19 de fevereiro de 2013

Archetype: Hazy Flame

archetype

Cá estou eu usando um Monster Reborn em mais uma categoria do blog. Sinto que não falei muito dos Hazy Flame do lançamento do Cosmo Blazer, e como esse é o mês das edições especiais da Carta da Semana, quero complementá-lo com esta análise mais detalhada do archetype



HazeBeast

O archetype Hazy Flame (antes chamado de Haze-Beast, antes de vir ao TCG), é um archetype que vem junto do booster Cosmo Blazer e é a segunda marca dele, sendo a primeira os seus companheiros Brotherhood of the Fire Fist, que juntos são o archetype de fogo desse conjunto temático.

Antes disso tivemos a primeira aparição de um membro dele no OCG na Jump Festa 2012 – Special Card Pack, um evento que acontece todos os finais de ano no Japão e a Konami aproveita para lançar packs promocionais para pessoas que participam do evento.

Os membros dos Hazy Flame fazem referência a criaturas mitológicas de diferentes culturas como Grega, Persa e Heráldica. São todos até agora monstros de Level/RANK 6 e de atributo FIRE, e focam muito em Xyz Summons desse mesmo RANK.

A principal e mais marcante característica dos Hazy Flame não estão em suas artworks, mas sim em seus efeitos para lá de interessantes. Todos compartilham a frase “Your opponent cannot target this card with card effects”, ou seja, “Seu oponente não pode selecionar esta carta como alvo de efeito de cartas”. E é exatamente esta característica que faz deles um bom candidato para decks Tier 2 (ou quem sabe 1, com os suportes certos). Todas as cartas que fazem alvo, como Effect Veiler, Mind Control, Book of Moon ou até mesmo Monster Reborn enquanto estiver no cemitério, nenhuma poderá afetar essas criaturas de fogo.

A característica citada acima muita das vezes faz com que manter dois Hazy Flame no campo vale muito mais a pena do que usa-los como material Xyz de um monstro e perder essa proteção.

Sem mais delongas, vamos para os membros do archetype:

300px-HazyFlameHyppogrif-SDOK-EN-C-1E

Hazy Flame Hyppogrif
Level 6 / FIRE
ATK: 2100 / DEF: 200
Seu oponente não pode selecionar esta carta como alvo de efeito de cartas. Uma vez por turno: Você pode tributar 1 outro monstro FIRE para esta carta ganhar 300 pontos de ATK.

300px-HazyFlameCerbereus-CBLZ-EN-C-1E

Hazy Flame Cerberus
Level 6 / FIRE
ATK: 2000 / DEF: 200
Beast / Effect
Você pode Normal Summon esta carta sem tributo, mas seu ATK original se torna 1000. Seu oponente não pode selecionar esta carta como alvo de efeito de cartas. Quando esta carta é destruída e enviada ao cemitério: Você pode adicionar 1 carta “Hazy” do seu deck a mão.

Os dois primeiros membros que vou falar. Hyppogrif é baseada em uma criatura do Bestiário: O Hipógrifo. Bestiário é um livro que contém uma compilação de ilustrações de criaturas que segundo o autor que descreve realmente existe, e é geralmente encontrada em jogos de RPG por aí, o que não vem ao caso. Hyppogrif é o primeiro membro do archetype Hazy Flame. Quando foi lançado não tinha muita utilidade, mas hoje em dia é comum encontrá-lo em mais de uma cópia em um deck com o apoio dos outros membros. Possui 200 pontos de DEF, o que ajuda a ser invocado por Rekindling.

O segundo é o Cerberus, baseado na criatura mitológica grega Cérbero (ou cão de Hades, cão do inferno de três cabeças, como quiser). Esse além de possuir a mesma vantagem do Hyppogrif em termos de defesa, pode ser invocado normalmente sem um tributo ou precisar de uma carta específica que faça isso para ele (veremos mais a frente). Quando destruído pode buscar uma carta Hazy do deck, podendo ser um monstro, mágica ou armadilha. Um efeito que o eleje o buscador do deck, podendo até chamar ele próprio em últimos casos.

