13 de julho de 2013

Carta da Semana #72: Vanity's Emptiness

Banner de outro post porque o Gx não quis fazer um para mim

Eai Galera o/

Chefinho não poderá postar novamente, e aqui estou eu para cobri-lo. Cá estava eu pensando nessa madrugada do que eu vou postar nesse CDS, pensei em cartas do Numbers Hunter, cartas do JOTL e cartas do Shadow Specters... mas, não "deu liga". Então, quebrando essa série de posts de cartas novas, falaremos um pouco dela, a já conhecida: Vanity's Emptiness!

VanitysEmptinessSTBL-EN-C-1E


Vanity's Emptiness
Continuous Trap Card

Neither player can Special Summon monsters. Destroy this card when a card is sent from the Deck or the field to your Graveyard.



STBL-BoosterEN 

Bem, essa carta foi lançada no final de 2010, no booster Starstrike Blast, que teve como cover card o Shooting Star Dragon no TCG/OCG, como uma alternativa mais limitada da poderosa Royal Oppression. Desse tempo até hoje, essa carta não obteve tanto sucesso entre jogadores, devido a seus custos e alternativas melhores como Oppression. 




Sua artwork aparece uma mulher que se faz presente em mais 2 cartas: Vanity's Ruler e Vanity's Fiend, que são contrapartes uma da outra. Ambas tem em comum seus efeitos: Impedir Special Summon enquanto estão viradas para cima. Numa análise metafórica, se é que me permitem, eu diria que a Vanity é uma mulher que preza pela vaidade ao extremo não só da beleza, mas do local que está, sendo uma Special Summon algo que pode borrar tal conceito de beleza dela. Enfim, ignorem isso.

MacroCosmos-DT06-EN-DRPR-DT MysticalSpaceTyphoon-YS13-EN-SR-1E

Prosseguindo, em um formato em que Special Summon estão cada vez mais infinitas, que decks cada vez mais se movem a partir delas, Vanity's Emptiness pode ser uma carta, que se usada com sabedoria, é fatal. Se ela caísse no gosto dos jogadores, ela poderia sim ser uma Royal Oppression 2.0 do formato. Mas, como toda desvalorizada, ela tem um custo julgado muito alto para ser usada: Quando enviar alguma carta do campo ou do deck para o cemitério, ela é destruída. Isso poderia ser contornado facilmente com alguns combos, como junto a Macro Cosmos provocar um Lockdown dos mais pesados, mas vulnerável a uma simples Mystical Space Typhoon, até Vanity mesmo sozinha, se MST for usada em chain.

ImperialCustomANPR-EN-C-1ENumber66MasterKeyBeetle-JOTL-JP-R

Outros combos interessantes, que agora evitam a destruição da carta, mesmo que você envie cartas ao cemitério pela sua mão ou do campo, duas opções boas são: Number 66: Master Key Beetle, que graças ao seu efeito, faz um mini-lockdown usando Vanity como alvo, e assim, seu oponente só poderá se livrar dela quando destruírem o Number, o que fica bem complicado já que sem Special Summon, só resta destrui-lo por efeito de Spells e Traps. Outro modo legal é a Imperial Custom que é já bem conhecida quando se trata de Trap Continuous, já que protege esse tipo de carta de ser destruído enquanto tiver virado para cima.

Mas, destaquei esses combos já conhecidos, mostrei trívias... mas, o porque destacar ela como Carta da Semana ? 

Estamos em um formato em que Dragon Ruler é o deck que simboliza Special Summon. Atrás dele, vejo inúmeros decks de qualquer Tier do Meta que dependem de somente Special Summon para fazer seu jogo, ou seja, essa carta é o caminho para você travar esses decks. Tá... você já sabia disso. Então não usa porque ? Esse post vem para isso, mostrar que você deve usar essa carta hoje, nesse formato, em qualquer deck, staple!


BujinYamato-JOTL-JP-SRNo começo, ela foi bastante vista como uma Armadilha "ousada" em decks War God (Bujin no TCG). Coloca Yamato (ao lado) no campo, seta Vanity e mais 1 set, ativa efeito, Hetsuka no cemitério e Habakari na mão. No turno do oponente, vira Vanity. Amigo... dá vontade de chorar. A saída é fazer o oponente gastar o Habakari dele na mão, e a Vanity sair, mas... e se você tiver nada que tenha um ataque maior que o dele ? É um verdadeiro Lockdown. Fez o deck ganhar torneios no OCG, ganhar um certo destaque, sem mesmo com os suportes revelados agora no Shadow Specters, que fez o deck ser muito mais forte.

