23 de agosto de 2013

Deck: Blackwing (Setembro/2013)

blizzard

Eae galerinha, como vão? Como eu disse quarta-feira, vou tentar trazer dois posts no meio da semana para vocês, em categorias diferentes. Como quarta fiz um post comentando da banlist, agora trago uma análise de deck, e o primeiro já dentro dos padrões da banlist de setembro. Será que os Black Feathers terão chance no novo formato? Vamos ver:



Bom, para começar vamos fazer uma pequena comparação entre os Blackwings de 2009 usados por Benjamin Hong Hwee Tan, vencedor do WC2009, à esquerda, com os Blackwings após Setembro de 2013, à direita. E abaixo segue a decklist do deck de 2013.

blackwing2009 blackwing2013

Monsters [16]:

  [3] Blackwing – Blizzard the Far North
  [3] Blackwing – Bora the Spear
  [3] Blackwing – Kalut the Moon
  [3] Blackwing – Shura the Blue Flame
  [1] Blackwing – Gale the Whirlwind
  [1] Blackwing – Sirocco the Dawn
  [1] Blackwing – Zephyros the Elite
  [1] Dark Armed Dragon

Extra Deck [15]:

  [2] Blackwing Armor Master
  [1] Blackwing Armed Wing
  [1] Ally of Justice Catastor
  [1] Black Rose Dragon
  [1] Crimson Blader
  [1] Dark End Dragon
  [1] Gaia Knight, the Force of Earth
  [1] Scrap Dragon
  [1] Stardust Dragon

Spells [11]:

[3] Black Whirlwind
[3] Pot od Duality
[3] Mystical Space Typhoon
[1] Dark Hole
[1] Allure of Darkness

 

Traps [13]:

[3] Icarus Attack
[2] Mirror Force
[1] Delta Crow – Anti Reverse
[1] Bottomless Trap Hole
[1] Compulsory Evacuation Device
[1] Dimensional Prison
[1] Fiendish Chain
[1] Solemn Warning
[1] Starlight Road
[1] Torrential Tribute

 

Acima vocês conferem a fonte de onde eu tirei o deck, mas como o arkofffusion fala em inglês, vou fazer alguns comentários sobre o deck dele para vocês.

bwsiro bwshura bwbora bwzep
bwkalut bwgale bwbliz dad

Nesse deck usamos 7 diferentes Blackwings, então pode-se dizer que ele é um Blackwing puro, com exceção de que encontramos um Dark Armed Dragon como suporte, o que não tira a pureza das “galinhas de macumba”.

bwhirl

Coloquei as imagens dos Blackwings acima na ordem de aproveitamento da Black Whirlwind, a mágica de suporte para os BWs que a partir de 1º de Setembro será liberada a 3. O efeito da mágica é: “Quando um monstro “Blackwing” é Normal Summoned para o seu lado do campo: Você pode adicionar 1 monstro “Blackwing” com ATK menor que o daquele monstro do seu deck à mão”. Logo, se você invocar normalmente um Blackwing – Sirocco the Dawn, pode adicionar qualquer um dos 6 BWs diferentes do seu deck à mão, já que ele é o que possui maior ATK de todos eles. Essa é a base do deck, buscar monstros.

No começo do jogo você pode invocar um dos 4 BWs mais fortes – Sirocco, Shura, Bora ou Zephyros - para buscar um dos três mais fracos que oferecem suporte à essa linha de frente – Kalut, Gale e Blizzard – por seus efeitos estarem relacionados à ele de alguma maneira.

Sirocco pode ser invocado normalmente sem tributo caso apenas o oponente tenha monstros no campo, além de seu efeito poder tornar qualquer Blackwing um derruba-leão até o final do turno. Invocando ele normalmente você pode buscar um Bora ou Gale do deck. Gale e Sirocco fazem Synchro Level 8 e Bora e Sirocco lhe dá um monstro com 3700 pontos de ATK e que inflige dano perfurante.

Zephyros será útil no cemitério, então você pode invocar ele normalmente para ativar o efeito da Black Whirlwind e buscar um Gale do deck, utilizar ambos para um Synchro de Level 7 e então reviver Zephyros por retornar Black Whirlwind à mão e receber 400 pontos de dano.

Kalut pode ser buscado pela maioria dos BWs (exceto Gale e Blizzard) e é uma das melhores Hand Traps. Não faz muito tempo que esse monstro saiu da banlist, então podemos abusar de 3 cópias dele agora, para aumentar o ATK de seus Blackwings em 1400 pontos e podendo virar o jogo ou possibilitar jogadas interessantes quando apoia Shura ou Bora. Quando invocado normalmente, porém, só pode buscar Gale ou Blizzard.