Hazy Flame Griffin
Level 6 / FIRE
ATK: 200 / DEF: 2100
Winged Beast / Effect
Se o seu oponente controla um monstro, e todos os monstros (se houver) em seu campo e cemitério forem FIRE (e somente FIRE), você pode Special Summon esta carta (da sua mão). Seu oponente não pode selecionar esta carta como alvo de efeito de cartas.

300px-HazyFlameGriffin-CBLZ-EN-C-1E

Hazy Flame Sphynx
Level 6 / FIRE
ATK: 1900 / DEF: 1900
Beast-Warrior / Effect
Seu oponente não pode selecionar esta carta como alvo de efeito de cartas. Você pode declarar 1 tipo de carta (Monster, Spell ou Trap) para enviar a carta do topo do seu deck ao cemitério, então se ela for do tipo declarado, você pode Special Summon 1 monstro FIRE da sua mão ou cemitério. Você só pode usar este efeito de “Hazy Flame Sphynx” uma vez por turno.

300px-HazyFlameSphynx-CBLZ-EN-C-1E

Logo em seguida temos a fera da mitologia heráldica, o Grifo, ou Griffin. Não recebe suporte de Rekindling, mas é ótima em entrar no campo rápido. Tudo o que ela exija é que tenha um deck focado em sua maioria em monstros de fogo, invocando da mão sem nenhum custo caso essas condições estejam cumpridas. Boa para encher rápido o campo, mas não recomendada em todos os decks.

Sphynx, nem preciso dizer que foi baseado na Esfinge que segundo a Wikia é da mitologia grega, mas acho que se enganaram e é a egípcia (ou dois dois?). O efeito dela é um dos melhores do archetype, pois pode invocar qualquer monstro FIRE que você queira caso acerte uma questão simples de qual o tipo da carta do topo do seu deck. Um efeito sugestivo para um deck FULL FIRE, ou SEMI-FULL FIRE, e que pode dar muito certo, por sinal. Sphynx também não recebe suporte de Rekindling.

300px-HazyFlamePeryton-CBLZ-EN-R-1E

Hazy Flame Peryton
Level 6 / FIRE
ATK: 1600 / DEF: 1700
Pyro / Effect
Não pode ser Special Summoned, exceto pelo efeito de um monstro “Hazy Flame”. Seu oponente não pode selecionar esta carta como alvo de efeito de cartas. Você pode enviar um monstro FIRE da sua mão ao cemitério e tributar esta carta; Special Summon 2 monstros “Hazy Flame” do seu deck. Você só pode usar este efeito de “Hazy Flame Peryton” uma vez por turno.

300px-HazyFlameMantikor-CBLZ-EN-R-1E

Hazy Flame Mantikor
Level 6 / FIRE
ATK: 2200 / DEF: 300
Winged Beast / Effect
Seu oponente não pode selecionar esta carta como alvo de efeito de cartas. Uma vez por turno, durante o turno de ambos os jogadores: Você pode enviar 1 monstro FIRE, exceto esta carta, do seu campo virado para cima ou mão ao cemitério; esta carta não pode ser destruída por efeito de cartas este turno.

Talvez o Peryton seja o menos conhecido por nós, por pertencer ao folclore e não ser tão mainstream. O nome em português se escreve assim mesmo: Peryton. No archetype de fogo é um buscador duplo. Enquanto que a Sphynx pode invocar qualquer FIRE, esse aqui pode invocar dois coleguinhas do deck pelo custo de dois (ele no campo e outro FIRE da mão). É uma das cartas principais do deck, um Rescue Rabbit, se é que podemos dizer assim. Um combo clássico é usar Peryton para chamar Sphynx e outro Hazy Flame e depois ativar o efeito do Sphynx para ter chance de invocar mais um FIRE da mão ou cemitério e invocar um monstro Xyz com 3 materiais.

O último lançado é o Mantikor, vindo no mesmo booster que os demais, porém como World Premiere para o TCG. É baseado na Mantícora, uma fera mitológia persa. O efeito dele é bastante básico, e útil. Por enviar um monstro FIRE oa cemitério pode ser imune a destruição por cartas, e como naturalmente não é afetado por efeito de cartas, só resta ao oponente tirá-lo do campo com uma pancada (em batalha). Ele é o único do archetype que pode sobreviver a um Dark Hole, por exemplo, depois do Xyz abaixo.