Logo depois disso, eu comecei a testar isso em outros decks, como Hunder, Constellar, Evilswarm, Battlin Boxer, Anti-Meta, Gadget... e em todos eles, ela entrou, ficou e agradou. Antes um Metacall, algo com um risco e espaço maiores, como Imperial Iron Wall, Gozen Match ou Trinca de Veiler's e Maxx's, agora Vanity's Emptiness, uma tech poderosa, que se não travar a mão, como Jowgen em Prophecy e Dyna para Anti-Meta, ela atrapalha uma jogada, que pode ser decisiva no duelo.

Porém, essa tech exige um custo. Bem alto e que exige de você habilidade. Costume de como lidar com certas jogadas comuns do seu deck enquanto Vanity esteja virada para cima. Por isso, vamos entender qual é o timing dessa carta:

  1. Ative-a em resposta a um efeito que faça Special Summon, por exemplo, ative em resposta ao descarte dos filhotes E-Dragon, -2 na mão do jogador adversário e nada de Special Summon. No geral, Monster Reborn, summon do Tour Guide são exemplos genéricos que ela pode parar, se usada em chain.
  2. Se tiver uma ou mais armadilhas para setar com Vanity, não se desespere. Sete as duas cartas se sentir que seu oponente não tem Heavy. Dê preferência por usar a outra setada invés da Vanity, usando-a como último recurso ou para evitar uma perda de controle do duelo (de campo) que você sabe que não vai reverter com sua mão.
  3. Se a Vanity tá virada no seu turno, atrapalhando você em algo que você tem a fazer, faça a seguinte pergunta: Isso vai decidir o duelo ? Se sim, quebre a Vanity, sua zona de segurança, e vá enfrente. Se não, espere um pouco, o oponente vai ter que gastar o jogo dele para tirar a Vanity de campo, você poder tirar proveito disso mais a frente. Não tenha pressa de finalizar o duelo, a Vanity tá alí para nivelar seu deck com o deck do oponente ou travar o oponente para sua evolução que resulte em vitória ou virada no controle do jogo.
  4. Não use Vanity, somente se você sentir que é o último recurso, com monstros com ataque e defesa baixos. Seu oponente invés de perder um turno por causa dela, perderá somente a BP, isso se ele precisaria daquela fase, tirando facilmente o monstro de ataque e defesa baixos com um monstro invocado normalmente, e assim tirando Vanity de campo.
     
Esses exemplos que dei podem, e devem, ser aplicados não somente nos decks que citei, mas também em qualquer deck que você encaixar a Vanity, se ela é uma opção que você pensa em usar como side, que completa o seu main, porque não "ousar" e encaixar ela no seu main? Essa é a pergunta que fica nessa postagem fulera que fiz. Mesmo pequeno, espero que tenham gostado dessa Carta da Semana com uma pitada diferente do normal. o/

Comentários
9 Comentários

9 Comentários:

Anônimo disse:
13 de julho de 2013 às 09:21

Só uma correção, você disse "Quando enviar alguma carta do campo ou mão para o cemitério, ela é destruída. "


Mas é do campo e do deck.


Tirando isso, ótimo post. O deck é ótimo para ganhar uns 2 turnos até que se forme jogadas.

Unknown disse:
13 de julho de 2013 às 12:34

Muito boa carta, já dei um broken quando o cara descartou os bebês dragões, e depois ele acabou se desistindo quando eu impedi que ele roubasse meu Yamato usando meu Hetsuka.

Apocalipse(preguiça de logar) disse:
13 de julho de 2013 às 13:10

O que o Anon disse e vdd, Number 66 > Imperial Custom. Tô achando dahora que a Vanity está sendo usada em main decks, só e ativada no turno do oponente pra Trollar mesmo, amo usar ela no meu deck DW e proteger ela com o number 66 =). Good Post, Banner do gx > seu banner lide com isso. PATOOO!.

Anônimo disse:
13 de julho de 2013 às 18:45

wow, não conhecia essa carta preciso coloca-la no meu deck

Labyrinth Wall disse:
13 de julho de 2013 às 19:01

não conhecia essa carta, visto por esses pontos, é uma carta muito interessante!!

mas como eu sempre fui limitado a uso de traps, talvez nunca use!!

já falei que nunca ia usar Bottomless Trap Hole também xD

Revenge disse:
13 de julho de 2013 às 20:45

Agora pensem nela com o number 66 key beetle, number wall e talvez uma safe zone isso fará o oponente chorar sangue...

Anônimo disse:
13 de julho de 2013 às 22:35

Que nada, bota o White Dragon Ninja e ela em campo. Ja era o oponente.

Anônimo disse:
14 de julho de 2013 às 11:24

Olha que combo magnifico, WDN + Safe Zone + Vanity's Emptiness = ja era dragon rulers.

LG disse:
14 de julho de 2013 às 17:58

Aos que comentaram, obrigado.
Ao primeiro anonimo: Já concertei.
Ao apo: Vsf.