17 de outubro de 2013

Here Comes a New Card #16: Xyz Shift


Eae pessoal, blzinha? HCNC de hoje com carta fresquinha que acabou de sair do forno, Xyz Shift, tava pensando seriamente em fazer do Utopia Roots, mas essa daqui rende um post mais rico em informação. Deixarei o Roots para um outro momento, semana que vem talvez, isso se não revelarem outras cartas. Fiquem de olho, pois se sair Bujin, vai ser deles que eu vou falar no HCNC. Sem mais delongas, a carta mais criativa em tempos do Yugioh.


Xyz Shift
Carta Magica Normal

Tribute 1 Monstro Xyz; Invoque de seu Extra Deck um monstro Xyz com o mesmo Tipo, Atributo e Rank do Monstro Tributado, mas com nome diferente, então equipe esta carta ao monstro invocado como um Material Xyz. Envie o monstro invocado ao cemitério durante a End Phase. Você só pode ativar uma "Xyz Shift" por turno.


Uma trívia bem rápida dessa carta: os monstros da arte dela são; Number 39: Utopia (como toda boa carta do Yuma tem que ter a arte dele) e Heroic Champion - Excalibur. Eles possuem o mesmo Rank, Tipo e Atributo, queria mais o que? 



 Como eu estava comentando: essa é a carta mais criativa em tempos do Yugioh. A quanto tempo eu não vejo uma carta legal, com 1001 utilidades, aberta para basicamente todos os decks e com uma condição ridícula no final? Se pudéssemos retirar esse efeito de mandar o monstro pro cemitério depois, seria uma das melhores cartas divertidas de todas. Mas ela ainda não deixa de ser um prato cheio, não pro jogo competitivo (óbvio) mas pro jogo 4fun, bem mais suave, e no meu ver, mais divertido também. Vou deixar a maior parte do post para a areá de jogadas.

 Uma mágica normal, eu vi um pessoal querendo que fosse Quick-Play, mas com uma condição dessas no final, nem rola. Se você estiver rodando um deck com foco massivo em Xyzs de Rank 4, Monk pode acabar sendo uma boa carta pra quando você quiser jogar fora a Shift. Por fim, por ela ser uma carta "Xyz" mais uma vez Generation Force dá as caras acelerando você utilizar ela e fazer a jogada que deseja.



Agora chegou a parte principal de um post cuja carta é criativa a beça. Eis algumas das possíveis jogadas com a Xyz Shift:
  • Uma das principais ideias com essa carta é usa-la invocando um monstro que futuramente vá receber um Chaos Xyz Change para poder escapar da destruição. Tendo isso em mente, separei algumas ideias massas para se fazer: Tributando um WATER, Serpente Marinha de Rank 4 você pode invocar o Number 32: Shark Drake, atacar, usar efeito e depois, sobrepor ele pelo Number C32: Shark Drake Weiss. Outra ideia, a mais manjada, é invocar Utopia tributando um LIGHT, Guerreiro de Rank 4 e por fim sobrepor ele pelo Utopia Ray. Por fim, qualquer troca de Xyz usando Rank 5 e 6 futuramente serve para invocar o Gaia Dragon. É possível também trocar Bujinteis pelo Constellar Omega e depois, futuramente, Ptolemys M7.
  • Outra ideia do uso da Shift é usar o efeito de ambos os monstros. Um exemplo disso é você invocar um Starliege Paladynamo, usar seu efeito, tributar ele, puxar uma carta, invocar Starliege Lord Galaxion e ainda poder usar o efeito dele. Existem inúmeras jogadas possíveis se você pensar nesse jeito, nem que seu monstro morra no final, ele vai ter feito seu papel.
  • Troca pra usar Rank-Up Magic também se torna viável usando a Xyz Shift, eu desaconselho a usar ela pra isso, mas se é o que você quer. Usa-la pra trocar um Xyz comum por um Number e depois invocar o Number C106, acredito ser a melhor jogada a se fazer, pensando nessa jogada pelo menos. Dessa forma o monstro que você chamou não morre no fim de turno.
  • Invocar monstros complicados de invocar também se torna uma tarefa simples com essa carta, monstros com 3 materiais, caso tenham algum primogenito de Tipo, Atributo e Rank podem se relacionar. E como geralmente monstros com maior numero de materiais adquirem um efeito bem melhor, nem que ele morra no final, vai ter feito muito para você.
  • Xyz Shift, como uma autentica carta Xyz, é buscavel por Generation Force.



Agora os defeitos da Shift, aqui é onde o show de horrores começa.

): - Lenta: se eu já reclamava de Rank-Up Magic por eu ter que gastar 1 magia pra chamar um Xyz essa é a mesma coisa, porem com resultado ainda pior, fim de turno teu monstro vai pro saco. Pode ser mudado isso? Pode, mas de novo devo comentar que é algo lento, então faça valer a pena.