E então temos o tão falado Blizzard. Esse monstro quando invocado normalmente não pode buscar nenhum BW do deck pelo efeito de Black Whirlwind – já que ela não diz que o monstro a ser buscado pode ter ATK igual ao do monstro invocado –, mas ao invés disso ele pode reviver um BW de Level 4 ou menor do cemitério em Posição de Defesa. Usando isso com Bora ou Shura, se pode fazer Synchro de Level 6, ou com Gale para usar o efeito desse e diminuir a força dos monstros do oponente.

duality deltacrow icarus starlight

As cartas mágicas e armadilhas do deck tiveram que se virar para dar suporte aos BWs. Do jeito que está, com 3 Mystical Space Typhoon e 3 Pot of Duality ele só perdeu um pouco de velocidade, já que Heavy Storm não cairia muito bem nele por causa da B. Whirlwind, mas uma Duality poderia ser substituída por uma Avarice caso não fosse banida, já que os BWs dependem de usar Special Summons para a maioria das jogadas. Uma possível jogada quando sob efeito da Duality é invocar um BW e com a B. Whirlwind buscar um Kalut para deixar de reserva na mão caso o oponente tente atacar seu monstro.

Delta Crow – Anti Reverse é quase uma Harpie’s Feather Duster para os Blackwings. Quando você controla um Blackwing, ela destrói todas as Spells/Traps viradas para baixo que o oponente controla, e se você controla exatamente 3 Blackwings, ELA PODE SER ATIVADA DIRETAMENTE DA MÃO, o que pode ser adquirido facilmente quando você invoca múltiplos Boras e/ou Gale da mão por controlar algum pena-preta já no campo. Caso não queira destruir cartas viradas para baixo na backrow, por abrir mão de um de seus monstros, use e abuse (Lembrei do comercial da C&A) de Icarus Attack para destruir 2 cartas quaisquer no campo.

Caso queira um monstro no campo, substitua um Winged Beast por um Stardust Dragon com a carta Starlight Road após ativar Icarus Attack e alvejar cartas do seu campo, o que pode ser bastante legal em um momento de desespero, ou então use Starlight para quando o oponente usar Dark Hole ou algo do tipo, vai ser legal do mesmo jeito.

As demais mágicas e armadilhas do deck, assim como no Extra Deck, não possui nenhuma novidade, mas já estão todas preparadas para Setembro. Bottomless Trap Hole, Compulsory Evacuation Device, Torrential Tribute e Dimensional Prison que foram limitadas podem ser úteis ainda com uma cópia.

 

Em suma, pelos testes que realizei com o Potter com esse deck, ele se mostrou bastante consistente. Ganhei de 2x1 contra o Mecha Phantom Beast real do Samuka, valendo com a banlist de setembro (pergunta pra ele), o que me fez acreditar que os BWs têm futuro, ainda mais agora que não pode mais colocar Heavy Storm nos decks. E comparando com o deck do vencedor do WC2009, pode apresentar vantagem por estarmos em uma era Xyz e termos cartas como Pot of Duality e Starlight Road, mas talvez não tenha tantos resultados positivos como o do Benjamin Hong já que antes várias cartas fortes que seguram o jogo não estão mais disponíveis a 3 para nós, como Solemn Judgment, Bottomless Trap Hole e Book of Moon. O que vale é a boa experiência dos fãs de ver seus Black Feathers rodando legal depois de tanto tempo.


Então é isso galerinha, espero que tenham gostado do post. Volto aqui qualquer hora (nunca se sabe quando pode ter novidades), então fiquem atentos. Comentem abaixo o que acharam do post e respondam essa: “Do que o archetype Blackwing precisa para se tornar mais jogável, como em seus dias de glória (2009)?”. Quero ver respostas criativas (nada do tipo “desbanir as cartas que não eram banidas em 2009). E… até mais!

Comentários
23 Comentários

23 Comentários:

Codydet disse:
23 de agosto de 2013 às 10:15

O Baralho parece estar legal,mesmo estando mais lerdo do que a versão de 2009,para ele ficar parecido com o que era nos seus dias de glória falta justamente velocidade.
Acho que seria legal se eles tivessem um novo suporte que tivesse o efeito de especial summ descartando um blackwing da mão assim podendo usar uma combinação com o medal .-.

AnthOny disse:
23 de agosto de 2013 às 10:16

Que exagero...
3 mst, 3 icarus e Delta crow '-'

Kaio R. Boss disse:
23 de agosto de 2013 às 10:16

Um synchro level 5 blackwing para se usar com o vayu, e de preferência com um efeito de add galinhas a mão. xD

Blackwing precisam bastante do normal summon para continuarem suas jogadas, o que os torna vulneráveis.

Unknown disse:
23 de agosto de 2013 às 11:09

Scapegoat? Mind Control? Menos Backrow Hate? hahaha

dragon_hibrid disse:
23 de agosto de 2013 às 11:23

Eles precisam é de um blackwing sync 5 que busque spells e traps de blackwing como delta crow e black whirlwind, mas se viesse mais uma cópia do gale já tava bom.

Anônimo disse:
23 de agosto de 2013 às 11:57

também acho que eles precisavam de um synchro de level 5, ou de um xyz

Anônimo disse:
23 de agosto de 2013 às 11:57

se eles fizeram um xyz para os six samurais, podiam fazer um pros bws também

Cyberblu disse:
23 de agosto de 2013 às 13:02

Um detalhe: Six Samurais não apareceram no 5Ds, por isso ganharam um Xyz, já os BWs é um archetype exclusivo do anime e mangá.

