30 de abril de 2018

Relembrando um Deck Supremo #5: Moja


Talvez um Deck desconhecido por muitos, mas com um poder esmagador como poucos!


E ai pessoas? Como vão vocês? Já faz um tempo (bastante, bastante tempo mesmo) que não temos um post diferente por aqui no site. E pra tentar recompensá-los de alguma forma, pesquisei bastante, joguei bastante e, vi todas as qualidades e os possíveis defeitos de um Deck que eu particularmente não conhecia, mas que agora, posso considerar como um dos meus favoritos. Estou falando do Deck Moja, um Deck bastante famoso lá atrás, em 2009, e que chegou até mesmo a alçar altos voos.

Animais de Estimação

Raging Battle

Chegando ao jogo em 2009, na coleção Raging Battle, que trazia o todo poderoso Power Tool Dragon para o jogo, Moja foi uma sensação para a época. Um monstro simples, de Nível baixo, com ATK baixo, e até mesmo de raridade baixa era capaz de causar uma grande dor de cabeça, numa época importante do jogo, onde a transição de velocidade dos Decks estava caminhando aos poucos. Possui um efeito que permite, que quando destruído, adicione 1 monstro do Tipo Besta de Nível 4 do Cemitério para a mão, que parece simples, mas usado de maneira correta, trouxe muitos problemas para os players da época de ouro desse Deck.


Porém, o Moja não fazia tudo sozinho, ele precisava de ajuda. E foi exatamente por isso que nessa mesma coleção também vieram cartas fortes e interessantes, que quando juntas, criavam um combo bastante poderoso. O Beast Striker é um monstro de Nível 4 e é do Tipo Besta (ou seja, pode ser adicionado a mão pelo efeito do Moja), e ainda por cima, é o próprio Invocador do Moja. Você poderia descartar qualquer carta da sua mão e Invocar 1 cópia do nosso Pókemon num saco de lixo Moja do Deck. Isso servia, além de Invocar, também para encher o Cemitério. Outro detalhe é que você podia (e se tivesse oportunidade, deveria!) descartar o outro monstro da coleção: King of the Beasts, que é de Nível 7, e com um poder de ATK maciço de 2500. Seu efeito permite que ele seja Invocado da sua mão, ou do Cemitério ao Tributar um Moja que você controla, e é por isso que ele seria descartado sem prejuízo algum, já que poderia ser Invocado do próprio Cemitério, isso fazia com que você deixasse de ter um -1 e ganhasse vantagem de campo.

Kinkabyo-SDCL-EN-C-1E

Mas, além disso, o Deck tinha outras opções (na realidade, isso era uma das suas principais qualidades). Todos devem conhecer o Kinka-byo, um dos monstros mais clássicos do jogo, que foi lançado em meados de 2008, na coleção The Duelist Genesis (a mesma que trouxe o Stardust Dragon e o Red Dragon Archfiend pro jogo). Ele também é monstro do Tipo Besta, e tem um Nível muito baixo e era utilizado para trazer o Moja do Cemitério para o campo, fazendo com que o King of the Beasts pudesse ser Invocado (burlando assim, o banimento do Moja pelo seu efeito), além de também poder ser usado em constantes Invocações-Sincro da época. Hoje, o Deck ainda ganha novas funções: podendo ser usado como Matéria-Xyz para alguma Invocação, ou até mesmo trazer bons Monstros Link, como o Linkuriboh, por exemplo. E o bom dessa carta, é que por ser Spirit, ela retornava para a mão, e no seu próximo turno, o combo se repetia, até mesmo de forma constante e infinita (Invocar >> Trazer o Moja >> Invocar a Besta), era uma jogada até mesmo previsível.

