2 de maio de 2018

Relembrando um Deck Supremo #6: Goat Control


Um Deck tão histórico, que tem um formato só pra ele!


Tokens vivem de bons e maus momentos no jogo. Muitas vezes esquecidos, eles foram, ao longo de muito tempo monstros sem nenhuma utilidade no jogo e quase nunca recebiam algum suporte decente. Até mesmo foi criado um Arquétipo baseado em seu uso, mas nunca chegou a ser altamente competitivo. Hoje, os Tokens são peça chave no jogo. Graças as novas regras, eles podem ser usados como material para uma Invocação-Link, e isso abriu muitas portas para inúmeros combos. Mas, não é só atualmente que os Tokens vivem um bom momento, apesar de passar praticamente onze anos esquecidos no tempo, a muito tempo atrás, um dos Decks mais poderosos e com maior demanda de habilidade da história estava no auge. Hoje é dia de relembrar sobre o Deck Goat Control, um dos Decks mais impactantes do jogo, e que serve de influência no jogo até os dias atuais.

Oh Tokenbaum!


Por um breve momento, você pode até ser perguntar: ué, o que o Thousand-Eyes Restrict tem a ver com Scapegoat? Na realidade, a dúvida até faz certo sentido. Lançado em 2002, na coleção Pharaoh's Servant, o clássico e conhecido monstro de Maximillion Pegasus foi uma das primeiras fusões realmente eficientes do jogo. Seu efeito permite que, uma vez por turno, você possa equipar um monstro que o oponente controla nele, e então ele vai ganhar ATK/DEF igual ao do monstro equipado, e se estiver para ser destruído, você pode destruir o monstro equipado em vez disso. Você só pode equipar um monstro por esse efeito, mas, numa época onde velocidade e consistência eram escassos, esse monstro se tornava um grande medo na vida dos duelistas, porém, trazê-lo para o campo era uma missão quase impossível (já que suas matérias eram monstros fracos e que não valiam a pena ter no Deck, principalmente o Thousand-Eyes Idol, que é um Monstro Normal com 0 de ATK e DEF).

Depois de um certo período, em Março de 2003, foi então finalmente lançada outra famosa carta do Anime para o jogo físico. Scapegoat foi uma das poucas Spells da época com efeitos de Token, e também uma das poucas bastante usadas. Naquela época, como já foi dito, o jogo ainda estava nos primórdios, e se Invocar 4 Tokens para o campo, em Modo de Defesa era uma proteção e tanto. E basicamente, seu efeito era simplesmente isso. Uma Magia Rápida que Invocava 4 Sheep Tokens para o campo, em Modo de Defesa, pelo preço de não Invocar mais nada durante o resto do turno (o que podia ser burlado, ativando-a na End Phase do oponente). A própria carta se alto protegia de destruições, já que podia se ativar em resposta a uma MST ou qualquer carta destrutiva, e ainda assim Invocar os Tokens, fazendo o oponente perder recurso. Mas apesar disso tudo, individualmente, as duas cartas aqui citadas não tinham nenhuma conexão importante, então, como isso foi acontecer?

Metamorfose Ambulante

Metamorphosis-CP01-EN-SR-UE

Existe um famoso ditado que diz: o que não mata, engorda. Isso não se aplica em Yu-Gi-Oh. Foi a partir de Julho de 2003, na coleção Pharaonic Guardian, que os duelistas tiveram o desprazer de contrariar esse famoso ditado, "engordando" o campo e "matando" o oponente de forma bastante rápida e sagaz. Metamorphosis é uma Normal Spell, com um efeito, simples, forte, e sem limitação de turno. Seu efeito permite que, ao Tributar 1 monstro que você controla; Invocar por Invocação-Especial 1 Monstro de Fusão do seu Extra Deck com o mesmo Nível do monstro Tributado. Sim, mas e daí? A questão é que os Tokens Invocados pelo Scapegoat são de Nível 1, e por coincidência, o Thousand-Eyes Restrict, apesar de ser um Monstro de Fusão, também é de Nível 1. Com isso, ficava muito fácil trazê-lo para o campo com um método alternativo, e todos os Decks da época passaram a usar desse combo, porque, afinal de contas, era algo bastante simples e efetivo. O caminho era Tributar 1 Token, e Invocar 1 cópia desse monstro. Com sorte, você poderia Invocar até mesmo 3 cópias! Nem precisaria de nenhuma carta de monstro na mão inicial. Com 1 Scapegoat e 3 Metamorphosis a felicidade era garantida. E vale citar que, cada Thousand-Eyes Restrict poderia ativar seu efeito uma vez por turno, ou seja, você poderia roubar até 3 monstros do oponente, deixar o campo dele vazio, deixar seu monstro com ATK alto, e então atacar, sem nada a temer.

