ao campo mágico e às Hand-Traps deles.

Bom, vocês vão conhecer eles melhor nesse post, então vamos lá!

Deck: Ghostrick Puro

DECK1

Monsters (15):

[3] Ghostrick Kyonshee
[3] Ghostrick Stein
[3] Ghostrick Witch
[3] Ghostrick Lantern
[3] Ghostrick Specter

Extra Deck (15):

[2] Ghostrick Alucard
[1] Number 17: Leviathan Dragon
[1] Number 20: Giga-Brilliant
[1] Number 30: Acid Golem of Destruction
[1] Number 34: Terror-Byte
[1] Number 65:
Judge Buster the Adjucutter Djinn
[1] Number 85: Galaxy Queen
[1] Wind-Up Zenmaines
[1] Leviair the Sea Dragon
[1] Melomelody the Brass Djinn
[1] Muzurhthm the String Djinn
[1] Temtempo the Percussion Djinn
[1] Gachi Gachi Gantetsu
[1] Slacker Magician

Spells (15):

[3] Ghostrick House
[3] Swords of Concealing Light
[3] Pot of Duality
[3] Mystical Space Typhoon
[2] Forbidden Lance
[1] Allure of Darkness

Traps (10):

[3] Ghostrick Panic
[2] Needle Ceiling
[2] Mirror Force
[1] Bottomless Trap Hole
[1] Compulsory Evacuation Device
[1] Solemn Warning

Este deck foi campeão de um torneio no OCG dia 27 de Julho, mas eu fiz algumas mudanças para adaptar à nova lista do TCG de Setembro.

gtkyonshee gtstein gthouse

Os dois buscadores do deck, Ghostrick Kyonshee toda vez que é virado para cima (Flip Summoned ou virado para cima quando é atacado por um monstro do oponente enquanto virado para baixo) lhe permite adicionar 1 monstro “Ghostrick” do seu deck à mão, mas o Level do monstro adicionado deve ser igual ou menor que o número monstros Ghostricks que você já controla no campo, contando com ele mesmo no momento em que é invocado. Pode buscar fácil os Ghostrick de Level 1, e se você tiver sorte e controle do campo, buscar os Level 2 e 3 também.

Ghostrick Stein é o beater dos Ghostricks, ou seja, o que possui maior ATK dentre eles. O efeito dele é o oposto do Kyonshee, e lhe permite adicionar cartas mágicas ou armadilhas do archetype à mão, nesse deck muito útil para trazer Ghostrick House e Ghostrick Panic, que veremos em seguida.

Ghostrick House é o campo mágico. Infelizmente não aumenta o ATK e/ou DEF do archetype, mas permite que quando eles inflijam dano ao oponente este dano não seja cortado pela metade como com os outros monstros. Ela também impede que qualquer jogador selecione monstros virados para baixo em Posição de Defesa como alvo de ataques e que ambos também possam atacar diretamente caso todos os monstros do oponente estejam virados para baixo em Posição de Defesa.

Ghostrick House é uma ótima carta, que inclusive já foi usada em vários decks diferentes para dar um UP, como por exemplo, o deck que o Subonito mostrou na Carta da Semana passada.

gtwitch gtlantern gtspecter

Ghostrick Witch possui 1200 pontos de ATK, o que eu considero bastante para um monstro de Level 2, e o seu efeito vale a pena tê-la no deck: Ela é um Tsukuyomi em carne-e-osso (já que o Tsukuyomi normal é um Espírito Kkkkk ~le piada ruim), podendo uma vez por turno mudar um monstro virado para cima que o oponente controla para baixo em modo de defesa.

O próximo é Ghostrick Lantern, o meu favorito depois da Yukionna (que iremos falar em um PRÓXIMO post). O efeito dele é de negar ataques diretos ou direcionados a um monstro Ghostrick que você controla e em seguida ser invocado no campo virado para baixo em Posição de Defesa, já podendo lhe prevenir de um próximo ataque.