Ajuda é o que não falta


Ainda aquela época, o que não faltavam eram "ajudantes" para o Deck. Duas cartas muito clássicas e poderosas, e que sempre estavam presentes em qualquer Deck Moja da época, eram o Rescue Cat e o clássico e conhecido Sangan. Hoje, mesmo com errata, ambos continuam bastante fortes no Deck (e podendo ser usado a três cópias), mas imagina só naquela época, que mesmo só podendo serem usado a uma única cópia, não possuíam errata, e tinham efeitos absurdos. O Rescue Cat, ao se auto Tributar, podia trazer 2 monstros do Tipo Besta de Nível 3 ou menor do Deck (sem negar seus efeitos à época), inclusive, o Moja, mas também servia para trazer o Tuner mais usado do Deck na época, o X-Saber Airbellum, o que te permitia abrir caminhos para poderosos Sincros. Já o Sangan, até mesmo se usado como Matéria-Sincro ou qualquer Tributo (afinal de contas, o King of the Beasts é um Nível 7, e pode sim ser Invocado por Tributo) servia como um buscador de praticamente qualquer monstro do Deck (sendo usado preferencialmente para trazer o Moja ou o Kinka-byo para a mão, sem nenhuma restrição). Hoje em dia, seu efeito permite que isso seja feito, porém, você não pode ativar os efeitos da carta adicionada no mesmo turno (o que pode te atrasar um pouco dependendo da situação), mas continua sendo uma boa opção.


E não eram só os monstros que davam versatilidade para o Deck. Entre as inúmeras Spells e Traps, as duas principais eram a Creature Swap e o saudoso Pot of Avarice. A primeira transformava o único defeito do Moja em qualidade. Como eu já disse, Moja é um monstro que serve de base para o principal combo do Deck, porém ele tem um fraquíssimo ATK de 100 pontos. E é exatamente por isso, que Creature Swap é usada bastante nesse Deck, já que, se ele estiver sem muita utilidade em seu campo ou na sua mão, você pode colocá-lo em Modo de Ataque e fazer uma troca com o seu oponente, pegando um monstro poderoso dele e dando em troca um simples Moja, sendo praticamente dano certo para o seu oponente (nessa época, monstros como Red Dragon Archfiend ou até mesmo um Ally of Justice Catastor costumavam ser staples em qualquer Deck, então definitivamente, era uma boa troca).

Já o Pot of Avarice servia como reciclador do Deck (e na época, podia ser usado em até duas cópias), depois de encher o campo pelo efeito do Beast Striker e companhia limitada, era muito simples voltar tudo pro Deck, e permitir que o combo voltasse a acontecer (e duas vezes). Você só embaralhava as principais cartas do Deck de volta, e continuava jogando, e fazendo vítimas (o King of the Beasts não tinha nenhuma necessidade de ser reciclado, já que poderia ser Invocado do Cemitério). Hoje, o Pot of Avarice está banido no TCG (nada que envolvesse de fato somente esse Deck, ela era uma carta forte, e usada em qualquer um da época), mas a reciclagem ainda pode ser feita, mesmo que de forma mais lenta, com a Trap Jar of Avarice.

O tempo não foi generoso

Assim como inúmeros outros, o Deck Moja foi só mais um exemplo de Deck que se morre com um tempo. Não houve necessidade de uma grande banlist ou de qualquer coisa do tipo. O Deck foi simplesmente sumindo do cenário competitivo, muito por conta de outros Deck que foram chegando, e da velocidade absurda do jogo, que o Deck infelizmente não conseguiu acompanhar (o que se deve a falta de devidos suportes). A partir daí o Deck foi sumindo, sumindo, e hoje só faz parte da rica galeria de Decks históricos do nosso jogo. Gostaria de ter jogado Yu-Gi-Oh! nessa época gloriosa, mas eu era só uma criança, e não estava nem ligando pra o que acontecia no mundo lá fora (em todos os sentidos). Peço desculpas pelo longo tempo sem posts, e me despeço, mesmo que provisoriamente, minha vida anda muito complicada ultimamente, e para ir em busca dos meus objetivos pessoais, pode ser que eu fique um bom tempo sem aparecer por aqui. Vou tentar deixar alguns posts programados, para manter o ritmo da página, e desde já agradeço a todos vocês, que sempre estiveram aqui quando mais precisei. Obrigado por tudo, a todos os leitores, e ao blog Yu-Gi-Oh! Nexus!

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: