11 de outubro de 2013

Random Tips #1: A Esperança é a última que morre!

utopia

Eae galerinha, como vão? Como a maioria dos redatores estavam sem ideias sobre o que postar, eu decidi inaugurar uma nova categoria aqui no blog, e como o próprio nome ja diz, traremos Dicas Aleatórias para vocês. Poderá ser semelhante ao estilo de post das Curiosidades (antigo estilo) com várias dicas pequenas ou posts objetivos sobre uma carta ou situação específica.

Para inaugurar, nada melhor do que ressuscitar um monstro que já foi falado aqui nas antigas, Number 39: Utopia!



Para quem não conhece…

utopia

Number 39: Utopia
RANK 4 / LIGHT
ATK: 2500 / DEF: 2000
Warrior / Xyz / Effect

2 Level 4 monsters
When any player's monster declares an attack: You can detach 1 Xyz Material from this card; negate the attack. When this card is targeted for an attack, while it has no Xyz Materials: Destroy this card.

Primeiro vou falar de umas boas maneiras para trazer esse camarada ao campo. Por ele ser um monstro de RANK 4 que precisa de apenas dois materiais, é um dos monstros Xyz mais fáceis de ser invocado, e sua invocação compensa pelo fato dele ter 2500 pontos de ATK e um efeito que nega o ataque de qualquer monstro no campo por remover suas unidades overlays.

summonermonk stardrawing instantfusion

Todo mundo sabe que um dos problemas de decks focados em Synchro e Exceed Summons é a falta de cartas na mão caso estes monstros sejam destruídos pelo oponente. Eles precisam de dois ou mais monstros para serem invocados, e para permanecerem no campo precisam de mais cartas de suportes, o que faz a sua mão acabar rápido.

Lhes apresento o meu combo favorito: Summoner Monk + Star Drawing para invocar o Utopia, ou qualquer Xyz de Rank 4. Summoner Monk pode invocar o Star Drawing do deck por descartar 1 Spell Card da mão, mas você logo pode recuperar esse –1 com o efeito +1 do Star Drawing que é ativado quando ele é usado como material Xyz.

Star Drawing também pode ser usado em um deck com Instant Fusion, justamente pelo fato dele poder ser tratado como um Level 5 caso seja usado como material Xyz, e Instant Fusion pode invocar tanto um monstro de Level 4 quanto de Level 5 do Extra Deck pelo custo de 1000 Pontos de Vida.

zwunicorn zwsleipnir zwlightning zwtornado

Vamos falar um pouco das Zexal Weapons, suportes diretos para o Utopia e suas evoluções que carregam o mesmo nome.

Em um deck focado no Utopia era comum ver o ZW – Unicorn Spear, que só pode dar alvo ao Utopia Ray (que é uma das evoluções), aumentando seu ATK em 1900 e negando o efeito do monstro que batalha com ele durante a Battle Phase. Se vocês notaram, o Utopia normal possui um ponto-fraco que pode ser explorado pelo oponente quando ele não possui materiais Xyz, que é de ser destruído automaticamente quando selecionado como alvo de ataque. Caso você tenha um Utopia sem materiais no campo, vai querer chamar um Utopia Ray que não possui esse ponto-fraco, e então pode usar o Unicorn Spear. Caso contrário, o Unicorn Spear pode ser usado como material para invocar o Utopia, ou como Beater do deck, já que possui 1900 pontos de ATK.

Um suporte recente que apareceu no OCG é esse tal ZW – Sleipnir Mail. O efeito dele é de aumentar o ATK do Utopia (ou qualquer evolução dele) em 1000 pontos, e quando o monstro equipado é destruído pelo oponente (batalha/efeito), você pode reviver um Utopia qualquer do seu cemitério. Serve como uma espécie de Supervise aos Utopias, podendo até mesmo reviver o próprio monstro destruído. E, além disso, é Level 4, podendo ser usado como material Xyz caso haja necessidade.