D: - Restrições: sinceramente eu não veria problema algum se a Xyz Shift troca-se apenas monstros de mesmo Rank, o numero de jogadas se limita e principalmente o que você pode fazer na hora se limita também. Isso acarreta de que você não pode chamar aquele monstrengo da vitória, mas vai ter que se contentar com outra coisa que pode não ser tão massa assim.

T^T - Ultimo efeito: esse de fato é o que mais pega nessa carta. Ela tinha tudo para brilhar e ser melhor que todas as Rank-Ups por aí, não fosse esse bendito efeito de ENVIAR um monstro pro cemitério (Maestroke se ferra aqui.). Como já citado inúmeras vezes, podemos evitar, mas ainda assim é um pé no saco que poderia ser evitado. Nada que comprometa 100% a carta, mas tira uma boa parte da moral dela.



Decklist: Photon/Galaxy

Monstros:


1x Beast King Barbaros

2x Galaxy-Eyes Photon Dragon
3x Galaxy Knight
3x Photon Thrasher
2x Summoner Monk
3x Galaxy Wizard
1x Thunder King Rai-Oh
1x Honest
1x Tragoedia
1x Gorz, the Emissary of Darkness

Magias:


2x Xyz Shift

1x Dark Hole
1x Book of Moon
1x Mind Control
1x Reinforcement of the Army
3x Trade-In
3x Galaxy Expedition
2x Mystical Space Typhoon
2x Pot of Duality
2x Galaxy Zero
2x Photon Sanctuary


Armadilhas:



2x Royal Decree



Extra Deck:



1x Galaxy-Eyes Tachyon Dragon

1x Neo Galaxy-Eyes Photon Dragon
1x Felgrand the Divine Dragon Knight
1x Starliege Galaxion
11x escolha pessoal

Decklist bem básica, acabei de montar as pressas, então quem manja mesmo de Photon/Galaxy não me crucifiquem. Mas essa decklist tem o essencial pra Xyz Shift: alvos, e principalmente, alvos uteis. Permitam me explica-la.

 Primeiramente, o foco em Rank 8 bruto dos Galaxy chegaram a um nível divino com o Felgrand, o melhor monstro disparado do Rank 8. Fora ele temos outro que se garante, de uma forma mais fraquinha mas se garante: Tachyon Dragon. Mas ele tem mais uma coisa de especial, ele pode ser alvo da Shift para invocar o Neo Galaxy-Eyes, que de uma hora pra outra pode descer o OTK no oponente.

 Pra deixar tudo ainda mais divertido, Royal Decree oprime as defesas do oponente para que você possa fazer seu jogo com maior tranquilidade. A velocidade de monstros de Rank 8 virem a campo está nas mãos de Galaxy Expedition e Galaxy Knight. E quando as coisas derem mal, Monk esta lá para salvar e invocar um Xyz Rank 4 que pode te assegurar o jogo ou servir para a própria Xyz Shift.

 Trade-In garante que o deck não vai ficar tão parado e Galaxy Zero busca os descartes depois.



É isso, enfim consegui postar esse HCNC, então não estranhem com aquele começo de post. O próximo post seria do Cyber Dragon Nova, mas a conselhos do LG é melhor dar mais um tempo até que todos os suportes novos do Structure Deck dele tenham sido revelados e eu possa acabar comentando sobre todos. Sendo assim próximo HCNC será da FA - Crystal Zero Lancer. HCNC não morreu, eu muito menos, e espero que vocês também não, então, falous e até mais.

Comentários
5 Comentários

5 Comentários:

Jaden Yuki disse:
16 de outubro de 2013 às 21:47

Não consigo gostar do Galaxy-Eyes do Kaito, para mim é muito apelão, prefiro usar o Blue-Eyes convencional. Muito boa a análise da carta, é uma das minhas categorias favoritas (apesar de ter conhecido o blog hoje e não ter lido muitas publicações)

Cyberblu disse:
16 de outubro de 2013 às 21:58

Seja bem-vindo @Jaden.

E @subolindo, muito boa a análise da carta, essa também é uma das minhas categorias favoritas (apesar de eu conhecer o blog desde 2010 e ja ter lido todos os posts).

Anônimo disse:
16 de outubro de 2013 às 23:49

muito boa essa carta

Unknown disse:
17 de outubro de 2013 às 08:20

Essa foi a carta que mais me chamou atenção no primeiro spoiler, belo post subo continue assim .-.

P.s: Você não tem sorte mesmo, 4 posts acima do seu '-'

Anônimo disse:
17 de outubro de 2013 às 10:37

muito bom, continue assim