Unknown disse:
23 de agosto de 2013 às 14:19

Achei a decklist ruim, sem combos, um exemplo, Shura é o monstro mais importante do deck, ele ataca na BP e faz algo pra melhorar o grave/mão durante a m2, pra isso é preciso que vc busque algo bom do deck, que pode ser vayu, Kochi.
Essas cartão são dead draw? sim, são, porém te dão uma ótima vantagem se souber usar.

Unknown disse:
23 de agosto de 2013 às 14:24

#Kartoon

Na verdade já tem um synchro 5 né, mesmo que o efeito seja um lixo ele ja é aproveitável, pois se vc o faz com vayu e shura, qndo ele estiver no cemitério ,já pode usar o efeito, te dando acesso há um synchro 8 se vc tiver blizzard

Anônimo disse:
23 de agosto de 2013 às 14:45

gostei do banner, parabéns para quem o fez

Anônimo disse:
23 de agosto de 2013 às 14:47

acho que não tem necessidade de tantas cartas para destruir backrow, e poderia colocar aquele xyz da Rio já que o deck usa winged beasts

Anônimo disse:
23 de agosto de 2013 às 15:25

Com todo respeito mas a decklist ficou meio ruim, datada, e com uma penca de cartas desnecessárias, tipo Starlight Road que não tem mais propósito. Não é assim mais assim que se joga com Blackwings

Anônimo disse:
23 de agosto de 2013 às 16:43

gostei da decklist

Kaio R. Boss disse:
23 de agosto de 2013 às 17:50

#Felipe

O atual sync. level 5 não pode ser feito com Vayu.

Labyrinth Wall disse:
24 de agosto de 2013 às 00:44

ganhou de 2-1? a conexão caiu e eu tinha Call of the Haunted, ia trazer o Coltwing de volta, e destruir tudo!! xD

zuera, eu ia perder mesmo!! ^^

Ice Beast Zerofyne seria uma boa opção...e Starlight Road perdeu o propósito de ser usada com o ban da Heavy Storm. =/

(God of Death) Kaos disse:
24 de agosto de 2013 às 01:25

Desculpa informar, mas essa ali não é Decklist do Campeão de 2009, porque Blackwing em 2009, além de possuir uma excelente Search Power, tinha a força de usar até duas Allure of Darkness, que facilitava a busca pelas Black Whirlwind. Essa aqui é a correta e bem mais consistente:

Monsters: 17
1 Dark Armed Dragon
3 Blackwing – Sirocco the Dawn
3 Blackwing – Shura the Blue Flame
3 Blackwing – Bora the Spear
3 Blackwing – Kalut the Moon Shadow
3 Blackwing – Gale the Whirlwind
1 Blackwing – Blizzard the Far North

Spells: 11
1 Heavy Storm
1 Mystical Space Typhoon
1 Giant Trunade
1 Mind Control
1 Brain Control
1 Monster Reborn
2 Allure of Darkness
3 Black Whirlwind

Traps: 13
1 Mirror Force
1 Torrential Tribute
1 Trap Dustshoot
2 Compulsory Evacuation Device
2 Bottomless Trap Hole
3 Icarus Attack
3 Solemn Judgment

Side: 15
2 D.D Crow
2 Light-Imprisoning Mirror
2 Royal Oppression
2 Rivalry of Warlords
2 Delta Crow – Anti Reverse
2 Mirror of Oaths
2 Threatening Road
1 Deck Devastation Virus

Extra: 15
1 Sea Dragon Lord Gishilnodon
1 Magical Android
1 Goyo Gaurdian
1 Blackwing Armed Wing
1 Arcanite Magician
2 Black Rose Dragon
2 Blackwing Armor Master
2 Dark Strike Fighter
1 Stardust Dragon
1 Thought Ruler Archfiend
1 Colossal Fighter
1 Red Dragon Archfiend

Só corrija isso, e sinceramente concordo que a Decklist mais atual está ruim.

Unknown disse:
24 de agosto de 2013 às 01:48

#Kartoon

Eu falei de synchro summon.

AnthOny disse:
24 de agosto de 2013 às 02:29

Parem de quebrar a cabeça montando BW. BW não vai voltar a ser meta.

Kaio R. Boss disse:
24 de agosto de 2013 às 10:27

#Felipe

"Na verdade já tem um synchro 5 né(...) pois se vc o faz com vayu e shura"

Mas ok né, entendi errado, você não tava falando da invocação por Vayu. -qq

Parem de quebrar a cabeça montando BW. BW não vai voltar a ser meta.²

BuBa disse:
24 de agosto de 2013 às 11:33

Gente, cadê o Master Key Beetle? Ele + Whirlwind = foda.

Cyberblu disse:
24 de agosto de 2013 às 21:23

Qual deck vocês querem ver no blog já com o próximo formato? Zombie, T.G., Agent, Hieratic, Destiny HERO ou Dragon Ruler Plants? (outras sugestões são bem-vindas)

Anônimo disse:
25 de agosto de 2013 às 16:17

@Buba Master Key Beetle infelizmente ainda não está no TCG no qual é o foco desse deck.