Depois temos os irmãos ZW – Lightning Blade e ZW – Tornado Bringer, também muito comum serem vistos em decks focados no Utopia. Eles são Level 5, então também podem ser usados para material Xyz desse Rank com a ajuda do Star Drawing e Instant Fusion já comentados antes. Lightning Blade, o tigre branco, protege todas as cartas ZW quando esta equipado no Utopia, aumenta o ATK dele em 1200 pontos, e o protege da destruição por efeitos o enviando ao cemitério no lugar. Já o Tornado Bringer, dragão chinês, impede que o monstro equipado seja alvo de efeito de cartas do oponente, aumenta o ATK dele em 1300 pontos e o protege da destruição em batalha por envia-lo ao cemitério ao invés. Juntos, os dois podem dobrar o ATK do Utopia, o que é bem-vindo.

Já falei do Unicorn Spear e do Lightning Blade antes, então aquelas dicas continuam valendo:



double or nothing xyzreborn

Por falar em dobrar o ATK, por que não citar um dos suportes favoritos do Utopia no anime, Double or Nothing!? Essa carta é tão fantástica de se usar no deck Utopia que eu não dispensaria uma ou duas cópias dela. Para quem não sabe como funciona, quando o ataque de um monstro no campo é negado, você pode ativá-la e selecionar aquele monstro: O ATK do monstro selecionado é dobrado e ele pode atacar mais uma vez durante a Battle Phase. Tudo isso aliado ao fato que o Utopia pode negar o próprio ataque para se apoderar desse efeito.

Imaginem ele equipado com Lightning Blade e Tornado Bringer sendo alvo do efeito dessa carta e elevando seu ATK para 10000. É um OTK na certa! E caso não esteja convencido de usar Double or Nothing! no deck, lembre-se que o oponente também tem a chance de negar os seus ATKs, com cartas como Scrap-Iron Scarecrow e Necro Gardna.

Após Monster Reborn ser banida, temos que optar por outras cartas para substituí-la, e uma delas é Xyz Reborn, que revive um monstro Xyz e anexa ela própria naquele monstro como material Xyz. Com o Utopia ela pode ser usada na Battle Phase em que ele é destruído para revivê-lo e negar mais ataques.

ladd1

Em minha opinião, Light and Darkness Dragon é um monstro cheio de pontos-fracos, tanto que ele seria um bom tema de post para essa categoria. Ele é vulnerável ao Utopia, isso porque você pode selecionar ele como alvo de ataque e remover 1 material Xyz para negar o ataque do próprio Utopia, e nessa hora, o dragão da luz e da escuridão será obrigado a negar esse efeito, perdendo 500 pontos de ATK e DEF, fazendo o ataque do Utopia continuar normalmente, agora mais forte que ele.

Vale a pena lembrar dessa dica na hora de escolher seus RANK 4…

destiny magnumshield stoichallenge

Seja em um deck Noble Knight ou não, o uso das Noble Arms é recomendado caso o seu deck tenha um bom número de monstros Warriors, ou que seja focado em que um representante desse tipo permaneça no campo, e como o Number 39 é um bom representante desse tipo, recomendo! Em especial a última, Noble Arms of Destiny, com seu incrível efeito de proteger o monstro equipado de destruição por batalha ou efeito de cartas uma vez por turno.

Outro ótimo Equip Spell Card é Magnum Shield, que deixa o ATK do Utopia em 4500 quando ele esta em Posição de Ataque e a DEF dele no mesmo número quando ele esta em Posição de Defesa.

Uma carta que tem chamado a atenção de muitos ultimamente é Stoic Challenge. É uma carta de equipamento exclusiva para monstros Xyz e que aumenta o ATK do monstro equipado em 600 pontos para cada material Xyz que ele possui. Além disso, quando ele batalha com um monstro do oponente, todo dano infligido a ele é dobrado. Infelizmente os efeitos do monstro equipado são podem ser ativados, e ela é enviada ao cemitério na End Phase do oponente, e se ela sai do campo o monstro equipado é destruído. Entretanto, é uma excelente carta para dar OTKs, uma vez que o seu Utopia com 2 materiais Xyz fica com 3200 de ATK e pode infligir mais de 5000 pontos de dano ao oponente em mais de um ataque.

Agora imagine o Utopia com 5000 de ATK, equipado com as suas Zexal Weapons e esta carta, podendo infligir mais de 8000 pontos de dano ao oponente em um único ataque.

Um exemplo do estrago que Stoic Challenge pode causar pode ser observado no vídeo abaixo, com o qual eu vou encerrando esse post…

O mesmo estrago pode ser causado pelo Utopia, mas com os Constellars é mais simples já que pode chamar o Gaia Dragon, the Thunder Charger com 3 materiais e ainda infligir dano piercing ao oponente. Fica a dica!