O outro Level 1 é o Ghostrick Specter, o que talvez tenha inspirado a Konami dar o nome do booster em que eles foram lançados. Digamos que esse fantasminha é o mascote dos GT, servindo assim como o Lantern como escudo, mas ele é invocado quando um monstro do archetype é destruído e enviado ao cemitério, e quando você o invoca desta maneira você pode comprar 1 carta, o que ajuda bastante o deck já que ele é um Stall agressivo e depende de novas cartas na mão.

gtalucard

Uma pausa para admirar esse belíssimo (feiosíssimo) vampiro: Ghostrick draculA Alucard, que em minha opinião não poderia ser um boss melhor. Primeiramente, ele só necessita de 2 monstros de Level 3 para ser invocado, podendo ser encaixado em qualquer deck. Segundo que ele destrói cartas Set do oponente por remover 1 material Xyz, bom para se livrar daquelas Mirror Force ou Dimensional Prison insuportáveis. Terceiro porque ele protege os Ghostricks e quaisquer monstros virados para baixo em Posição de Defesa de alvos de ataques do oponente E, quando ele é destruído, você pode reciclar um Ghostrick do cemitério, perfeito para retornar Specter e já ser invocado em seguida e ainda comprar 1 carta (Sim, você pode fazer isso).

Sem dúvidas vou colocar esse monstro na maioria dos decks que eu criar e que tenha espaço para monstros de RANK 3, e vocês também podem fazer isso se quiserem, fica a dica.

gtpanic concealing needle

As últimas 3 cartas que gostaria de comentar do deck, começando pela Ghostrick Panic. Essa armadilha é um ótimo suporte para os Ghostricks ou até mesmo para monstros com efeitos FLIP ou que simplesmente são ativados quando são flipped face-up, como Snowman Eater e Morphing Jar, mas o segundo efeito não vai poder ser usado caso seja aplicado com estas cartas. O segundo efeito permite que após você virar para cima monstros Ghostrick por esse efeito, vire a mesma quantidade de monstros que o oponente controla para baixo em posição de defesa. Se ficar difícil de entender o efeito, pense na situação que a carta narra: Fantasmas que estavam escondido aparecem de repente, assustam e fazem os outros correrem (desaparecerem, se esconderem).

Uma carta que começou a ser usada bastante depois do lançamento dos GT é essa tal Swords of Concealing Light, que tem o efeito oposto da Espada das Luzes Reveladoras usadas pelo Yugi-kun, que é o de virar todos os monstros atualmente virados para cima no campo do oponente para baixo em modo de defesa (de novo), e impedir que eles mudem suas posições enquanto ela permanecer virada para cima, ou seja, impede que eles sejam Flip Summoned pelo oponente. Como o deck possui 3 cópias dessa carta, o uso de Ghostrick Yukionna é dispensável, já que ela possui um efeito parecido.

A Carta da Semana passada foi Needle Ceiling, então não vou falar muito sobre ela aqui. Basicamente, ela funciona perfeitamente com esse deck já que os seus monstros possuem o efeito de serem virados para baixo ao mesmo tempo que faz o oponente controlar mais monstros para penetrar a sua barreira imposta pela House ou pelo Specter ou pelo Lantern.



E quanto ao futuro dos Ghostricks!?

gtmary gyghoul

O booster Legacy of the Valiant trará uma nova onda de truques para o archetype Halloween-themed, cerca de umas cinco cartas novas comparando ao número de suportes que os archetypes-capa dos boosters anteriores tiveram no próximo. Por enquanto, temos apenas a Ghostrick Mary revelada. Ela possui um efeito que eleva a força do deck, ja que permite que você rapidamente invoque um GT diretamente do deck por descartá-la da mão quando você recebe dano (batalha/efeito), podendo combinar com o Kyonshee ou Yukionna para obter novos efeitos.

Ghostrick Ghoul será lançado no Shadow Specters TCG, e é a carta do Sneak Peek, uma das poucas até agora que são realmente úteis. Quem quiser um deck focado mais em controle de campo, não tão agressivo, talvez queira dispensar o Ghoul e seu efeito de aumentar o ATK de qualquer Ghostrick pelo ATK combinado de todos os outros do archetype que você controla virado para cima no momento da ativação, e até o fim do próximo turno do oponente. O efeito será útil para deixar aquele Alucard com 2900+ de ATK e depois virar para baixo os outros GT pelos seus próprios efeitos para serem também protegidos por um dos efeitos do boss.

