13 de outubro de 2013

Carta da Semana #85: Melia the Ashwood Nymph

nymph

Eae galerinha, como vão? Eu aqui salvando a categoria porque o Subonito não pode postar o CDS ontem. (Esse post era para ser postado na próxima sexta). Eu estava procurando algo para postar até que me deparei com uma carta bastante peculiar e resolvi pesquisar sobre. Melia the Ashwood Nymph não somente é uma ótima carta, mas também promete ser usada em um futuro próximo. Será?

melia

Melia the Ashwood Nymph
RANK 3 / EARTH
ATK: 1700 / DEF: 900
Plant / Xyz / Effect

2 Level 3 EARTH monsters
Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card, then activate 1 of these effects.
● Send 1 Plant-Type monster from your Deck to the Graveyard.
● Target 1 Plant-Type monster in your Graveyard; Special Summon that target in Defense Position.



Nymphs_and_Satyr,_by_William-Adolphe_Bouguereau

Melia the Ashwood Nymph é baseada em uma figura da mitologia grega: as ninfas. Ninfas são espíritos naturais femininos algumas vezes chamados de fadas sem asas, leves e delicadas. Entretanto, Melia é baseada em uma outra classe de ninfas, as Melíades. Essas são nascidas de uma árvore chamada Freixo, e na mitologia são filhas de Urano e Afrodite.

As lado, uma pintura de William-Adolphe Bouguereau que retrata as ninfas e um sátiro, outra figura mitológica metade homem e metade bode.

Se não me engano é a primeira carta de Yu-Gi-Oh! que carrega o nome “Nymph” ou que é baseado em uma, então fica aí a dica para a Konami criar uma série dessas criaturas.

Antes que vocês se apaixonem pelas ninfetinhas da imagem, vamos voltar ao assunto do post!

lavalvalchain daigustoemeral

Se você reparar, Melia tem dois efeitos, assim como Lavalval Chain e Daigusto Emeral. Ela tem um efeito que é bastante semelhante a um do Lavalval Chain enquanto o outro lembra um do Daigusto Emeral. Por remover 1 material xyz: Ela pode enviar monstros Plant do deck ao cemitério OU Special Summon um monstro Plant do seu cemitério em Posição de Defesa.

O efeito dela também me lembra o de uma Gigaplant pelo fato de reviver as Plantas, então pode desempenhar o papal dela em um deck Plant-type.

rescuerabbit jerrybeans maskedchameleon

Ela precisa de 2 monstros EARTH de Level 3 para ser invocada, o que pode ser conseguido facilmente usando Rescue Rabbit para chamar 2 monstros normais que cumpram com essas condições. Uma boa opção é Jerry Beans Man, que é Plant e possui 1750 pontos de ATK para 0 de DEF. E por falar em 0 pontos de DEF, ele pode ser usado em um deck com Masked Chameleon (a carta favorita do Effy) para Synchro Summon um monstro de Level 7 como um Black Rose Dragon.

cranecrane spellstriker gilasaurus

Não é porque ela é um suporte para Plants que você precisa de um deck 100% desse tipo para rodá-la bem. Cartas como Crane Crane (s2 s2), Spell Striker e Gilasaurus cumprem com o propósito de chamá-la rapidamente ao campo. A vantagem de usar Crane Crane, por exemplo, é que ela pode reviver outra cópia dele dela mesma do cemitério quando Normal Summoned, ja tendo então os dois materiais necessários. Spell Striker pode ser invocado da mão por simplesmente banir 1 Spell Card do cemitério, e Gilasaurus pode ser invocado da mão sem custo algum em qualquer momento do seu turno, mas se fizer o oponente pode reviver um monstro do cemitério dele.

dandylion lonefire

Ta aí a melhor carta para invocar a ninfeta! Dandylion é Level 3, EARTH, e quando é enviado ao cemitério, isto é, quando ele como material Xyz é removido para ativar o efeito da Melia, você pode Special Summon 2 Fluff Tokens, que são úteis para proteger o seu campo, serem usados como material Synchro ou tributados para uma Tribute Summon ou para o efeito de um Lonefire Blossom.

Use Melia para reviver a Lonefire Blossom e então tributa-la para invocar qualquer monstro Plant do seu deck.

Um combo legal que consegui fazer foi ativar Foolish Burial, enviando Dandylion ao cemitério e invocando dois tokens, Normal Summoning Crane Crane e revivendo Dandylion, usando ambos para chamar a Melia, removendo o Dandylion para enviar um Spore do deck ao cemitério, invocando mais dois tokens. Se isso funcionar, no próximo turno você pode usar Spore com os Fluff Tokens que sobrarem no campo, ou usar o efeito da Melia para reviver Spore (ou Dandylion para mais tokens futuramente).

tytannial talaya malina

Os Fluff Tokens não podem ser usados como tributo para uma Tribute Summon no turno que são invocados, mas com esse swarm, caso o oponente não consiga tirar todos do campo, as irmãs Tytannial, Talaya e Malina podem ser usadas no deck. É recomendável o uso de poucas delas, já que mais tarde podem ser revividas pela Nymph. A que possui maior DEF e que compensa mais continua sendo a clássica Tytannial.

