12 de junho de 2013

Nostalgia - Goat Control


Eai Galera o/

Quem conhece o deck Goat Control ?

Off-Topic: Post de Aniversário do Élegê! Parabéns para mim! Dezoitão! \o/





Pois bem, hoje decidi falar sobre uma nostálgica parte do jogo: Decks do Passado. É tão interessante falar deles, já que eles guardam a essência do jogo e de como a evolução foi feita durante anos. Principalmente, esse deck foi o percursor do "deck meta", onde tendo vasta maioria de cartas banidas/limitadas, fez história unindo o que há de mais apelão no jogo naquele momento, formando um dos combos mais memoráveis da história do jogo: Goat Control.



Voltemos a Meados de 2005. Deck Devastation Virus e Exchange of the Spirit foram tocadas pela Banlist de Abril, sendo limitadas, sendo as principais mudanças, se unindo a Crush Card Virus. Porém, ainda era grande a lista de cartas apelonas fora da proibição. Cartas impensáveis de serem usadas hoje como Pot of Greed, Graceful Charity (Liberada a 1 nessa lista), Cyber Jar, Sinister Serpent, Premature Burial e até o pano de chão Sangan eram liberadas, e eram os maiores exemplos que naquele tempo que os tempos eram outros, você poderia decidir tudo em uma carta puxada na sorte pelo tamanho de poder das cartas, com duelos sendo decididos em mais de 10 turnos, onde o bom jogador mantinha a mão e o fraco a perdia. Skill e Sorte importavam mais que tudo.

Para quem jogou nesse tempo, sempre dizem que eram os tempos de ouro do jogo. Nada de estratégias complexas ou modo de jogo agressivo e rápido ou usar em seu deck cartas que acabem com o deck do outro e que atrapalhem o seu também, sem decks tão desnivelados ou diferença gigantesca entre os Tiers, se é que eles existiam, na verdade. Existia Side Deck, mas não era tão decisivo quanto hoje, tão estratégico, o jogo nessa época ainda se baseava em Chaos, Chaos, Chaos!



Tudo bem que nessa época BLS estava limitado e o nosso amigo CED banido e ao menos existia Chaos Sorcerer, mas já bastava. BLS quando entrava em campo fazia uma diferença absurda nos duelos, por ter dois efeitos muito Overpower para a época, além de ATK e DEF altos. Imaginem se até hoje reclamam dele em pleno 2013, com muito mais suportes que no passado, com milhões de Armadilhas e Counters, imagina em 2005 ?

Então, devido a isso, a corrida por monstros Dark e Light era grande. Tão grande que se olharmos a banlist da época poderemos perceber que a maioria dos monstros contidos nela são Light ou Dark. Esses atributos eram muito mais poderosos do que são hoje, onde o desnivelamento deles para os 4 Elementos Naturais: Water, Fire, Earth e Wind eram perceptível e esmagador. Longe do que é hoje, onde ELEMENTAL Dragons ou Dragon Rulers dominam o jogo, um deck formado por monstros dos 4 Elementos Naturais.

Outro fator a ser destacado, já que estamos falando de Dragon Ruler, é que Goat Control foi o deck que dominou os campeonatos depois da "Era Chaos", e também teve um número alto de TOPs e números em grandes campeonatos. Ele como todo meta, surgiu de variação a variação, um exemplo clássico é o torneio SJC, ou Shonen Jump Championship, um dos, ou o melhor torneio da época. Era feito quase que mensalmente. Pegaremos os campeões de 6 Edições entre Abril de 2005 e até meados de Julho do mesmo ano.

SJC #5: Chaos Zombie;
SJC #6: Chaos Control with Thousand-Eyes;
SJC #7: Goat Control;
SJC #8: Goat Control; 
SJC #9: Goat Control;
SJC #10: Goat Control;


PatricianofDarkness-GLD5-EN-C-LE

Percebam que temos um campeonato de Chaos Zumbis, depois um Chaos Control com a "apresentação" do Thousand-Eyes ao mundo competitivo, e nessa decklist tivemos uma tímida tech com Metamorphosis, Tsukuyomi e Thousand-Eyes e Magician of Faith. Faith reciclava Metamorphosis e também era alvo da mesma. Tsukuyomi viraca Thousand-Eyes para tomar mais e mais os monstros do oponente. 

 

Depois, vemos a predominância absurda do deck Goat Control. Porque Goat ? Foi adicionado uma carta a esse combo: Scapegoat. Produtora de Tokens, chamados Goat Tokens, ela servia para defender no turno do oponente, durante a Battle Phase dele, já que era Quick-Spell Card, e no seu turno, servir de tributo para Metamorphosis e Thousand-Eyes e Tsuku fizeram o carnaval. Eis que surgiu o nome e o deck: Goat Control. Segue a Decklist de Nareg Torossian, campeão do SJC #9:

Nareg Torossian
Goat Control

Monsters -


Spells –


Traps –


Side Deck:


Fusion Deck:



Goat Control se manteu nesse estilo durante todo aquele formato. Porém, em setembro aconteceram três coisas que abalaram o deck: 

- Limitação Setembro/2005:

Thousand-Eyes Restrict
Metamorphosis
Scapegoat


Sim, a Banlist acabou com o deck. Mesmo com o reforço de cartas do Booster Cybernetic Revolution, como Cyber Dragon que mudaram o jogo de uma forma agressiva na época e também tiveram uma imensa parcela de culpa na limitação da Metamorphosis, o deck morreu e não foi visto mais no cenário competitivo. Logo depois, em 2006, Tsukuyomi e Thousand-Eyes foram BANIDOS, e o deck se torneio obsoleto.