Hazy Flame Basiltrice
RANK 6 / FIRE
ATK: 2500 / DEF: 1800
Pyro / Xyz / Effect
2 ou mais Level 6 FIRE Monsters (max. 5)
Uma vez por turno: Você pode remover 1 material Xyz desta carta para selecionar um monstro no campo ou cemitério do oponente e baní-lo. Esta carta ganha os seguintes efeitos dependendo da quantidade de materiais Xyz nela:
• 3 ou mais: Esta carta ganha 200 pontos de ATK e DEF para cada material Xyz anexada nela;
• 4 ou mais: Esta carta não pode ser selecionada como alvo de efeito de cartas do oponente;
• 5: Esta carta não pode ser destruída por efeito de cartas.

300px-HazyFlameBasiltrice-CBLZ-EN-R-1E

Finalmente o monstro boss, Basiltrice, vindo da junção de Basilisco + Cocatrice, duas criaturas assim como o Hipógrifo, vinda do Bestiário. Esse boss trás aos monstros Xyz algo inédito que é a possibilidade de usar qualquer quantidade de monstros como material Xyz dele (2 ou mais), e com as cartas de suportes certas (veja abaixo), pode continuar a ganhar mais materiais Xyz.

Não paramos por aí, pois os outros efeitos desse boss também são legais. O primeiro é que por remover um material Xyz pode banir uma carta no campo ou cemitério do oponente, fazendo ele dizer adeus aquele Grapha ou outro boss chato, mostrando a esses decks inferiores quem é o chefão. Um boss forte, e que quanto mais possuir materiais Xyz, mais forte e indestrutível fica, já que seus efeitos secundários são acumulativos e 5 materiais é o suficiente para lhe garantir um ataque de 3500 pontos.

Invocado facilmente pelos efeitos de Peryton, Sphynx e Griffin, ou após utilizar uma Rekindling e reviver dois fortões do cemitério. Ou com outros monstros FIRE de Level 6, já que não faz restrição a apenas monstros de dentro do archetype (veja mais abaixo exemplos desses suportes).

300px-HazyPillar-CBLZ-EN-C-1E

Hazy Pillar
Continuous Spell Card
Você pode Normal Summon monstros “Hazy Flame” com 1 tributo a menos do que o requerido. Uma vez por turno: Você pode selecionar 1 monstro Xyz virado para cima que você controla e anexar 1 monstro “Hazy Flame” da sua mão ou lado do campo como material Xyz no monstro selecionado.

300px-HazyGlory-CBLZ-EN-C-1E

Hazy Glory
Continuous Trap Card
Você pode Normal Summon monstros “Hazy Flame” com 1 tributo a menos do que o requerido. Você pode enviar esta carta virada para cima do campo ao cemitério para selecionar 1 carta “Hazy” em seu cemitério, exceto “Hazy Glory”; adicione a carta selecionada para a sua mão.

As últimas duas cartas que fazem parte do archetype até agora são Hazy Pillar e Hazy Glory. Ambas podendo ser buscadas do deck pelo efeito do Cerberus e sendo cartas com efeitos contínuos, possuindo o mesmo efeito de permitir que seus monstros Hazy Flame sejam invocados como se fossem de Level 4, já que até agora só existem de Level 6.

Hazy Pillar faz com que seus monstros sejam úteis em qualquer outro deck que use monstros Xyz, e não apenas para RANK 6, mas também para qualquer outro que se dê bem com eles. Problemas com materiais Xyz nunca mais. Basiltrice, o boss chefão, da um ‘oi’.

Hazy Glory pode buscar tanto qualquer monstro do archetype do cemitério quando também o Pillar. É a recicladora do deck. Enquanto Cerberus busca do deck, essa recicla do cemitério. Útil também, mas já vi alguns decks que não usavam três cópias dela como de costume. Certo que em alguns casos nem precisa de três cópias, mas é melhor prevenir para caso você fique com muitos monstros de Level alto na mão e nenhum que possa ser invocado sem uma ajudinha dela.