Então é isso galerinha, espero que tenham gostado do primeiro post dessa categoria e que as dicas contidas nele tenham ajudado alguém. Semana que vem tem mais, mas enquanto isso comentem, curtam e compartilhem. Até mais!

Comentários
11 Comentários

11 Comentários:

Aldair Hatake disse:
11 de outubro de 2013 às 11:27

Parabéns pelo post! Novas categorias são sempre bem-vindas! O banner ficou jóia!!! Gostei muito, vou usar umas dicas dele no meu deck de números!

Unknown disse:
11 de outubro de 2013 às 11:38

Esse Utopia é o caralho dando OTK, sendo que Zexal já esta no climax acho que os suportes vão começar a ficar bem OP...

Post e categoria legais ^-^

Unknown disse:
11 de outubro de 2013 às 12:23

Só um detalhe. Não é possivel ativar Double or Nothing! em resposta ao efeito de Scrap-Iron Scarecrow. A carta tem dois efeitos, um seguido do outro, por isso você ativaria Double or Nothing em resposta ao efeito de virar para baixo, ai já viu, não pode. Mas o mesmo não vale para Magic Cylinder por quê os dois efeitos acontecem simultaneamente, então pode ativar Double or Nothing! e ser feliz XD Eu não gosto das ZW de level 4 =/ mas você esqueceu da melhor de todas elas. MELHOR MELHOR MELHOR: ZW - EAGLE CLAW, comedora de traps, pegadora de ppks, matadora de zueros e fazedora de Leo Arms. Só por ter -2000 de vida que o oponente você pode trazer ela pro campo comendo cus, e com um puta 2000 de atk é um Beater melhor que o Unicorn e pode equipar com qualquer Utopia.

Cyberblu disse:
11 de outubro de 2013 às 12:27

Esqueci de falar do Eagle Claw (comedora de Traps) e não sabia desse detalhe da Scrap-Iron Scarecrow. Valeu por avisar dessa regra (sou péssimo nisso).

Anônimo disse:
11 de outubro de 2013 às 12:27

caralho

Unknown disse:
11 de outubro de 2013 às 12:39

Só vou quotar uma Ruling do OCG pra você ver o QUÃO FODA essa carta é:

"The effect that negates the effects of Trap Cards activated on the opponent's side of the field does not start a Chain. If the opponent activates the effect of a Trap Card, when that effect would resolve, the effect of this card is applied immediately."

Reparem que ele nega resolução. NEM COUNTER TRAP AGUENTA ESSE TRANCO.

Cyberblu disse:
11 de outubro de 2013 às 12:41

O.o Bom saber disso!

AnthOny disse:
11 de outubro de 2013 às 16:17

Ai uma categoria boa: "Rulings"
Tem muito jovem(rs) com deficiencia nessa area. Eu mesmo parei de jogar DN porcausa desses que acham que é só montar o deck e sair jogando. Sem falar que tem gringo que nao consegue nem Interpetrar o text, sendo que ta em ingles. Um post semanal sobre, seria muito bom

Unknown disse:
11 de outubro de 2013 às 18:05

@AnthOny: Acho que o LG tem algo parecido com isso. E é vdd o que você falou, eu não entendo como os caras não conseguem interpretar o texto na própria língua! Eu já muito gringo achando que o efeito do Obelisk quando invocado impede que qualquer carta ative durante TODO O DUELO, pfv né, bem que eles poderiam estudar pelo menos o básico.

Anônimo disse:
11 de outubro de 2013 às 19:59

Pior foi quando eu matei o Utopia do gringo e ele ressuscitou as unidades overlays dele kkkkk

Derek. disse:
8 de novembro de 2014 às 18:04

pouco mais de um ano depois e olha soh quanto o deck Utopia evolui, RANK-UP's Utopic Dragon, XYZ Change tactics e n para por ai, cartas como Double or Nothing n são mais nem citadas na construção de um deck Utopia, Utopia Ray deixou de ser uma peça chave e se tornou apenas um mosntro pra aumentar o numero de materiais pra uma das outras evoluções... eh interessante ver isso, como um deck pode mudar tanto em tão pouco tempo...