Agora uma decklist de exemplo!

melia

Monsters (21):

  [3] Crane Crane
  [3] Gilasaurus
  [2] Caius the Shadow Monarch
  [2] Card Trooper
  [2] Spell Striker
  [2] Debris Dragon
  [2] Effect Veiler
  [1] Tytannial, Princess of Camellias
  [1] Gorz the Emissary of Darkness
  [1] Dandylion
  [1] Lonefire Blossom
  [1] Spore

Extra Deck (15):

  [2] Black Rose Dragon
  [1] Formula Synchron
  [1] Armory Arm
  [1] T.G. Hyper Librarian
  [1] Ally of Justice Catastor
  [1] HTS Psyhemuth
  [1] Stardust Dragon
  [1] Scrap Dragon
  [1] Crimson Blader
  [2] Melia the Ashwood Nymph
  [1] Number 17: Leviathan Dragon
  [1] Leviair the Sea Dragon
  [1] Wind-Up Zenmaines

Spells (10):

[3] Fossil Dig
[3] Mystical Space Typhoon
[1] Dark Hole
[1] Foolish Burial
[1] One for One
[1] Pot of Duplicity

Traps (10):

[3] Call of the Haunted
[2] Dimensional Prison
[1] Bottomless Trap Hole
[1] Compulsory Evacuation Device
[1] The Transmigration Prophecy
[1] Solemn Warning
[1] Sixth Sense (ja que ela virou Staple)

Bom, esse deck usa as estratégias que eu comentei no post. Note que possui 2 Caius the Shadow Monarch para usar com os Fluff Tokens, e 3 Call of the Haunted para reviver seus monstros (Lonefire Blossom, Dandylion, Tytannial ou até Black Rose Dragon) e manter o controle do jogo. O deck é focado em velocidade, tentando trazer a Melia o mais rápido possível no campo para abusar de seus efeitos e abrir caminho para várias Synchro Summons.

Para quem quer mais plantas, recomendo:



peas regia

O primeiro archetype puro de plantas esta sendo lançado no Legacy of the Valiant, e pelo que parece, os seus membros carregam variados atributos. Agora é só rezar para que exista um Level 3 EARTH com um efeito boladão para invocar a Melia e então ela se tornará para esse archetype uma espécie de Lightning Chidori para os Mecha Phantom Beasts.

Em outra oportunidade falaremos do novo archetype da Series 8, só uma questão de tempo…

Então é isso galerinha, espero que tenham gostado do post. Semana que vem talvez eu não consiga postar muito no blog por causa que tenho vestibular no final de semana e tenho que estudar (#prakralho), mas eu dou sinal de vida. Comentem, curtam e até mais!

Comentários
11 Comentários

11 Comentários:

Anônimo disse:
13 de outubro de 2013 às 13:32

nossa, é a primeira vez que atrasam

Cyberblu disse:
13 de outubro de 2013 às 13:36

Sempre tem uma primeira vez, não é mesmo meu caro?

dragonlord disse:
13 de outubro de 2013 às 13:38

blu o salvador da pátria!

muito bom, curto bastante os seus posts

será que esses shinras vão ter futuro? até agora me parecem normaiszinhos iguais os worms

Unknown disse:
13 de outubro de 2013 às 13:45

Acho que nunca joguei com deck Plant, vou ver como me saiu com esse aí.

Sobre os Shinra eu acho que vão ser um archetype falho, o primeiro sinal disso é a diferença de níveis entre os seus dois primeiros suportes, se continuar com níveis tão divergentes como 1,2,3,4,5,6 e sem definir nenhum sera um archetype morto, a menos que seja um archetype synchro.

P.s: Lightning Chidori é uma baita duma carta fdp, monstros wind nunca mais serão os mesmos.

dragonlord disse:
13 de outubro de 2013 às 13:52

Todo o archetype até agora teve um level e foi focado em xyz ou xyz e synchro, acho que esses shinras vao ser focados em só Synchro, aí sim esse deck vai fazer sentido já que tem mais Synchros do que Xyz. Por esses dias deve sair mais um spoiler do LVAL, certo?

BRZEXAL disse:
13 de outubro de 2013 às 19:53

Eu e um amigo meu (:Cas), estamos usando um Deck que foca muito nesta carta. E é realmente bom! Eu fico invocando o Lonefire Blossom, que por sua vez traz a Talaya ou o Gigaplant e depois é só atacar e atacar.

Anônimo disse:
13 de outubro de 2013 às 21:34

Ta aí um ótimo suporte para as plantas! Seria bom se precisasse de 2 Plantas ou de 2 monstros de Level 3 mesmo, porque nem todas as plantas são Earth. Curti essa ninfeta

Anônimo disse:
13 de outubro de 2013 às 21:44

gostei do banner, parabens para quem o fez

Aldair Hatake disse:
14 de outubro de 2013 às 08:23

Parabéns pelo post!!! E que as forças estejam com vcs!!! HEHE

Revenge disse:
14 de outubro de 2013 às 17:45

Eu so add uma Sixth Sense, daria uma velocidade melhor ao deck.

Cyberblu disse:
14 de outubro de 2013 às 18:09

@Revenge, tem uma Sixth Sense, só que não coloquei na decklist printada porque esqueci. Na decklist escrita tem ela. Realmente, Sixth Sense virou regra para 99% dos decks atuais.