300px-HieraticDragonofTefnuit-AP01-EN-SR-UE300px-FlamvellFiredog-SDOK-EN-C-1E300px-GokathePyreofMalice-SDOK-EN-C-1E300px-LavalLancelord-SDOK-EN-C-1E

Qualquer deficiência de um deck Hazy Flame pode ser facilmente suprida por cartas de suporte simples. Um exemplo clássico é Hieratic Dragon of Tefnuit e Tyhone #2. Tefnuit entra em campo fácil e quando tributado pode invocar o Tyhone #2, que é um monstro de Level 6 e FIRE para ajudar a invocar o Basiltrice. Apenas uma cópia do Tyhone é necessária, já que Tefnuit pode invocá-lo de onde estiver.

O deck precisa de monstros que entrem em campo normalmente com mais facilidade, e Level 4 nunca será uma complicação: Flamvell Firedog é perfeito para a ocasião. E além de entrar em campo fácil, tem 1900 pontos de ataque e quando destrói um monstro do oponente pode invocar um monstro FIRE com 200 pontos ou menos pontos de defesa do deck, como um Hippogrif ou Cerberus.

Tão aclamada em decks Fire Kings, Goka, the Pyre of Malice também pode ser bem-vinda com os Hazy Flame. Entra em campo fácil, invoca tokens que podem ser usados como tributo para outros Hazy Flame e tudo isso pelo custo de um monstro que pode ser um Firedog após ativar seu efeito ou um Cerberus para impulsionar e buscar mais uma carta Hazy do deck.

Laval Lancelord pode ser invocado normalmente, mas é destruído no final do turno. Esse é o tempo que ele precisa para ficar em campo até que você use ele com um propósito diferente. A habilidade secundária dele pode lhe salvar de decks Macro Rabbit, já que quando destruído você pode adicionar um monstro FIRE banido a mão. O ATK não é reduzido como o Ceberus, então ele é um beatstick legal e momentâneo.

331px-DoubleSummon-TAEV-EN-R-1E300px-Rekindling-SDOK-EN-C-1E300px-MistBodySDSC-EN-C-1E300px-MoltenDestruction-DLG1-EN-C-UE

Cartas mágicas legais de suporte? Double Summon é uma delas, pois permite você primeiro invocar aquele Cerberus e depois tributá-lo para outro Hazy Flame, ou então invocar dois Level 6 de uma vez enquanto tiver Pillar ou Glory no campo.

Rekindling vem sido comentada desde sempre e é claro que não poderia ficar de fora dessa coletânea de mágicas de suporte. Nem preciso dizer que três cópias dela num deck faz falta, pois essa carta realmente é um Monster Reborn tunado. Só que fique atento, pois nem todos os Hazy Flame possuem defesas baixas, mas com alguns suportes eles podem fazer parte da maioria em seu deck.

É um pouco estranho usar Mist Body, mas aconselho se você quiser bloquear o oponente e tornar seus monstros praticamente invencíveis. Usar Mist Body significa que agora seus monstros não podem ser destruídos em batalha ou serem selecionados como alvo de efeito de cartas do oponente. O que o salvará é uma MST ou Dark Hole mesmo, ou então ele terá que rezar para você gastar seus monstros em invocações Xyz.

E que tal esquentar as coisas com Molten Destruction? Ela dá um boost de +500 aos seus monstros, o que pode ser muito. Basiltrice com 4k de ATK e indestrutível é legal. A ideia parece um pouco estranha, mas no fim das contas acaba sendo legal. E sim, os monstros de fogo precisavam de um campo mágico novo, mesmo que isso não combine muito com eles.

300px-CircleoftheFireKings-SDOK-EN-SR-1E300px-OnslaughtoftheFireKings-SDOK-EN-SR-1E300px-UltimateOffering-DL13-EN-R-UE-Red

E eu já ia esquecendo de falar de Circle of the Fire Kings e Onslaught of the Fire Kings, excelentes suportes para os Hazy Flames e que ajudam muito o archetype deles. Já comentei no post dos Fire Kings, mas ainda vale falar deles aqui. Então já sabem, se conseguirem essas duas cartas, pode colocar num deck Hazy Flame!