Vamos as compras?


Apesar de parecer fácil, nem sempre todas as cartas do combo viam na sua mão inicial. Mas, isso também não era grande problema, por conta de inúmeras cartas que nos ajudavam nessa missão. As principais: Upstart Goblin e Pot of Greed. A primeira te permite que você compre 1 carta, ao custo de dar 1000 LP ao seu oponente (na época isso até poderia ser considerado negativo, mas hoje em dia, é facilmente burlado). Com 3 cópias dela liberadas na época, você podia, com sorte, comprar até 3 cartas e diminuir seu Deck. 

A outra, creio que seja a carta mais conhecida do jogo. Pot of Greed é a carta mais famosa do jogo, e da Banlist. Porém, apesar do seu efeito extremamente forte, naquela época, ela não era banida. Você poderia usar até 1 cópia dela por Deck, e mesmo assim, já era demais. Você simplesmente poderia comprar 2 cartas sem nenhum custo, e somando com as 3 já compradas pelas Upstarts, você comprava até 5 cartas! Uma ajuda e tanto, que praticamente te deixava com tudo o que era preciso na mão. Como se não bastasse, um combo que era usado na época era a Recycle do Pot of Greed, trazendo-a de volta do Cemitério pelo efeito da Magician of Faith, e podendo usar de novo, até 3 vezes a mais, comprando a incrível marca de 8 cartas só com um único Pot of Greed (e tem gente que acha que ela deve sair da lista).

Lista de Afazeres

Na contramão do último Deck desse quadro, o Deck Goat Control sofreu muito com sequenciais Banlists. Entre os anos de 2004 e 2005, o Deck foi enfraquecendo cada vez mais. Cartas como Pot of Greed e Monster Reborn foram banidas do jogo, além disso, a própria Scapegoat e a Upstart Goblin foram semi e depois, limitadas (mas apesar de enfraquecer, o Deck continuava bastante forte). A nossa pobre coitada Magician of Faith também chegou a ser limitada, e até mesmo banida, o que enfraquecia o pouco poder de Recycle do Deck. E, por fim, as duas principais cartas do jogo deram adeus aos poucos. Na Banlist de Outubro de 2005, tanto o Thousand-Eyes Restrict quanto Metamorphosis foram limitadas. Isso levou o Deck do céu ao inferno, mas, ainda assim, alguns players habilidosos e corajosos conseguiam ainda assim ganhar com o Deck. E foi então que, na banlist de Setembro de 2006, o principal pilar do Deck foi banido. Thousand-Eyes Restrict foi banido, e só voltou ao jogo tempos depois. Além disso, ainda em sequência, a Spell Metamorphosis foi banida, e até hoje continua nessa lista.

Bom pessoas, o post de hoje foi esse. Apesar de bastante simples e rápido, creio que esclareceu muita coisa pra muita gente mais nova no jogo. Eu mesmo já tinha ouvido falar desse Deck inúmeras vezes, mas nunca tinha tido noção de como funcionava. Você jogava Yu-Gi-Oh nessa época de ouro do game? Então deixe seu comentário, e um feedback para os novos players do jogo. Até a próxima!

Comentários
1 Comentários

1 Comentários:

Firerockbird disse:
8 de abril de 2019 às 10:13

Goat control é o que me faz lembrar que desde do inicio os jogadores de yugioh "e*t*pravam" o jogo sem piedade, bando de fdp, isso só foi o inicio rumo a estragar o meu cardgame favorito, não vou jogar essa p*rra com mais ninguém, nem hoje, nem daqui a 10 anos, jogador de yugioh é mais terrível do que os de LOL, PQP!!!