Mas, um fato que eu quero destacar no post, foi até um dos principais motivos de eu fazê-lo: Nessa época existiam muitos decks bons, e de diversos estilos. Os preços não eram tão abusivos quanto hoje, o formato era quase "igual" para todos, onde o que importava era Play Skill desde a montagem dos decks, na melhor escolha de quais monstros Light e Dark usar para a base Chaos, e existia o fator sorte envolvido, era um hobbie saudável, sem gastos loucos, sem vício, partidas emocionantes, que dependia de você, apenas você e a forma que manuseava o deck. Para muitos o melhor formato que já existiu, então Porque Goat Control era tão bom e tão usado?
  
Pesquisando a fundo, cheguei a algumas conclusões:
  • Os preços das cartas eram acessíveis. BLS era o mais caro do deck, custando 50 Dolares. O resto das cartas, não passava de 25 Dolares. As mais caras talvez eram Royal Decree e Morphing Jar, passando dos 100, que eram techs alternativas também, mas a Build mesmo, em média era 400 Dolares. Com 400 Dolares você compra UM Dracossack ou UM Big Eye.
  • Como eu já tinha mencionado anteriormente, os duelos passavam dos 10 turnos e a vantagem de mão era determinante. Era normal ficar entre tomar conta do duelo naquele turno gastando todas as opções ou as melhores opções da sua mão, e o oponente guardar a dele e tomar conta do duelo aos poucos, e o outro não poder reagir a tempo. Então Play Skill era muito mais importante.
  • Não existia um padrão de decks. Jogadores usavam vários monstros Darks e Lights, principalmente eles, de novo, dificilmente você via uma build muito igual a outra, desde a OP D.D. Warrior Lady da época até a pequena Hand-Trap da época, Kuriboh eram usados. Dependia muito da forma que você usava, os jogos eram demorados e uma hora sua Tech pessoal iria poder ser usada, Play Skill novamente presente.


Então, acho que dei motivos o suficiente para justificar o porque de Goat Control ter sido um deck tão épico e lembrado. Acho que a maior prova disso são alguns torneios que são feitos por causa desse deck, onde todos os duelistas usam a mesma build desse deck dado pelo moderador do torneio, e em match, disputam partidas mirror. O que conta nesse torneio só são duas coisas: Skill e Sorte. Que torneio de Yu-Gi-Oh não quer isso ? Goat Control pode oferecer. Espero que tenham gostado, que quem não conhecia o deck, tenha uma ideia só do que ele foi e quem conhecia, espero que tenha gostado da revisão, e dos argumentos. É isso.

Comentários
12 Comentários

12 Comentários:

Anônimo disse:
12 de junho de 2013 às 11:44

ei Lucas quais eram os principais (ou principal) deck que competia com o goat control?

Labyrinth Wall disse:
12 de junho de 2013 às 14:24

aew LG, parabéns pelos dezoitão, agora vc pode comprar seus cards sem autorização dos pais!! xD

sobre a postagem:
muito foda, eu lembro desse deck, apesar que na época, eu não entrei fundo no card game.

"Para quem jogou nesse tempo, sempre dizem que eram os tempos de ouro do jogo. Nada de estratégias complexas ou modo de jogo agressivo e rápido ou usar em seu deck cartas que acabem com o deck do outro e que atrapalhem o seu também, sem decks tão desnivelados ou diferença gigantesca entre os Tiers, se é que eles existiam, na verdade. Existia Side Deck, mas não era tão decisivo quanto hoje, tão estratégico"

falou tudo garoto!! =D

meta game sucks

Anônimo disse:
12 de junho de 2013 às 16:16

queria ter começado a jogar nessa época

Harley Alisson disse:
12 de junho de 2013 às 17:43

Ui ele tem 18 anos, agora pode ser preso shushus

LG disse:
12 de junho de 2013 às 18:43

@Anony: Cyber Jar OTK, Creator Chaos, Chaos Zumbi (Principalmente esse deck), Chaos Control (Puro). The Last Warrior from Another Planet Lockdown (Principalmente esse deck)². Todos eles eram de nível igual, mas nas mesas dominavam goat control, pelo deck ser o mais queridinho dos jogadores e um deck barato.

Anônimo disse:
12 de junho de 2013 às 19:00

Parabéns, tiu
E muito bom o post, esclareceu as dúvidas de muito desinformado! (eu)

Cyberblu disse:
12 de junho de 2013 às 20:25

Parabéns ÉleGê (agora que ta com dezoito ja da para tomar juízo).

Quanto ao post, ficou muito bom. Eu nem sabia que esse tipo de deck já existiu e nunca (sério, nunca), pensei que Magician of Faith e Metamorphosis já tiveram um combinho para fazer o Relinquished.

Anônimo disse:
12 de junho de 2013 às 20:32

alguém sabe algum efeito bom para xyz rank 1 ?, pra se fazer no card maker

Labyrinth Wall disse:
12 de junho de 2013 às 20:41

LG, porque todas as cartas da decklist tem link que não dão em lugar nenhum? xD

LG disse:
12 de junho de 2013 às 23:15

É por causa de duas coisas: De onde eu copiei a decklist. Ah, vc podia ter tirado, mas gostei da cor das cartas, ai deixei, sorry por vcs clicarem e ir para lugar algum D:

Anônimo disse:
12 de junho de 2013 às 23:23

parabens por ambas as coisas LG os 18 e o poste espetacualar eu curto muito ver decks antigos mostra pq algumas cartas estao banidas e pq eu ainda jogo yugioh esperança de um dia voltar esse tempo q eu so pudi contemplar no meu play2 com yugioh gx the beginning of destiny vlw LG

Anônimo disse:
13 de junho de 2013 às 19:05

''Porque chessus ... porque voce nao manerou na zueira comigo?! '' rachei XD coitado kkkkkkk eu axo q hj em dia ele nao faria tanto estrago assim