Ultimate Offering é o mesmo caso da Double Summon, mas por ser limitada meio que acaba perdendo a graça de usá-la. Se entrar no campo e funcionar, parabéns, você pode criar vários combos com ela, invocando inúmeros monstros de uma vez de modo que Basiltrice chegue no campo invencível (ou quase).

300px-InzektorExaBeetle-ORCS-EN-ScR-1E300px-PhotonStrikeBounzer-CT09-EN-SR-LE300px-SwordBreaker-REDU-EN-SR-1E300px-ConstellarPtolemyM7-DT07-EN-DUPR-DT

Você não precisa ficar dependendo apenas do Basiltrice como monstro Xyz. Os Hazy Flame são experts em invocar caras como Inzektor Exa-Beetle (mais tarde será substituído por Gauntlet Shooter), que pode ficar com um ataque mediano e ainda enviar um monstro do oponente ao cemitério por usar suas unidades overlay.

Photon Strike Bounzer é o clássico negador de efeitos de monstros enquanto estiverem em campo. Ele não destrói, mas inflige 1000 de dano ao oponente, o que pode ser perigoso. Além, é claro, de possuir 2700 pontos de ataque.

Sword Breaker também tem 2700 de ataque e é ótimo para destruir decks inteiros caso estejam focados em um único tipo de monstro. Esse cara costuma chegar em campo como um Catastor, não se importando se o cara é mais forte que ele ou não.

Constellar Ptolemy M7 é o meu favorito até agora. Ele recicla aquele Tefnuit (se estiver usando) ou aquele Peryton/Sphynx para dar continuação ao swarm dos Hazy Flame no próximo turno OU retorna uma carta do cemitério do oponente ou campo a mão dele, se tornando uma espécie de Compulsory Evacuation Device com pernas.


DECKS:

[Área para decks, se você quiser contribuir deixe um print do seu deck Hazy Flame nos comentários que irei atualizar o post].


VÍDEOS:

[Área para vídeos, se você se lembrar de algum vídeo legal da jogatina dos Hazy Beast deixe nos comentários que irei atualizar o post].


Então é isso galerinha, espero que tenham gostado do post (e ficou enorme de novo, me desculpem). Qualquer dia desses eu volto com mais uma atualização dessa categoria. Enquanto isso, deixe seus comentários neste post que eu agradeço e fico feliz!

Até mais!

Comentários
10 Comentários

10 Comentários:

AnthOny disse:
19 de fevereiro de 2013 às 11:07

Mais um archetype esquecido pela konami.
nao veio nenhum suporte pra els no lord of the tachyon galaxy, eu acho que nao vem mas suporte.

Anônimo disse:
19 de fevereiro de 2013 às 11:54

^^^^ Fire Fist roubaram a cena.

Anônimo disse:
19 de fevereiro de 2013 às 15:10

lol eu queria um shakr archetype.

Anônimo disse:
19 de fevereiro de 2013 às 15:19

bom post cyberblue

AnthOny disse:
19 de fevereiro de 2013 às 16:08

FF roubaram a cena porque ganharam 300 milhoes de suportes

Labyrinth Wall disse:
20 de fevereiro de 2013 às 00:43

Can you haze flame hyppogriff?
Na na na na na na na na na
Flyin' off from a cliff
Na na na na na na na na na

quem entendeu esse trecho de alguma música, me add!! xD

bom post Blusov!!

Anônimo disse:
20 de fevereiro de 2013 às 01:29

add aonde?gostosao sahuuhsahusahusa

Labyrinth Wall disse:
20 de fevereiro de 2013 às 02:49

aposto que se vc ler de novo, vc vai ver que é uma zueira!!

gostosao? oh stop it, you xD

Tsoko disse:
20 de fevereiro de 2013 às 08:22

Gostei muito da análise e das sugestões de suporte apesar de não ler tudo.
Vocês poderiam fazer análise do archetype Harpie depois? por favor

paradox disse:
28 de fevereiro de 2013 às 12:49

o poter cê sedrogou cara?