Podemos dizer que esse archetype ainda irá continuar no Legacy of the Valiant com meia dúzia de cartas e então será finalizado no próximo booster, que tecnicamente será o último da Series 8. Creio que ele irá tomar um rumo mais agressivo, com talvez algumas cartas nem tão úteis, mas que de certa forma deixe-os preparados para bater de frente com o metagame. Eles podem ser o deck meta dos próximos formatos, por exemplo, a partir de 1º de Janeiro do ano que vem.

Do que eles atualmente precisam: Um Xyz dahora de RANK 1 e de uma boa Spell/Trap para ser buscada pelo Stein além da House, Panic e Out.

E vocês, o que vocês acham que eles precisam?


arche7

Então é isso galerinha, esse foi o fim da nossa série dos Archetypes elementares da Series 8. Não se preocupem se o post ficou “meio ultrapassado” porque eu trouxe uma build Pura do archetype e não um deck diferente dele, mas encarem esse como uma espécie de Manual do Archetype para futuros posts deles!

Eu vou ficando por aqui, o que acham? Curtam, comentem e deixem sugestões de algo para substituir essa série semana que vem! Até mais!

Comentários
21 Comentários

21 Comentários:

Anônimo disse:
9 de outubro de 2013 às 18:42

Muito legal o banner, parabéns para quem o fez.

Labyrinth Wall disse:
9 de outubro de 2013 às 18:44

Fire Fist na próxima semana

Unknown disse:
9 de outubro de 2013 às 18:49

Apoio o Sand Stone! Fire Fist também merecem.

Unknown disse:
9 de outubro de 2013 às 19:01

Combinho maroto do Guilherme: Tenha GHostrick Lantern, ative Vanity Emptyness, seja feliz com Necro Gardna eterno.

Cyberblu disse:
9 de outubro de 2013 às 19:23

@Gui, isso funciona? Se sim, que apelão esse Lantern o.O

Anônimo disse:
9 de outubro de 2013 às 19:25

Agora que eu notei que o Lantern tem duas asinhas do demo

Anônimo disse:
9 de outubro de 2013 às 19:31

O combo funciona e muito bem.... segura o jogo e faz neguim dar rage quit.

Cyberblu disse:
9 de outubro de 2013 às 20:06

Lol, vou testar mais tarde.

Anônimo disse:
9 de outubro de 2013 às 20:07

é épico também matar LADD com uma Lyla

dragonlord disse:
9 de outubro de 2013 às 20:09

Gostei do deck, apesar da simplicidade, foi legal para deixar os leitores mais acostumados com o archetype para depois vocês falarem deles, como fizeram com os outros antes. Parabéns como sempre.

Anônimo disse:
9 de outubro de 2013 às 20:36

Anon das 20:07, como se TODOS os deck meta usassem a Lyla. lol.

Anônimo disse:
9 de outubro de 2013 às 20:55

Eu acredito que nesse booster Legacy, haverá um XYZ rank 2 pros ghostricks. E no próximo, um XYZ rank 1.

Effy disse:
10 de outubro de 2013 às 01:14

Finalmente, um dos unicos arquetipos que não apareceram no anime mas eu amo, espero um futuro grandioso para esses monstrinhos *0*

Man El disse:
10 de outubro de 2013 às 09:43

Se a coisa ficar feia e aparecer esse deck em capeonatos, 3x Nobleman of Crossout hasuahushashu

Unknown disse:
10 de outubro de 2013 às 11:02

Que mane Nobleman, Light of Intervention all the way ashuashuashuashu não vão poder nem invocar nada ashuhuashuashuashuas

Cyberblu disse:
10 de outubro de 2013 às 11:08
Este comentário foi removido pelo autor.
Cyberblu disse:
10 de outubro de 2013 às 11:10

Tenho uma ideia melhor:

Cliquem aqui

Dark Simorgh

Unknown disse:
10 de outubro de 2013 às 11:24

Só que não dá pra usar Simorgh de side Deck =/

Cyberblu disse:
10 de outubro de 2013 às 11:26

Mesmo assim é legal, po

Unknown disse:
10 de outubro de 2013 às 16:33
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse:
11 de outubro de 2013 às 20:20

adoro esse archetype, tomare que se tornem meta